agendamento de consulta

Ooforite

Ooforite

Ooforite
Avalie esse artigo:

A inflamação no ovário é conhecida como ooforite ou ovarite, e costuma ser causada por bactérias que afetam o sistema reprodutor feminino, mas também pode ocorrer casos em que há um descontrole no sistema imunológico, que passa a atacar os próprios ovários.

Geralmente as ooforites são causadas por bactérias como os estreptococosestafilococosgonocócica (gonorreia) ou bacilos do grupo coli, bactérias intestinais que migram para o aparelho reprodutor, por conta de algum fator imunológico.

endometriose, pela possibilidade que tem de gerar glândulas ou estromas de endometriose nos ovários torna-o mais suscetível a essa inflamações.

Os principais sintomas da Ooforite

Essa inflamação pode ser mono ou fluxos bilaterais em aguda ou crônica. Quando isso acontece, os sintomas mais comuns incluem:

Tipos de Ooforite

Ooforite aguda: quando ocorre apenas um episódio que normalmente é causada por consequência de bactérias (estreptococosestafilococosgonococos ou bacilos do grupo coli) que atinge um ou ambos os ovários. A ooforite aguda pode surgir também após um episódio de caxumba. O tratamento é feito com antibioticoterapia e o uso de antiinflamatório.

Ooforite se torna crônica: a doença se apresenta de forma crônica quando apresenta casos de recidivas. Esta situação pode ser em decorrência de inflamação nas trompas causada pelo refluxo do sangue da endometriose que acomete os ovários. Nos casos graves que não respondem ao tratamento pode ser necessária a ooforectomia (cirurgia para a retirada dos ovários). Neste caso a mulher entra em menopausa cirúrgica.

Ooforite autoimune: como toda doença autoimune é rara e se caracterizada pelo descontrole do sistema imunológico que ataca o próprio organismo. Na ooforite autoimune ocorre a destruição das células do ovário e tem como consequência a infertilidade.

Diagnóstico

Além dos exames de sangue é necessária a realização da ultrassonografia pélvica e videolaparoscopia para confirmação do diagnóstico já que a ooforite pode ser confundida com outras patologias e doenças tais como apendicite, gravidez nas trompas, cistos no ovário etc.

Tratamento da Ooforite

O tratamento normalmente utilizado para os casos de ooforite é o combate diretamente a inflamação no ovários. Isso normalmente é feito com a administração de antibióticos e antiinflamatórios, assim como comprimidos e supositórios vaginais.

Já nos casos de inflamação grave e crónica dos ovários, o tratamento deve ser realizado em âmbito hospitalar. A medicação normalmente utilizada também é a base de antibióticos sob a forma de injeções e a administração de antiinflamatórios.

Antes de iniciar o tratamento é preciso que seja feito um esfregaço vaginal e alguns outros testes a fim de identificar qual o antiinflamatório que melhor irá combater a inflamação. Concomitantemente também é administrado um antibiótico de largo espectro.

Procure sempre seu ginecologista de confiança afim de identificar e combater a ooforite o quanto antes, pois esta é uma doença tem como consequência levar as mulheres a infertilidade.

Avalie esse artigo:

Ooforite
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:


ÚLTIMAS DO BLOG Ver todos os posts
O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?

O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?Avalie esse artigo: A histeroscopia diagnóstica tem um nome difícil e, por vezes, vem seguida de apreensão: como é feito o exame? Dói? Por que ele precisa ser feito? Essas são […]

Leia mais

Este post foi visto 34 vez(es).

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!Avalie esse artigo: Ainda cercada de muitas dúvidas e medos — é um procedimento arriscado? Compromete a saúde da mulher? Engorda? E a síndrome da hiperestimulação ovariana, quando acontece? —, a estimulação ovariana […]

Leia mais

Este post foi visto 33 vez(es).

Anticoncepcional de uso contínuo diminui a fertilidade?

Anticoncepcional de uso contínuo diminui a fertilidade?Avalie esse artigo: Muitas mulheres utilizam anticoncepcional de uso contínuo no Brasil. Contudo, muitas delas ainda têm receios sobre a relação desse método com a fertilidade. Em parte, isso ocorre porque os anticoncepcionais evoluíram com o […]

Leia mais

Este post foi visto 28 vez(es).

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco