
Doação de sêmen
Um homem saudável, cujo esperma apresente boa qualidade, pode doar seu sêmen com o objetivo de ajudar um casal com dificuldades de reprodução a ter filhos. Essa doação é uma ação voluntária.
Requisitos para ser doador
- Ter idade entre 18 e 45 anos;
- Ser saudável e não ser portador de doença sexualmente transmissível ou genética.
Legislação para ser doador
Para que a doação de gametas seja realizada, é obrigatório um contrato formal, confidencial e sem custos, firmado entre o centro autorizado e o doador.
- Formalidade: o contrato deve ser elaborado por escrito;
- Confidencialidade: a doação deve ser anônima, portanto os dados dos doadores devem ser confidenciais;
- Gratuidade: a doação é uma prática altruísta, portanto deve ser gratuita.
O que é um banco de sêmen?
O banco de sêmen é um local que armazena amostras de sêmen doadas de forma anônima com idades entre 21 e 45 anos e com sua fertilidade comprovada para serem disponibilizadas a casais em tratamento de reprodução assistida.
Essas amostras são obtidas pela masturbação e armazenadas em temperaturas baixas, utilizando-se um processo denominado criopreservação. O sêmen pode ser preservado nessas condições por tempo indeterminado, sem que sua capacidade de fertilização seja afetada.
Todos os doadores de sêmen devem fazer coleta de sorologias e cultura seminal antes da coleta e 6 meses depois da doação, como forma de garantir, segundo as normas da ANVISA, a segurança do processo de doação.
Como escolher o sêmen?
O cadastro do doador é encaminhado à clínica sem a identificação pessoal. Aos casais que buscam o tratamento, no entanto, são fornecidas algumas características do doador para que possam fazer a seleção do sêmen mais adequado às suas próprias características.
Em que casos o banco de sêmen pode ser usado?
A utilização de sêmen doado é indicada nos seguintes casos: para mulheres que desejam ter filho em produção independente e para casais homoafetivos femininos ou casais cujo membro masculino tem distúrbios graves na produção de espermatozoides e não responde aos tratamentos convencionais.
Compartilhe: