Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Adenomiose

Adenomiose

A adenomiose é definida pela presença de glândulas do endométrio dentro do camada muscular uteirna (miométrio). Varia de 5 a 70%, de acordo com os critérios diagnósticos utilizados, sendo mais frequente dos 30 aos 50 anos de idade e em mulheres que tiveram vários filhos. Não existe correlação definida entre a adenomiose e a infertilidade.

Quadro Clínico

Aproximadamente 35% das mulheres com adenomiose são assintomáticas, e o diagnóstico foi feito após a histerectomia. O sintoma mais frequente é o sangramento que pode ocorrer pela diminuição na capacidade de contração do útero. Outro sintoma é a cólica menstrual. Ao exame físico observa-se aumento do volume uterino associado a uma consistência macia.

Diagnóstico

O diagnóstico é aventado a partir do quadro clinico, ainda que este seja bastante inespecífico. A ultra-sonografia e a ressonância magnética podem também sugerir a presença de adenomiose, entretanto o diagnóstico definitivo só é obtido pelo estudo anátomo patológico. A analise é feita após a histerectomia ou biopsia miometrial guiada por histeroscopia ou ultra-som endovaginal.

Tratamento

O tratamento definitivo é a histerectomia. O uso de tratamento clínico baseado em medicamentos não tem sucesso ainda definido. A retirado de parte do útero, a ablação de endométrio ou o uso do DIU de progesterona pode levar a diminuição do sangramento menstrual.

Adenomiose
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco