agendamento de consulta

Azoospermia

Azoospermia

Azoospermia
Avalie esse artigo:

A azoospermia, ausência absoluta de espermatozoides no sêmen ejaculado, constitui uma das principais causas de infertilidade. De 15% a 20% dos homens com problemas de infertilidade e de 1% a 2% de todos os homens apresentam azoospermia.

Classificações de azoospermia

A  azoospermia pode ser classificada em obstrutiva e não obstrutiva, veja as diferenças:

Obstrutiva

É provocada por processos congênitos ou adquiridos que obstruem as vias de drenagem do fluido testicular.

Os processos obstrutivos congênitos decorrem das anormalidades do desenvolvimento normal do trato reprodutivo, levando a quadros como as agenesias do canal deferente e vesículas seminais e as aplasias, que é o desenvolvimento parcial do órgão.

Já os processos adquiridos são consequências, em especial, de vasectomia, traumas, infecções e como complicações de determinadas cirurgias, como a hidrocelectomia e herniorrafia inguinal.

Não obstrutiva

É provocada por processos que levam à falência na produção espermática pelos testículos. Esta falência que pode ser primária, quando for resultado de processos intrínsecos ao testículo, ou secundária, quando for consequência de alterações externas aos testículos.

É sempre de fundamental importância uma adequada avaliação dos homens com azoospermia para avaliação de possível tratamento e reversão do quadro.

Nos casos em que essas patologias não podem ser tratadas com cirurgia nem com tratamento clínico, recomenda-se a utilização de alguma técnica de extração espermática para posterior realização da ICSI.

Caso sejam recuperados espermatozoides de pacientes com quadro de azoospermia (obstrutiva ou não obstrutiva), o único tratamento de reprodução assistida a ser realizado será a ICSI.

Nos casos de azoospermias obstrutivas, encontram-se espermatozoides em praticamente todos os pacientes submetidos a uma técnica de extração espermática. Nos casos de azoospermias não obstrutivas, encontram-se espermatozoides em aproximadamente 50% dos casos.

Avalie esse artigo:

Azoospermia
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:


ÚLTIMAS DO BLOG Ver todos os posts
O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?

O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?Avalie esse artigo: A histeroscopia diagnóstica tem um nome difícil e, por vezes, vem seguida de apreensão: como é feito o exame? Dói? Por que ele precisa ser feito? Essas são […]

Leia mais

Este post foi visto 32 vez(es).

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!Avalie esse artigo: Ainda cercada de muitas dúvidas e medos — é um procedimento arriscado? Compromete a saúde da mulher? Engorda? E a síndrome da hiperestimulação ovariana, quando acontece? —, a estimulação ovariana […]

Leia mais

Este post foi visto 31 vez(es).

Anticoncepcional de uso contínuo diminui a fertilidade?

Anticoncepcional de uso contínuo diminui a fertilidade?Avalie esse artigo: Muitas mulheres utilizam anticoncepcional de uso contínuo no Brasil. Contudo, muitas delas ainda têm receios sobre a relação desse método com a fertilidade. Em parte, isso ocorre porque os anticoncepcionais evoluíram com o […]

Leia mais

Este post foi visto 25 vez(es).

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco