agendamento de consulta

Doação de sêmen

Doação de sêmen

Doação de sêmen
Avalie esse artigo:

Um homem saudável, cujo esperma apresente boa qualidade, pode doar seu sêmen com o objetivo de ajudar um casal com dificuldades de reprodução a ter filhos. Essa doação é uma ação voluntária.

Requisitos para ser doador

Legislação para ser doador

Para que a doação de gametas seja realizada, é obrigatório um contrato formal, confidencial e sem custos, firmado entre o centro autorizado e o doador.

O que é um banco de sêmen?

O banco de sêmen é um local que armazena amostras de sêmen doadas de forma anônima com idades entre 21 e 45 anos e com sua fertilidade comprovada para serem disponibilizadas a casais em tratamento de reprodução assistida.

Essas amostras são obtidas pela masturbação e armazenadas em temperaturas baixas, utilizando-se um processo denominado criopreservação. O sêmen pode ser preservado nessas condições por tempo indeterminado, sem que sua capacidade de fertilização seja afetada.

Todos os doadores de sêmen devem fazer coleta de sorologias e cultura seminal antes da coleta e 6 meses depois da doação, como forma de garantir, segundo as normas da ANVISA, a segurança do processo de doação.

Como escolher o sêmen?

O cadastro do doador é encaminhado à clínica sem a identificação pessoal. Aos casais que buscam o tratamento, no entanto, são fornecidas algumas características do doador para que possam fazer a seleção do sêmen mais adequado às suas próprias características.

Em que casos o banco de sêmen pode ser usado?

A utilização de sêmen doado é indicada nos seguintes casos: para mulheres que desejam ter filho em produção independente e para casais homoafetivos femininos ou casais cujo membro masculino tem distúrbios graves na produção de espermatozoides e não responde aos tratamentos convencionais.

Avalie esse artigo:

Doação de sêmen
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:


ÚLTIMAS DO BLOG Ver todos os posts
O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?

O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?Avalie esse artigo: A histeroscopia diagnóstica tem um nome difícil e, por vezes, vem seguida de apreensão: como é feito o exame? Dói? Por que ele precisa ser feito? Essas são […]

Leia mais

Este post foi visto 34 vez(es).

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!Avalie esse artigo: Ainda cercada de muitas dúvidas e medos — é um procedimento arriscado? Compromete a saúde da mulher? Engorda? E a síndrome da hiperestimulação ovariana, quando acontece? —, a estimulação ovariana […]

Leia mais

Este post foi visto 33 vez(es).

Anticoncepcional de uso contínuo diminui a fertilidade?

Anticoncepcional de uso contínuo diminui a fertilidade?Avalie esse artigo: Muitas mulheres utilizam anticoncepcional de uso contínuo no Brasil. Contudo, muitas delas ainda têm receios sobre a relação desse método com a fertilidade. Em parte, isso ocorre porque os anticoncepcionais evoluíram com o […]

Leia mais

Este post foi visto 28 vez(es).

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco