Laqueadura é um método de esterilização feminina voluntária em que se realiza a obstrução, por cirurgia, das tubas uterinas (trompas).

A Laqueadura é um método impede que os espermatozóides alcancem o óvulo na trompa impedindo assim a gravidez.

Apesar de ser um método definitivo, algumas vezes, as mulheres mudam de ideia e desejam ter mais filhos. Para isso, existem duas alternativas: cirurgia para recanalização tubárea ou a FIV/ICSI.

Na Clínica Origen, nós indicamos a realização da cirurgia para recanalização tubárea quando esses dois critérios mínimos são atendidos: a mulher candidata deve ter menos de 35 anos de idade e a cirurgia para a laqueadura deve haver sido realizada há menos de 5 anos.

Na ausência desses dois critérios, e para todas as demais situações, a indicação é pela FIV/ICSI.

É importante considerar para a decisão entre a cirurgia para recanalização tubárea e a FIV/ICSI, a necessidade de se usar métodos contraceptivos após a gravidez, quando se desejar um único filho.

Os resultados de gravidez para FIV/ICSI são os mesmos obtidos para os ciclos habituais, variando de 20 a 55%, de acordo com a idade da mulher.

As taxas de gravidez após a cirurgia para recanalização tubárea variam de 5 a 20%, de acordo com a idade da mulher.

Perguntas e Respostas Frequentes
 
Minhas trompas estão obstruidas e quero ficar grávida. o que devo fazer?

As trompas têm a função de captar o óvulo, permitir a viagem dos espermatozoides até o óvulo, ser o local da fecundação e desenvolvimento do embrião, e fazer a jornada do embrião em direção ao útero – onde ocorrerá a implantação e a gravidez… (continue lendo no nosso Fórum – clique aqui)

Essas informações também lhe serão úteis: