Reversão de Vasectomia, FIV e ICSI são possibilidades para casos arrependimento da vasectomia
Agendar uma Consulta

A Reversão de Vasectomia é uma das possibilidades para homens que fizeram Vasectomia e agora desejam ter filhos. Outra possibilidade é a realização da FIV / ICSI, associada à aspiração do epidídimo.

A Vasectomia é um método de esterilização voluntária em que se realiza a obstrução, por cirurgia, dos canais deferentes no homem. Esse método impede que os espermatozoides se unam ao líquido seminal e sejam liberados, impedindo assim a gravidez.

Apesar de ser um método definitivo, algumas vezes, os homens mudam de ideia e desejam ter mais filhos. Para isso, existem duas alternativas: cirurgia para reversão de vasectomia ou a FIV/ICSI.

Reversão de Vasectomia – Indicações:

No caso da cirurgia, nós indicamos quando existem dois critérios mínimos: mulher com menos de 35 anos e cirurgia realizada há menos de 5 anos. Na ausência desses dois critérios e para todas as demais situações, a indicação é pela FIV/ICSI associada à aspiração dos espermatozoides diretamente do epidídimo.

É importante considerar para a decisão entre a reversão de vasectomia e a FIV/ICSI, a necessidade de se usar métodos contraceptivos após a gravidez, quando se desejar um único filho.

Os resultados de gravidez para FIV/ICSI são os mesmos obtidos para os ciclos habituais, variando de 20 a 55%, de acordo com a idade da mulher. As taxas de gravidez após a cirurgia variam de 5 a 20%, de acordo com a idade da mulher.

Conteúdo Relacionado