Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Reversão de vasectomia

Reversão de vasectomia

A vasectomia é um método de esterilização voluntária em que se realiza a obstrução, por cirurgia, dos canais deferentes no homem. Esse método impede que os espermatozoides se unam ao liquido seminal e sejam liberados, impedindo assim a gravidez.

Apesar de ser um método definitivo, algumas vezes, os homens mudam de idéia e desejam ter mais filhos. Para isso, existem duas alternativas: cirurgia para reversão ou a FIV/ICSI.

No caso da cirurgia, nós indicamos, quando existem dois critérios mínimos, mulher com menos de 35 anos e cirurgia realizada há menos de 5 anos.

Como é realizada a reversão de vasectomia?

Para reverter a vasectomia, é necessário unir novamente os canais deferentes. Caso a reversão seja possível, é realizada uma microcirurgia.

Para finalizar o processo de reversão, depois de 45 dias deve ser feito um espermograma, que avalia não só a quantidade de espermatozoides no sêmen, mas também sua morfologia e motilidade.

Contraindicações da reversão de vasectomia

De modo geral, não há contraindicações para a reversão de vasectomia, mas o procedimento pode não ser recomendado para o paciente que tenha feito a vasectomia há mais de 5 anos ou cuja esposa esteja tenha mais de 35 anos. Nesses casos, recomenda-se que o casal busque outra alternativa para conseguir a gravidez.

Índice de sucesso

As taxas de sucesso de permeabilidade e gravidez relacionadas à reversão são de 97% e 76%, respectivamente, em pacientes que fizeram a reversão da vasectomia depois de até três anos da primeira cirurgia; 88% e 53% para intervalos entre 3 e 8 anos

Possíveis problemas pós-reversão de vasectomia

Embora o paciente possa recorrer à técnica de reversão e não haja contraindicações, o sucesso do tratamento nem sempre é alcançado de forma satisfatória, sendo o tempo decorrido entre a vasectomia e a reversão um dos fatores que mais interferem nesse sucesso.

Outras alternativas de tratamento

Quando a mulher tem mais de 35 anos e a vasectomia foi realizada ha mais de 5 anos, indica-se a FIV/ICSI associada à aspiração dos espermatozóides diretamente do epidídimo – PESA –  ou dos testículos – TESA.

É importante também considerar, para a decisão entre a reversão e a FIV/ICSI, a necessidade de se usar métodos contraceptivos após a gravidez, quando se desejar um único filho.

Os resultados de gravidez para FIV/ICSI são os mesmos obtidos para os ciclos habituais, variando de 20 a 55%, de acordo com a idade da mulher. As taxas de gravidez apos a cirurgia variam de 5 a 20%, de acordo com a idade da mulher.

Reversão de vasectomia
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
É possível escolher o sexo do bebê na fertilização in vitro?

Enquanto muitos casais preferem manter a surpresa para a hora do nascimento, outros desejam descobrir se o bebê é menino ou menina o quanto antes, seja por ansiedade, seja para planejar o enxoval. Existem também aqueles que, estando em um […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco