Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Mioma

Mioma

É o nome dado as doenças benignas da musculatura do útero de aspecto nodular. É o tumor pélvico mais comum nas mulheres e sua incidência está em torno de 70% das mulheres que se submetem a histerectomia e em 20% das mulheres em idade reprodutiva. Tem uma frequência maior na população negra, em nulíparas (mulheres que nunca tiveram filhos) e nas mulheres obesas e com história de hiperestrogenismo ou com história familiar de miomas. Na raça negra, aparecem mais precocemente e tendem a ser maiores do que nas demais raças. Quanto menor a paridade, maior é a frequência. O seu crescimento está sob influência direta dos estrogênios e da progesterona.

Classificação dos Miomas Uterinos

Volume

Porção uterina

Camada

Quantidade

Localizações anômalas

Quadro Clínico

Aproximadamente 15 a 50% das mulheres são assintomáticas. Os principais sintomas são as alterações menstruais, com aumento da perda sanguínea, dor pélvica, dismenorreia secundária, infertilidade e abortamento de repetição. Outras queixas estão associadas a aumento do volume intra-abdominal como disúria, retenção urinária, incontinência urinária, urgência miccional, constipação intestinal e varizes hemorroidárias. Alguns sinais e sintomas são secundários como anemia, hipertermia, náuseas e vômitos. A transformação sarcomatosa é bastante rara, ocorrendo em aproximadamente 0,1% dos casos.

Diagnóstico

A história clínica associada o exame clínico, são geralmente suficientes para suspeitar-se fortemente de mioma uterino. O principal exame complementar é a ultrassonografia. Outros que também podem contribuir são a histerossalpingografia, histeroscopia e a ressonância magnética.

Tratamento Clínico

Para mulheres assintomáticas, o tratamento expectante é o mais indicado, com controle anual. O tratamento clínico é realizado por tempo programado e tem como objetivo melhorar as condições clínicas e a sintomatologia da paciente, por meio da diminuição dos miomas. Tratamentos coadjuvantes diminuem a sintomatologia, com diminuição da dor, dismenorreia e das perdas sanguíneas.

Tratamento Cirúrgico

Indicado quando existe sintomatologia importante, perda sanguínea seguida de anemia, compressão dos órgãos pélvicos, aumento crescente de volume ou quando está associado a perdas gestacionais e infertilidade.

Miomectomia

Indicado quando houver desejo de preservar a fertilidade. Quando os miomas forem de pequeno tamanho, subserosos ou pediculados, a laparoscopia, ou a histeroscopia (miomas submucosos) são excelentes opções.

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

0
Would love your thoughts, please comment.x