Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

O que é prostatite? Descubra sobre os cuidados e prevenção!

O que é prostatite? Descubra sobre os cuidados e prevenção!

Você sabe o que é prostatite? O termo significa um processo inflamatório da próstata, que engloba variadas causas, infecciosas ou não. Ao longo da vida, os homens podem apresentar pelo menos um episódio de sintomas de prostatite, mas a maioria deles não tem, de fato, a infecção da glândula.

Em alguns casos, os sintomas podem se tornar recorrentes e as queixas podem persistir, se não for identificada a causa e o tratamento correto prescrito.

Conhece os sintomas da prostatite e sabe como são feitos o diagnóstico e o tratamento? Então continue acompanhando, pois vamos falar sobre tudo isso!

Quais são as causas de prostatite?

A próstata é uma glândula pequena, de tamanho semelhante a uma noz, variando de 3 cm a 4 cm de diâmetro, com peso aproximado de 20 g. Está localizada na face inferior da bexiga e circunda a uretra, o canal que leva a urina da bexiga para fora do corpo.

As causas de prostatite vão variar se a doença for aguda ou crônica. A prostatite aguda é geralmente provocada por uma infecção bacteriana, sendo as mais comuns a Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Proteus mirabilis — as mesmas que causam infecção urinária.

A infecção da próstata acontece pela invasão dessas bactérias, que se encontram na uretra ou na bexiga, após a urina estar previamente contaminada.

Já a prostatite crônica pode ser uma complicação da infecção aguda que não foi corretamente tratada, que é a forma mais comum, ou ainda ser de causa não infecciosa, chamada atualmente de síndrome da dor pélvica crônica.

Quais são os sintomas?

As manifestações clínicas da prostatite são variáveis, dependendo da causa. Porém, essa doença manifesta-se em geral com quadro súbito de febre, calafrios, dor na região hipogástrica, abaixo do umbigo e perineal, abaixo do saco escrotal.

Podem ainda estar presentes sintomas de infecção urinária, como dor lombar, disúria (dor ao urinar), aumento da frequência das micções (inclusive à noite) e diminuição da força e alcance do jato de urina.

Ao perceber qualquer um desses sintomas, o ideal é marcar uma consulta médica com um especialista, para uma avaliação correta e tratamento precoce, a fim de evitar que se torne uma doença crônica. Além disso, também previnem-se outros problemas, como a disseminação para outros órgãos e a infertilidade.

Nesse sentido, a presença da infecção pode ocasionar diminuição na produção e qualidade do líquido produzido pela próstata, o que pode dificultar a fertilidade.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado pela avaliação do quadro clínico associado ao toque retal, que demonstram uma próstata dolorosa ao exame. Existe o estigma social relacionado ao toque retal, mas é importante ressaltar a importância de realizá-lo, tanto como uma forma diagnóstico como para a prevenção de outras doenças, como o câncer de próstata.

Exames laboratoriais são secundários e servem para auxiliar o diagnóstico e excluir outras causas, como a dosagem do PSA, urina de rotina, gram de gota e urocultura.

Qual o tratamento para prostatite?

Nos casos de prostatite aguda, o tratamento é feito com antibióticos para erradicação das bactérias causadoras da infecção, por exemplo, a sulfatrimetropina ou quinolonas. Em casos crônicos, o tratamento medicamentoso deve ser estendido por 4 a 6 semanas.

Após entender o que é prostatite e quais os sintomas e tratamentos, é valido ressaltar a importância de procurar atendimento especializado, aliado a um bom exame clínico para diagnóstico correto. Logo, esse e outros problemas, como a infertilidade masculina, poderão ser evitados.

Gostou deste artigo? Sim? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam cuidar melhor da saúde!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

0
Would love your thoughts, please comment.x