
Orquite
A orquite é uma inflamação que acomete os testículos e algumas vezes o epidídimo. Quando a infecção se dá nos dois órgãos é denominamos orquiepididimite. Quando a infecção ocorre apenas no epidídimo a chamamos de epididimite.
Causas da Orquite
- Vírus – como o da caxumba, sendo a responsável pelos casos de infertilidade associados a esta doença;
- Por infecções transmitidas sexualmente, como gonorreia e clamídia;
- Bactérias, como a Escherichia coli;
- Traumatismo escrotal. Podemos observar dois tipos de orquite: na forma aguda e na forma crônica.
- Torção testicular;
Sintomas da Orquite
Os sintomas da orquite podem ser:
- Ejaculação com vestígios de sangue;
- Urina com vestígios de sangue;
- Dor nos testículos;
- Inchaço nos testículos
- Sudorese na bolsa escrotal;
- Também pode haver febre e mal estar.
Tipos de Orquite
Orquite viral
Como já falamos acima, a orquite viral pode ser causada por complicações causadas pela Caxumba. Outros vírus que podem causar orquite são: coxsackie, echo, influenza e o vírus da mononucleose.
Nestes casos o tratamento é feito pela administração de antibióticos, além de repouso, compressas de gelo no local e elevação da bolsa escrotal. Caso o tratamento seja iniciado logo no início dos sintomas, o quadro pode ser revertido dentro de até uma semana.
Orquite bacteriana
A orquite bacteriana normalmente está ligada à inflamação do epidídimo e pode ser causada por bactérias como Mycobacterium sp, haemophilus, treponema pallidum. Seu tratamento deve ser feito com antibióticos específicos para garantir a completa solução da doença.
Diagnóstico
O diagnóstico da orquite pode ser feito com a observação dos relatos do paciente, onde o médico identifica os sintomas da doença, e os confirma através da realização de exame de sangue, ultrassonografia escrotal, e os testes para doenças como gonorréia e clamídia, que podem ser úteis para verificar a causa da doença o que também já ajuda a definir o melhor antibiótico a ser administrado.
Tratamento para orquite
O tratamento para orquite inclui repouso e administração de medicações para combater a inflamação. O urologista poderá indicar além disso, a aplicação de compressas geladas na região para diminuir a dor e inchaço que pode demorar até 30 dias para ser solucionado.
Orquite tem cura?
Sim. A orquite tem cura e normalmente não deixa nenhuma sequela quando o tratamento é feito conforme indicado pelo médico especialista. No entanto, algumas possíveis sequelas que podem ocorrer são a atrofia dos testículos, a formação de abscessos e a infertilidade quando os 2 testículos são afetados. E nos casos mais extremos de orquite, a remoção cirúrgica dos testículos pode ser necessária.
Como saber se a doença causou Infertilidade?
Todas as pessoas, adultos ou crianças, que tiveram contato com a doença e sintomas clínicos relacionados com os testículos ou ovários. Todos têm a possibilidade de ter como consequência a infertilidade, mesmo os que fizeram o tratamento conforme prescrição médica.
A investigação da fertilidade, espermograma para os homens e contagem de folículos antrais para as mulheres, são exames que irão ajudar a identificar a fertilidade de todos que caxumba ou qualquer outra doença que causam inflamação nos testículos ou ovários.
Como a Orquite esta relacionada com a Caxumba
Uma das possíveis complicações da caxumba é causar infertilidade masculina, isto porque a doença pode não só afetar a glândula parótida, localizadas no pescoço, mas também as glândulas do testículo.
Isto se dá devido a semelhança fisiológica entre as duas glândulas, e isso faz com que a doença algumas vezes possa acometer as duas glândulas. Por isso é tão falada a expressão de que a caxumba pode “descer”.
Quando isto acontece, surge então uma inflamação nos testículos chamada de Orquite, que destrói o epitélio germinativo dos testículos, local onde ocorre a produção de espermatozoides, o que causa infertilidade masculina.
Os sintomas que indicam que a caxumba acomete também as glândulas testiculares são:
- Ejaculação e urina com sangue;
- Dor e inchaço nos testículos;
- Nódulo nos testículos;
- Febre;
- Mal estar e desconforto;
- Excesso de suor na região dos testículos;
- Sensação de que os testículos estão quentes.
Caxumba pode causar Infertilidade Feminina?
Nas mulheres assim como nos homens, a Caxumba pode causar uma inflamação em regiões ligada a fertilidade, os ovários, esta inflamação é chamada Ooforite, que pode causar sintomas como dor abdominal e sangramentos.
Além disso, a Caxumba na mulher pode levar a uma Falência Ovariana Precoce que se trata do envelhecimento dos ovários antes do tempo e que causa infertilidade.
Assim como em qualquer doença, o tratamento da Ooforite deve ser acompanhado por um médico especialista, o ginecologista, que irá direcionar o tratamento que será a base de antibióticos e antiinflamatórios.
Compartilhe:
Caso constado infertilidade devido a Orquete é possível reverte a infertilidade?
Olá, Caroline! É possível sim tratar a infertilidade. As técnicas de reprodução assistida são consideradas o tratamento padrão para infertilidade e possibilitam a gravidez, com percentuais expressivos de sucesso, quando a infertilidade é provocada por fatores de menor ou maior gravidade. A definição da mais adequada para cada paciente é feita, ainda, durante a elaboração do plano de tratamento. Por isso, procure um profissional para estudar seu caso e elaborar um tratamento individualizado que melhor contemple suas necessidades. Estamos à disposição!