Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Infertilidade masculina

Infertilidade masculina

A infertilidade masculina é frequentemente definida pela existência de alterações nos parâmetros seminais diagnosticados através de um exame de espermograma.

Apesar do espermograma ser o exame disponível mais utilizado na prática clínica, os parâmetros seminais avaliados possuem limitações relacionadas à etiologia da disfunção espermática assim como na determinação da sua capacidade de fertilização.

São necessárias duas amostras com intervalo entre 30 a 60 dias. Os principais critérios observados e avaliados através do exame são:

Também podem ser solicitados o exame de doppler dos testículos e a dosagem dos hormônios: FSH, LH, TSH, T4 livre, prolactina, SDHEA, DHEA, SHBG, testosterona total e livre

Principais causas de infertilidade masculina

Existem diversos fatores que podem influenciar na fertilidade do homem. Infelizmente na maioria dos casos a causa não é esclarecida sem entretanto inteferir com o prognóstico de resultados As principais causas de infertilidade masculina, são:

Existem vários tipos de processos infecciosos, tumores e malformações congênitas, que podem alterar a anatomia e obstruir os canais que transportam os espermatozóides dos testículos até ao exterior. A obstrução total ou bilateral destes canais, nomeadamente dos epidídimos e canais deferentes, pode provocar infertilidade no homem.

As DSTs como chlamydia, tricomoníase, ureaplasma e neisseria causam infecção no canal da ejaculação, podendo levar a obstrução e impedir a passagem dos espermatozóides.

Por último, problemas anatômicos ou funcionais que impedem o adequado depósito do sêmen no interior da vagina através do coito, como ocorre respectivamente com a hipospádia, os problemas de ereção, podem igualmente favorecer a infertilidade masculina.

Fatores de risco

Alguns fatores podem estar associados a infertilidade masculina:

Exame físico

A realização de um cuidadoso exame da bolsa testicular pelo médico pode trazer informações importantes para melhor nortear a conduta médica frente à infertilidade masculina. Para isso, o exame físico do homem deve ser realizado respeitando algumas regras básicas:

  1. ambiente com temperatura controlada (entre 23-25o C), evitando que o frio ou um calor excessivo possam atrapalhar o diagnóstico de varicocele, que é principal causa de infertilidade masculina;
  2. a bolsa escrotal deve ser examinada com o homem em posição de pé, sob boa iluminação natural ou com luz branca.

Ressalta-se que, durante o exame físico, o médico pode solicitar que o paciente faça um esforço respiratório mantendo a boca fechada, manobra conhecida como Valsalva, objetivando o aumento da pressão abdominal e facilitando o diagnóstico de varicocele. A aferição dos volumes testiculares, no exame, é muito importante.

Geralmente, os diâmetros dos testículos refletem a quantidade dos túbulos seminíferos, que atuam diretamente na produção de espermatozoides. Portanto, bons volumes testiculares geralmente representam uma boa quantidade de produção de espermatozoides.

O médico tem a possibilidade de detectar outras alterações durante o exame, como nódulos em testículos, obstruções nos canais deferentes por onde passa o sêmen, dilatação do epidídimo, presença de hérnia inguinal e umbilical, fimose, hidrocele e algumas doenças sexualmente transmissíveis, entre elas o HPV, sífilis e gonorréia.

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Jose Joaquim Coelho
1 ano atrás

Parabéns pelas informações. Muito bom obter conhecimento, onde a ciência está sempre em evolução macro no modo de prepara a sociedade nos diversos seguimentos científicos de seus desenvolvimentos. E quando se trata de evolução humana, tudo é promissor.

Editor
Clínica Origen
1 ano atrás

Agradecemos o carinho e confiança, Jose! 💙

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

2
0
Would love your thoughts, please comment.x