Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Quando realizar o exame de progesterona?

Quando realizar o exame de progesterona?

Quando o assunto é fertilidade e gestação, muito se fala da progesterona. No entanto, nem todo mundo sabe realmente qual a função desse hormônio, qual seu papel na fertilidade e na sexualidade feminina, nem quais doenças ou distúrbios o desequilíbrio dessa substância pode causar.

Preparamos este conteúdo para esclarecer as dúvidas sobre o exame de progesterona e quando é realmente necessário realizá-lo. Acompanhe!

O que é a progesterona?

A progesterona é um hormônio feminino produzido pelo corpo lúteo no ovário, mas também está presente no corpo masculino, só que em menores quantidades.

Na mulher, sua principal função é preparar o útero para receber o embrião. Em casos de gravidez, ele também ajuda a mantê-la, já que é o responsável pela manutenção do revestimento uterino (endométrio).

Ciclo da progesterona

No geral, os níveis de progesterona aumentam logo após a ovulação, pois ocorre a formação do corpo lúteo, que irá produzi-la. Os níveis se mantêm altos para que a parede interna do útero, o endométrio, fique preparada para a implantação do embrião.

Quando não há gravidez, o corpo lúteo entra em atresia e para de produzir o hormônio, interrompendo o preparo do endométrio, que é eliminado na menstruação.

Quando realizar o exame de progesterona?

O exame para dosagem da progesterona deve ser realizado em torno do 20o dia do ciclo menstrual. É indicado para confirmar se a ovulação acorreu no ciclo menstrual avaliado.

Durante o tratamento com técnicas de reprodução assistida, a dosagem da progesterona é realizada antes da punção para ajudar a identificar o momento correto para a transferência dos embriões, isto é, quando a progesterona se eleva antes do momento esperado, pode diminuir a chance de gravidez. Nesse caso, o melhor é congelar os embriões e fazer a transferência em novo ciclo preparado.

Interpretação dos resultados

O exame de progesterona vai avaliar os níveis desse hormônio no sangue.

Progesterona alta

É o resultado esperado quando o exame é realizado para confirmar se houve a ovulação.

Quando realizado durante tratamento com técnicas de reprodução assistida, o resultado não é bom e a transferência deve ser adiada.

Progesterona baixa

Confirma que a ovulação não aconteceu nesse ciclo e pode ajudar a definir um tratamento para infertilidade.

Como é feito o exame de progesterona?

O exame é feito por meio de coleta simples de sangue, cerca de 7 dias após a ovulação, período em que os níveis de progesterona estão mais elevados. Contudo, para que os resultados sejam mais precisos, é fundamental uma preparação específica, que inclui:

O exame de progesterona é muito importante para o diagnóstico de problemas de fertilidade e acompanhamento da gestação, além de distúrbios hormonais. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico das alterações dos níveis desse hormônio para garantir a saúde sexual da mulher e uma possível gravidez.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda a importância da avaliação das dosagens hormonais para o sucesso da reprodução assistida!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
4 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Marcleide
4 anos atrás

Eu não sou ovulando isso pode ser minha progesterona q está baixa?

Clínica Origen
4 anos atrás
Reply to  Marcleide

Marcleide, existem várias alterações no corpo que podem causar a anovulação. Apenas com exames específicos podemos afirmar os motivos. Atenciosamente.

Fra
2 anos atrás

O exame de progesterona é feito 20 dias depois da menstruação ou começa a conta no primeiro dia de menstruação?

Editor
Clínica Origen
2 anos atrás
Reply to  Fra

Olá, Fra. O exame para dosagem da progesterona deve ser realizado em torno do vigésimo dia do ciclo menstrual. O ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação 😉

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

4
0
Would love your thoughts, please comment.x