Zika vírus é causador de microcefalia? Confira o parecer do Dr. Heverton Pettersen

O Zika é um vírus pertencente à mesma família dos vírus da Dengue e da Febre Amarela, todos transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti.

Identificado pela primeira vez no Brasil no final do ano de 2014, o Zika Vírus tem se tornado uma grande preocupação para a saúde pública nacional, por ser ele o responsável pela doença conhecida como “febre Zika”, que apresenta sintomas mais brandos, porém similares aos da Dengue: febre, dor nas articulações e músculos, conjuntivite e manchas vermelhas na pele.

Recentemente, em 28 de Novembro de 2015, o Ministério da Saúde declarou a possibilidade de haver relação causal entre a febre Zika e uma malformação fetal conhecida como Microcefalia, que pode ser entendida como uma condição neurológica rara, em que a cabeça e o cérebro da criança se apresentam em tamanhos consideravelmente menores do que os de outras crianças do mesmo sexo e idade.

Para tratar desse assunto, o diretor técnico de medicina fetal da Clínica Origen em BH, Dr. Heverton Pettersen, concedeu entrevista à revista Encontro de Fevereiro de 2016 (nº177) e também à Rede Super, onde ele abordou a fragilidade das evidências utilizadas para relacionar o surto da febre Zika com o aumento dos casos de Microcefalia registrados recentemente no Brasil.

Confira, a seguir, a entrevista dada à revista Encontro, ou acesse a versão digital da revista (aqui) – páginas 22 à 26. Você também pode fazer o download da entrevista, em arquivo PDF, clicando aqui.

Assista também a entrevista concedida pelo Dr. Heverton Pettersen à Rede Super:
Conheça a campanha “Gravidez em tempos de Zika” da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida – SBRA.
7198
Agendar uma Consulta

Dúvidas? Fale Conosco!

Nome*

E-mail*

Telefone*

Unidade

Assunto*

Sua mensagem*

 

Conteúdo Relacionado