Comunicado

Nota atualizada em 21 de março de 2020

O COVID-19 foi declarado pandemia pela OMS quando os casos confirmados se aproximaram de 200 mil, com o que se imaginou óbitos acima de 8 mil em pelo menos 160 países₁. Estávamos preparados para tal evento?₂ Com certeza, a resposta é não. Nas nossas diferentes atividades, ninguém imaginou tudo o que viria, e com tal rapidez. Acompanhando a escalada da pandemia do COVID-19 no mundo, os cenários do Brasil ou de nossa região latino-americana evoluem rapidamente. Os diferentes governos estão se concentrando no isolamento, no “ficar em casa”, na redução drástica da mobilidade no sentido de mitigar os danos₃. Devemos acatar e estimular esta adesão.

Desta forma, acompanhando as normas estratégicas das equipes de planejamento de saúde pública no território brasileiro, que está sendo compartilhado por toda a América Latina, para nós profissionais da Reprodução Assistida, entendemos todos que é hora de parar: ciclos em andamento serão finalizados, com controles estritos dos pacientes e equipes envolvidas; casos de transferência embrionária a serem finalizados serão avaliados individualmente. Com a exceção de casos oncológicos e outros em que o adiamento possa causar mais dano ao paciente, não serão iniciados novos procedimentos. Nessas eventualidades, a decisão deverá ser compartilhada e sob rigorosa individualização.

Sugerimos a todos manter um contato remoto com os pacientes, informando, amparando, protegendo, limitando no possível os danos psicológicos. No Brasil, estamos autorizados a realizar consultas a distância, por Telemedicina, estabelecemos uma ampla rede de contatos entre os profissionais dos centros, via WhatsApp, agilizando detalhes e unificando as tomadas de decisões, dividindo as incertezas. Este cenário de troca de informações imediatas pode ser replicado pelos diversos países vizinhos. O modelo mostra-se muito bom, inclusive para ordenar ações comunitárias e beneficentes em torno de apoio aos hospitais e equipes de trabalho nas emergências.

Nestes tempos difíceis, todo o cuidado: com nossos pacientes, com nossas equipes, com nossas famílias e com todos os nossos concidadãos. Há uma luz no fim deste túnel: a China demonstrou que a epidemia pode ser desacelerada com a aplicação de medidas drásticas e mostra, pelo 2º dia consecutivo, nenhum registro de casos novos locais, alguns ainda importado de pessoas chegando ao país.

Como foi publicado nesta sexta, 20, no grupo “SBRA – em tempos de COVID-19”, vamos entender e fazer a nossa parte, seguindo os preceitos de Ibn Sina (980-1037), ou Avicena, médico e filósofo persa, pai da medicina moderna. Ele nos legou, entre outras coisas, que “a imaginação é a metade da doença; a tranquilidade é a metade do remédio e a paciência é o começo da cura”.

Vai passar! Cuidem-se todos.

Referências
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99650-0786 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850 Manhuaçu - MG - (33) 98855-0015
App StoreGoogle Play

agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Bebê sem fronteiras – seu tratamento de FIV a distância

Bebê sem fronteiras – seu tratamento de FIV a distância

“Toda a tecnologia possível ao seu dispor em qualquer lugar do Brasil”

A Demanda de pacientes provenientes de diversos estados do Brasil e ate mesmo de outros países pelas técnicas de Reprodução Assistida fez com que a Clínica Origen criasse o programa “Bebê sem Fronteiras”, desenvolvido para levar até você a oportunidade de um tratamento com padrões internacionais de qualidade.

O objetivo do Bebê sem Fronteiras é reduzir ao máximo o deslocamento, minimizando custos e ao mesmo tempo ampliando o acesso a um dos mais renomados Centros de Reprodução Assistida do Brasil, a Clínica Origen.

Pacientes agora têm a oportunidade de realizar uma parte do tratamento na Clínica Origen e uma outra em sua cidade natal. O período de tempo necessário para ficar em Belo Horizonte será assim, o mínimo possível.

Em parceria com médicos especialistas, conseguimos levar a diversos lugares do Brasil uma medicina reprodutiva de qualidade, fruto de um trabalho conjunto e multidisciplinar, e proporcionar o acolhimento e o atendimento personalizado que você merece. Assim, todos pacientes tem a possibilidade de realizar uma parte fundamental do tratamento na Clínica Origen em Belo Horizonte: A parte laboratorial, que é uma das mais delicadas de todo o tratamento de Reprodução Assistida. Sabemos que os gametas são muito sensíveis e precisam de muito cuidado, atenção e tecnologia para que se desenvolvam perfeitamente. Com isso conseguimos obter excelentes taxas de gravidez.

Como funciona?

Em sua cidade

Em sua cidade

  • 1 Preenchimento do Formulário e aguarde o contato da Clínica Origen;
  • 2 Consulta com especialista parceiro;
  • 3 Realização de exames;
  • 4 Envio dos exames para a Clínica Origen;
  • 5 Discussão da conduta e melhor protocolo de tratamento para o seu caso específico. Essa discussão é feita entre o corpo clínico multidisciplinar da Clínica Origen e o médico parceiro de sua cidade;
  • 6 Se necessário, serão solicitados mais exames específicos. Se você estiver pronta poderá iniciar o uso das medicações para a estimulação ovariana;
  • 7 Estimulação ovariana e monitorização do crescimento folicular feito por meio de exames de ultrassom;
  • 8 Agendamento da punção folicular para aspiração dos óvulos em Belo Horizonte;

Em BH na Clínica Origen

Em Belo Horizonte, na Clínica Origen

  • 9 Aspiração folicular para a coleta dos oócitos;
  • 10 Inseminação dos óvulos pela técnica de FIV ou ICSI;
  • 11 Aspiração de epidídimo ou biopsia testicular se necessário;
  • 12 Identificação da Fertilização;
  • 13 Transferência dos embriões para o útero;
  • 14 Em caso de embriões e/ou óvulos excedentes em comum acordo com o casal pode ser realizado o congelamento;

De volta na sua cidade

De volta na sua cidade

  • 15 Exame beta-HCG para confirmar a gravidez.

POR QUE PARTICIPAR DO PROJETO?

Equipe médica:

Os especialistas que integram a equipe médica da Clínica Origen possuem alta qualificação e comprovada experiência clínica e científica. São formados pelas melhores universidades do país, com especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado em serviços de Medicina Reprodutiva em países como Austrália, Espanha e Inglaterra.

A Clínica Origen tem em seu comando os Diretores Dr. Marcos Sampaio e Dr. Selmo Geber.

Marcos Sampaio

Dr. Marcos Sampaio, que é formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1987, obteve diploma em Fertilização in vitro e investigação biomédica na Faculdade de Medicina de Valência, na Espanha. Em 1992, concluiu o doutorado em ginecologia e obstetrícia pela Universidade de Valência. Foi médico convidado do Instituto Valenciano de Infertilidade por cinco anos. O pós-doutorado em Embriologia e Fertilização foi concluído na Universidade de Melbourne – Austrália –, onde trabalhou com um dos pioneiros da fertilização in vitro no mundo, Prof. Alan Trounson. Possui mais de 60 artigos científicos publicados e diversos capítulos de livros, além de três livros.




Marcos Sampaio

Dr. Selmo Geber é formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989, com residência médica no Hospital Mater Dei e título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBASGO. Realizou doutorado em Fertilização in vitro e Embriologia no Royal Postgraduate Medical School, Universidade de Londres (Inglaterra), com os estudos pioneiros no mundo em diagnóstico genético pré-implantacional. Tem pós-doutorado com pesquisa em células-tronco embrionárias e é livre-docente pela UNESP. É professor titular do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e Diretor da Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida para o Brasil. É pesquisador do CNPq. Publicou 10 livros, mais de 50 capítulos de livros e mais de 100 artigos científicos em revistas especializadas.



Tecnologia e inovação:

Pioneirismo e inovação tecnológica está no DNA da Clínica Origen.

A Origen foi pioneira no desenvolvimento de técnicas inovadoras para a Medicina Reprodutiva no Brasil. Algumas dessas técnicas são:

  • Diagnóstico Genético Pré-Implantacional (PGD), que permite a identificação de doenças genéticas ainda no embrião (antes mesmo de sua transferencia ao útero );
  • Transferência de embriões em estágio de blastocisto;
  • Congelamento de tecido ovariano;
  • Freeze-all (FIV em dois tempos), alternativa para pacientes que têm contra-indicação para transferir os embriões no mesmo ciclo de estimulação;
  • Transferência de blastocistos sem zona pelúcida, indicada para casos de falha repetida de implantação;
  • Cocultivo embrionário, indicado para casos de falha repetida de implantação;
  • Armazenamento de espermatozoides sem zona pelúcida, quando será necessário realizar o congelamento de quantidades muito pequenas de espermatozoides.

A equipe médica multidisciplinar da Clínica Origen, com atuação em diversas áreas da Medicina Reprodutiva, tem estudos reconhecidos em todo o mundo e especialização em áreas como Ginecologia, Ultrassom, Videolaparoscopia, Vídeo-histeroscopia e Psicologia.

DNA Origen

Suporte psicológico:

Um dos pilares que sustentam os excelentes resultados obtidos na Origen é o acolhimento e apoio psicológico oferecido por nossa equipe.

Sabemos a vivemos com nossas pacientes todos os temores vivenciados antes, durante e depois do tratamento de reprodução assistida.

Entendemos que o acompanhamento psicológico é fundamental para que o casal supere todas as fases do tratamento de reprodução assistida.


Após a consulta você vai receber:

Telefone Pessoal

Telefone pessoal do médico que lhe dará suporte em sua cidade;

Telefone Emergência

Telefones para suporte e emergência;

Endereços e Telefones

Endereços e telefones dos laboratórios qualificados para a realização de seus exames.


Confira as cidades onde você poderá ser atendida por
um especialista parceiro da Clínica Origen:

Mapa Origen

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais são as etapas do tratamento?
O que eu faço em minha cidade? O que eu faço em Belo Horizonte, na Clínica Origen?
Quanto tempo leva cada uma das etapas?

DICAS AOS VISITANTES:

Em que hotel ficar?
Em que restaurante comer?
Quais são os pontos turísticos da cidade?
O que curtir e aproveitar da cultura mineira?

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Dicas para manter o equilíbrio emocional durante a quarentena do COVID-19

A busca dos pacientes por tratamentos de reprodução assistida é motivada pela dificuldade ou até pela impossibilidade de realizar o sonho de ter um filho pelas vias naturais. Muitos são os empecilhos encontrados nesse caminho: às vezes questões fisiológicas, às […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco