
Por que a dor de ovulação ocorre?
Uma das reclamações mais comuns das mulheres é a dor da cólica. Esse incômodo é sentido por inúmeras mulheres pelo menos uma vez por mês.
Entretanto, você sabia que o que você sempre pensou ser cólica pode ser outra coisa? Uma em cada cinco mulheres sente fortes dores durante a ovulação, mas não sabe disso. Os sintomas são parecidos com os da cólica, o que pode gerar confusão.
A principal diferença é que a cólica nada mais é do que uma contração do endométrio, que ajuda na descamação dos tecidos uterinos e logo após terminada a menstruação ela cessa.
No entanto, a ovulação é um processo um pouco mais complexo. Você sabe por que a dor de ovulação ocorre? Destinamos esse artigo para solucionar essa dúvida. Vamos lá?
O que é a dor de ovulação?
A dor de ovulação, também conhecida como Mittelschmerz, ocorre porque o folículo cresce e, quando atinge o tamanho de aproximadamente 2 cm, se rompe para liberação do óvulo. O líquido que está dentro do folículo escorre na cavidade pélvica e, em algumas mulheres, pode levar a uma irritação peritoneal que leva à dor.
A dor se localiza na pelve, podendo provocar a distensão da região. Além disso, as dores costumam durar até três dias e normalmente são de intensidade leve ou moderada.
Devemos ressaltar que esse tipo de dor é um tanto quanto comum, mas se for muito intensa e perdurar por um longo período, pode ser um sinal de uma condição médica mais séria.
É preciso consultar um médico e ver se as dores não são relativas a problemas como endometriose, infecções sexualmente transmissíveis, cistos nos ovários, apendicite e até mesmo gravidez ectópica.
Como é feito o diagnóstico?
Para realizar o diagnóstico, é necessário que a paciente inicialmente registre a data da primeira dor. Assim, pode-se identificar se o incômodo ocorreu durante o período ovulatório ou não.
Depois, deve-se realizar uma consulta com um ginecologista, visando certificar os sintomas e embasar o diagnóstico. A consulta é fundamental, pois, como já destacado, a dor de ovulação pode ser facilmente confundida.
E o tratamento?
A dor de ovulação não possui cura, mas existem excelentes maneiras de amenizá-la, como o uso de alguns medicamentos. É interessante lembrar que a chegada da menopausa impede a ovulação, acabando com as dores.
Os medicamentos utilizados podem ser: analgésicos, anti-inflamatórios e antiespasmódicos por via oral ou venosa. Porém, caso a dor volte a se repetir e o incômodo permaneça, é possível conversar com o médico e pedir uma solução mais definitiva.
O uso de métodos contraceptivos, como anticoncepcionais orais, será uma alternativa excelente. Procure o seu ginecologista e converse sobre o assunto.
E aí, gostou do nosso texto e aprendeu por que ocorre a dor de ovulação? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!
Compartilhe:
Eu estou com esse tipo de dor hoje é insuportável data 27/09/22 nem eu consigo entender
Luana, procure um ginecologista para avaliar seu quadro, tá bom?
Não é normal sentir dor assim.
Melhoras, querida.
Eu tenho 59 e 8 meses já sou operada para não ter filho já a 27 anos já entrei na menopausa já tem muito tempo e já não é primeira ves que me dá cólicas e sai um fio traparente parece um líquido gostando sem cheiro será que tenho ovulação ainda ?
Mailla, não é possível darmos um parecer apenas tendo seu relato como base.
É importante que você passe em consulta com seu ginecologista e explique seu sintomas para uma avaliação mais precisa, ok? 😉
Estou sentindo essa dor mais não é leve não encomada até andar ontem era só o lado esquerdo hoje o direito e estou com essa mucosa mais está saindo muita oque fazer?
Alana, não é possível avaliarmos seu caso apenas com o relato.
É importante que você procure seu ginecologista para uma opinião mais precisa e individualizada, está bem?
Oi amiga
O meu exatamente assim
Doi p andar p sentar e levantar.
E sai bastante gosma
Jesus a dor incomoda demais .
Mi ha médico disse que é período fértil e que significa que tudo esta funcionando bem 🤔
Estou desse jeito dói pra sentar dói pra levantar,e tá saindo bastante gosta igual clara de ovo
Samara, mantenha seu ginecologista informado da situação para uma avaliação precisa, está bem?
Boa noite
Estou passando por isso tbm,a muito tempo…a doutora falou que eu estou bem que é normal…
Como assim normal ficar sentindo dor 😞
Rosilene, é importante procurar a opinião de outro profissional se você continua sentindo dor.
Boa sorte!
Oii meu nome é suziane e já tem mãis ou menos uma semana que estou sentindo uma dor insuportável , e só vem de madrugada a dor entre as 3:45 e 5:30 da manhã são dores intensas parecendo cólica muito forte será quê é ovulação?
Suziane, não podemos avaliá-la ou dá-la algum parecer por aqui.
É importante que você procure seu ginecologista para uma avaliação mais precisa e individualizada do seu caso, está bem?
Estou sentindo dor pélvica, lombar e na perna do lado direito, meus exames de IST’S todos negativos, hemograma, urina, urocultura não detectaram nada anormal. Ficou por 3 dias seguidos e passou, fui a ginecologista ela disse que poderia ser por causa da ovulação, parou de doer por alguns dias e hoje tornou a doer novamente ainda estou dentro dos dias férteis. Isso é normal? O que poderia ser?
Juliana, não podemos avaliar a situação apenas com seu relato.
Fique tranquila, mas continue seu acompanhamento ginecológico para investigar seus sintomas.
Eu sou laquiada a 19 anos e a um ano mesmos venho sentindo essa dor na ovulação esse mês ficou dolorido bem no pé da barriga do lado esquerdo oque será
Mirian, não podemos dar uma avaliação apenas com seu relato.
Busque a opinião do seu ginecologista para um parecer mais preciso, está bem?
Sou laquiada e fui dianosticada de endometriose e tenho dor na ovulação não entendo nada porque sou laquiada e isso tá acontecendo com migo
Mirian, é importante que você siga acompanhamento com seu ginecologista para ser tratada e tirar todas as suas dúvidas.
Não conseguimos dá-la um parecer por aqui apenas com seu relato, mas seu médico poderá explicar tudo de forma individualizada e precisa.
Eu sinto cólicas abdominais permanentes juntamente com dor lombar , usando pílula de uso contínuo. Um comprimido para dor somente, não faz efeito. Não durmo a noite. Já fiz todo tipo de exame, inclusive para investigar endometriose e não descobri a causa. Já desisti e estou convivendo com a dor, sem qualidade de vida. Muito triste.
Sentimos muito, Audrey.
Mas não desista. Siga em acompanhamento médico, investigando seus sintomas.
Estamos torcendo pela sua recuperação e bem-estar.
Eu também estou nessa situação.
É uma dor muito forte e dura umas duas semanas.
Mesmo tomando anticoncepcional ainda assim dói muito nesse período fértil.
Já fiz 2 ultrassom e outros exames e fui em 2 ginecologista, mas nada.
Muito triste 😔
Pensa eu… Quero engravidar e no melhor dia essa dor. Não consigo nem me mexer direito, e não é nada atraente andar como se tivesse morrendo. A médica diz, toma os anti ou não tem oq fazer, mas se tomo anti não engravido. Já é difícil pela endometriose, isso só atrapalha mais.
Crisleine, agende uma avaliação conosco para entendermos a melhor opção para ajudá-la!