Gravidez semana a semana - veja o desenvolvimento do feto ao longo da primeiras semanas da gravidez

Quando o assunto é gravidez, é inevitável o surgimento de uma série de dúvidas a respeito de como será a gestação do bebê. Assim, para ajudar os curiosos, preparamos um breve guia com os principais acontecimentos nas primeiras semanas da gravidez em situações consideradas normais.

1ª Semana de Gravidez

O primeiro acontecimento necessário para a gravidez é a união entre o óvulo e o espermatozoide.

Nessa união, que é conhecida como fecundação, ocorre a fusão das cargas genéticas de cada um dos gametas (óvulo e espermatozoide), determinando quais serão as características genéticas do bebê, incluindo sexo.

No intervalo médio de 06 a 08 dias,  o óvulo fecundado passa por um processo de divisão celular e desloca-se para o útero, o local apropriado para se implantar, iniciando o desenvolvimento embrionário.

2ª Semana da Gravidez

Na segunda semana de gravidez ocorre a conclusão do processo de implantação do óvulo no útero. Em alguns casos excepcionais, a implantação pode ocorrer em locais diversos do útero, como nos casos da  Gravidez Ectópica, em que ocorre a implantação do óvulo fecundado nas trompas de Falópio, o que pode colocar em risco a vida da gestante, exigindo cuidados médicos especiais.

Ainda não é possível notar qualquer diferença no corpo da gestante, podendo ocorrer, inclusive, sangramentos que são facilmente confundidos com a menstruação.

3ª Semana da Gravidez

Apesar de muito pequeno, alimentado pelos nutrientes presentes no útero, dá-se início à formação das partes fetais. O coração é o primeiro órgão a ser formado, mas ele só começa a bater a partir da sexta semana de gravidez.

Normalmente, é nesse período que as gestantes começam a sentir os primeiros sintomas da gravidez, como cansaço, inchaços nos seios e muita vontade de fazer xixi. No entanto, as características mais marcantes da gravidez começarão a surgir durante as próximas semanas.

4ª Semanas da Gravidez

Na quarta semana de gravidez, o embrião, que já está do tamanho de um grão de arroz, e já passa pelo processo de formação do seu sistema digestivo, da sua coluna e seus membros.

A futura mamãe já começa a perceber o crescimento de sua barriga, acompanhada dos sintomas clássicos de uma gestação.

Você possui dúvidas?

Participe do Fórum da Clínica Origen, veja perguntas feitas por visitantes e interaja conosco! Clique aqui.

Caso você  queira agendar uma consulta na Clínica Origen, clique aqui.
Essas informações também lhe serão úteis: