Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Doação de sêmen

Doação de sêmen

Um homem saudável, cujo esperma apresente boa qualidade, pode doar seu sêmen com o objetivo de ajudar um casal com dificuldades de reprodução a ter filhos. Essa doação é uma ação voluntária.

Requisitos para ser doador

Legislação para ser doador

Para que a doação de gametas seja realizada, é obrigatório um contrato formal, confidencial e sem custos, firmado entre o centro autorizado e o doador.

O que é um banco de sêmen?

O banco de sêmen é um local que armazena amostras de sêmen doadas de forma anônima com idades entre 21 e 45 anos e com sua fertilidade comprovada para serem disponibilizadas a casais em tratamento de reprodução assistida.

Essas amostras são obtidas pela masturbação e armazenadas em temperaturas baixas, utilizando-se um processo denominado criopreservação. O sêmen pode ser preservado nessas condições por tempo indeterminado, sem que sua capacidade de fertilização seja afetada.

Todos os doadores de sêmen devem fazer coleta de sorologias e cultura seminal antes da coleta e 6 meses depois da doação, como forma de garantir, segundo as normas da ANVISA, a segurança do processo de doação.

Como escolher o sêmen?

O cadastro do doador é encaminhado à clínica sem a identificação pessoal. Aos casais que buscam o tratamento, no entanto, são fornecidas algumas características do doador para que possam fazer a seleção do sêmen mais adequado às suas próprias características.

Em que casos o banco de sêmen pode ser usado?

A utilização de sêmen doado é indicada nos seguintes casos: para mulheres que desejam ter filho em produção independente e para casais homoafetivos femininos ou casais cujo membro masculino tem distúrbios graves na produção de espermatozoides e não responde aos tratamentos convencionais.

Doação de sêmen
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco