agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Inseminação Artificial

Inseminação Artificial

A popularmente chamada de Inseminação Artificial, no meio médico é chamada de Inseminação Intrauterina (IIU), que é um tratamento de reprodução assistida de baixa complexidade. O objetivo é aumentar a chance de gravidez para determinado casal, através do aumento da probabilidade de uma maior quantidade de espermatozoides de qualidade atingirem o local da fertilização.

Em casais com alteração do muco cervical ou alterações no colo uterino, o objetivo é transpassar ou superar este possível fator cervical. Porém, o teste pós coito não é mais atualmente recomendado como exame de rotina na maioria dos países.

A IIU com ou sem o estímulo ovariano pode ser indicada em uma variedade de condições clínicas.

A indicação mais rotineira é quando existe o diagnóstico de infertilidade masculina com alteração seminal discreta ou moderada, ou quando sêmen de um doador será necessário. Pode ser indicada também em casos de infertilidade sem causa aparenteendometriose ou anovulação – associada à estimulação ovariana.

Procedimentos da Inseminação Artificial ou IIU

Preparo seminal

É realizado processamento e preparo seminal com o intuito de remover o plasma seminal e separar os espermatozoides móveis que serão introduzidos na cavidade uterina.

Momento da inseminação

Para maximizar a chance de gravidez, deve-se realizar a estimulação ovariana para aumentar o número de óvulos disponíveis para serem captados pelas tubas uterinas. Durante o ciclo de estimulação, é feito um acompanhamento por ultrassonografia para se identificar o crescimento dos folículos.

Quando eles atingem o tamanho adequado, deve-se induzir a rotura dos folículos (ovulação). A inseminação é então realizada algumas horas antes da provável ovulação, permitindo que os espermatozoides já estejam nas tubas uterinas quando os óvulos forem captados.

Inseminação

O sêmen preparado é depositado na cavidade uterina utilizando-se um fino cateter que ultrapassa o colo uterino e deposita o sêmen a 2 cm da parede do útero.

Resultados de ciclos de IIU

As taxas de gravidez variam entre 10-20% por ciclo e dependem da causa da infertilidade, da idade materna, se houve estimulação ovariana.

Por apresentar taxa de gravidez limitada, indicamos a IIU para casais em que a mulher tenha no máximo 35 anos.

Pelo mesmo motivo, recomendamos que seja realizado no máximo 3 ciclos de tratamento. Não havendo a gravidez, deve-se mudar a alternativa de tratamento.

Prognóstico

Os principais fatores relacionados às taxas de sucesso dos tratamentos de IIU são: idade da mulher, duração da infertilidade, a qualidade espermática e a patência tubária, as causas da infertilidade e o número de folículos.

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
6 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
roberkiulania
3 anos atrás

bom dia.
estou em busca de um tratamento pois em todos os exames já feitos pelo motivo de eu não conseguir engravidar, mostra que estou em perfeita saúde e meu marido também, porem não consigo chegar nem perto de uma gestação. tenho 30 anos e meu marido 44 anos. levamos uma vida saudável e nada de anormal foi diagnosticado.

silvana
2 anos atrás

boa tarde, sou de Teresópolis e vi que a clinica de reprodução humana daqui tem parceria com vcs, penso em uma produção independente, gostaria de saber mais informações sobre a compra de esperma com vcs, pagamentos escolha de doador etc.

Admin
Dr. Selmo Geber (@dr-selmo-geber)
2 anos atrás
Reply to  silvana

Olá Silvana, tudo bem?!
Por favor, entre em contato por telefone com a unidade que fará o tratamento.
Todas as nossa unidades tem total condição e capacidade de lhe passar todas as informações necessárias
Forte abraço!

Marta Rejane Coelho Pires
1 ano atrás
Reply to  silvana

Boa noite, meu sonho ter filhos gêmeos tenho 36 anos, esse tratamento é caro??

silvania Oliveira
11 meses atrás

bom dia Meu Nome Silvania Mariza , sou de Belo Horizonte porem estou em Portugal e eu
estou em busca de um tratamento pois em todos os exames já feitos pelo motivo de eu não conseguir engravidar, mostra que estou em perfeita saúde e meu marido também, porem não consigo chegar nem perto de uma gestação. tenho 31 anos e meu marido 40 anos. levamos uma vida saudável e nada de anormal foi diagnosticado.

Editor
Clínica Origen (@ana)
11 meses atrás

Olá, Silvania! Pelo que parece, é possível que o caso seja de ISCA (Infertilidade Sem Causa Aparente). Neste texto, explicamos mais sobre o que é a ISCA e os tratamentos possíveis.

Oferecemos também teleconsultas via Skype! Agende uma consulta conosco, assim podemos buscar avaliar sua situação de maneira mais precisa e individualizada! Entre em contato via telefone (31) 2102-6363 ou Whatsapp (31) 99790-1109 para agendamento 🙂

Abraços!

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

6
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x