Índice de Gravidez com Criopreservação supera as expectativas

O Índice de Gravidez alcançado com a fertilização de óvulos congelados pela técnica de vitrificação é de 40%.

“Atingimos uma taxa quase equivalente aos procedimentos realizados com óvulos frescos. Um número surpreendente”, afirma Selmo Geber, diretor da Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida e médico do Centro de Medicina Reprodutiva Origen.

Esta técnica é realizada com pioneirismo pela Origen em Minas Gerais.

O Congelamento de Óvulos, ou Criopreservação, tem sido alternativa para um número cada vez maior de mulheres que querem evitar os riscos de uma possível infertilidade em função da idade.

“Existe uma perda gradativa e natural da quantidade e qualidade dos óvulos, sendo o maior impacto a partir dos 35 anos, dificultando o processo de gravidez”, esclarece Selmo.

A técnica é também buscada por pacientes que podem se tornar inférteis após tratamentos de câncer – quimioterapia ou radioterapia –, ou situações que levem à necessidade de se retirar os ovários para o tratamento da doença, como infecções pélvicas, cistos ou a endometriose grave.

Outro fator observado para o aumento da procura pelo procedimento é a dedicação das mulheres na construção de uma carreira sólida. “A percepção de muitas é de que uma gravidez poderia interromper o crescimento profissional dentro de empresas e, em nome da carreira, elas têm adiado o sonho da maternidade.

O congelamento surge como uma boa alternativa para uma gravidez tardia, mas bem-sucedida”, avalia Selmo Geber.

Criopreservação – Procedimento

O objetivo com a Criopreservação dos óvulos pela técnica de vitrificação é conservar o material para que possa ser fertilizado no futuro, reduzindo o risco de haver perda da capacidade reprodutiva. “O óvulo é submetido a uma variação de temperatura de 37ºC a -196ºC em menos de um segundo.

O material congelado é armazenado em nitrogênio líquido por tempo indefinido”, explica o médico. O mesmo processo pode ser aplicado em óvulos, ovários, embriões ou espermatozoides.

7198
Agendar uma Consulta

Dúvidas? Fale Conosco!

Nome*

E-mail*

Telefone*

Unidade

Assunto*

Sua mensagem*

Conteúdo Relacionado