Indução da ovulação com Coito Programado. Reprodução Humana Assistida. Medicina Reprodutiva.
Agendar uma Consulta

A Indução de Ovulação com Coito Programado é o tratamento indicado quando a ovulação não acontece de forma adequada (Anovulação / Ovários Policísticos) e alguns casos de infertilidade sem causa aparente.

O tratamento consta de estimular o crescimento de pelo menos um folículo, utilizando medicamentos, sob a forma de comprimidos ou injeções.

O tipo de medicação será indicado de acordo com cada caso e o crescimento dos folículos é acompanhado através de ultrasonografia endovaginal.

Quando os folículos atingem o tamanho desejado, uma nova medicação é administrada  para levar à ovulação (rotura folicular).

Coito Programado

O casal será instruído a ter relações sexuais nos momentos mais adequados para aumentar a chance de gravidez (coito programado). A taxa de gravidez é de aproximadamente 15 a 20% por ciclo de tratamento.

Como a chance de gravidez é limitada, nós recomendamos esse tratamento para mulheres com idade menor que 37 anos e para casais que tenham menos de 3 anos de infertilidade.

Indução de Ovulação – Perguntas e Respostas Frequentes
Preciso de acompanhamento médico para utilizar indutor de ovulação?

Os indutores de ovulação devem ser prescritos por médico e a resposta dos ovários deve ter acompanhamento adequado por ultrasonografia para que o médico possa adequar a dose da medicação e indicar o melhor momento para induzir a rotura folicular e a relação sexual.

Quantos ciclos são necessários para a gravidez?

Na maioria dos casos, caso a dificuldade de gravidez seja apenas por problemas de ovulação, as chances de gravidez aumentam consideravelmente a partir do 2º ciclo de indução.

Por esse motivo, o tratamento de Indução da Ovulação é indicado em três ciclos.

Usar indutor de ovulação engorda?

Os indutores da ovulação não levam ao aumento de gordura corporal.

Qual é a medicação utilizada nos procedimentos de Inseminação Artificial?

Normalmente, as pacientes que se submeterão a procedimentos de Reprodução Assistida como a FIV, a ICSI ou a Inseminação Artificial, utilizam as Gonadotrofinas para indução de ovulação.

O que é Ultrassonografia Seriada (US)?

A Ultrassonografia Pélvica Transvaginal Seriada, ou somente Ultra Seriada (como é comumente conhecida), é um exame que consiste em vários ultrassons transvaginais feitos em dias alternados durante o período fértil, para acompanhar o desenvolvimento dos folículos até que um ou mais se rompa e libere o óvulo.

É normal ter gravidez múltipla utilizando indutor de ovulação?

Não é normal, mas a chance de gravidez múltipla é um pouco maior do que a habitual, sem tratamento.

Conteúdo Relacionado