Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Azoospermia

Azoospermia

A azoospermia, ausência absoluta de espermatozoides no sêmen ejaculado, constitui uma das principais causas de infertilidade. De 15% a 20% dos homens com problemas de infertilidade e de 1% a 2% de todos os homens apresentam azoospermia.

Classificações de azoospermia

A  azoospermia pode ser classificada em obstrutiva e não obstrutiva, veja as diferenças:

Obstrutiva

É provocada por processos congênitos ou adquiridos que obstruem as vias de drenagem do fluido testicular.

Os processos obstrutivos congênitos decorrem das anormalidades do desenvolvimento normal do trato reprodutivo, levando a quadros como as agenesias do canal deferente e vesículas seminais e as aplasias, que é o desenvolvimento parcial do órgão.

Já os processos adquiridos são consequências, em especial, de vasectomia, traumas, infecções e como complicações de determinadas cirurgias, como a hidrocelectomia e herniorrafia inguinal.

Não obstrutiva

É provocada por processos que levam à falência na produção espermática pelos testículos. Esta falência que pode ser primária, quando for resultado de processos intrínsecos ao testículo, ou secundária, quando for consequência de alterações externas aos testículos.

É sempre de fundamental importância uma adequada avaliação dos homens com azoospermia para avaliação de possível tratamento e reversão do quadro.

Nos casos em que essas patologias não podem ser tratadas com cirurgia nem com tratamento clínico, recomenda-se a utilização de alguma técnica de extração espermática para posterior realização da ICSI.

Caso sejam recuperados espermatozoides de pacientes com quadro de azoospermia (obstrutiva ou não obstrutiva), o único tratamento de reprodução assistida a ser realizado será a ICSI.

Nos casos de azoospermias obstrutivas, encontram-se espermatozoides em praticamente todos os pacientes submetidos a uma técnica de extração espermática. Nos casos de azoospermias não obstrutivas, encontram-se espermatozoides em aproximadamente 50% dos casos.

Azoospermia
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco