Uma das reclamações mais comuns das mulheres é a dor da cólica. Esse incômodo é sentido por inúmeras mulheres pelo menos uma vez por mês.
Entretanto, você sabia que o que você sempre pensou ser cólica pode ser outra coisa? Uma em cada cinco mulheres sente fortes dores durante a ovulação, mas não sabe disso. Os sintomas são parecidos com os da cólica, o que pode gerar confusão.
A principal diferença é que a cólica nada mais é do que uma contração do endométrio, que ajuda na descamação dos tecidos uterinos e logo após terminada a menstruação ela cessa.
No entanto, a ovulação é um processo um pouco mais complexo. Você sabe por que a dor de ovulação ocorre? Destinamos esse artigo para solucionar essa dúvida. Vamos lá?
O que é a dor de ovulação?
A dor de ovulação, também conhecida como Mittelschmerz, ocorre porque o folículo cresce e, quando atinge o tamanho de aproximadamente 2 cm, se rompe para liberação do óvulo. O líquido que está dentro do folículo escorre na cavidade pélvica e, em algumas mulheres, pode levar a uma irritação peritoneal que leva à dor.
A dor se localiza na pelve, podendo provocar a distensão da região. Além disso, as dores costumam durar até três dias e normalmente são de intensidade leve ou moderada.
Devemos ressaltar que esse tipo de dor é um tanto quanto comum, mas se for muito intensa e perdurar por um longo período, pode ser um sinal de uma condição médica mais séria.
É preciso consultar um médico e ver se as dores não são relativas a problemas como endometriose, infecções sexualmente transmissíveis, cistos nos ovários, apendicite e até mesmo gravidez ectópica.
Como é feito o diagnóstico?
Para realizar o diagnóstico, é necessário que a paciente inicialmente registre a data da primeira dor. Assim, pode-se identificar se o incômodo ocorreu durante o período ovulatório ou não.
Depois, deve-se realizar uma consulta com um ginecologista, visando certificar os sintomas e embasar o diagnóstico. A consulta é fundamental, pois, como já destacado, a dor de ovulação pode ser facilmente confundida.
E o tratamento?
A dor de ovulação não possui cura, mas existem excelentes maneiras de amenizá-la, como o uso de alguns medicamentos. É interessante lembrar que a chegada da menopausa impede a ovulação, acabando com as dores.
Os medicamentos utilizados podem ser: analgésicos, anti-inflamatórios e antiespasmódicos por via oral ou venosa. Porém, caso a dor volte a se repetir e o incômodo permaneça, é possível conversar com o médico e pedir uma solução mais definitiva.
O uso de métodos contraceptivos, como anticoncepcionais orais, será uma alternativa excelente. Procure o seu ginecologista e converse sobre o assunto.
E aí, gostou do nosso texto e aprendeu por que ocorre a dor de ovulação? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!