
Histerossalpingografia
A histerossalpingografia é exame realizado utilizando-se a radiologia (Raio X) após a introdução de contraste no útero. Embora seja utilizado há muito anos, ainda é o método de escolha para avaliação da cavidade uterina e tubas uterinas. Permite a identificação de alterações na cavidade endometrial como má formações, pólipos, miomas e aderências (sinéquias). Com relação às tubas, permite ver a permeabilidade ou não, e se existe a possibilidade de aderências. A grande vantagem desse exame sobre os demais é por não ser invasivo.
Como é realizado o exame?
A Histerossalpingografia utiliza o raio x realizado com contraste, o que permite a visão da cavidade uterina e das trompas. É feita uma sequência de radiografias para avaliar a região depois de ser administrado contraste iodado pelo orifício do colo do útero.
O exame é feito em um momento específico do ciclo: antes da ovulação e após o término da menstruação, normalmente entre os dias 6 e 12 do ciclo menstrual.
Indicações
O procedimento é indicado para pacientes que estejam com dificuldades de engravidar. O principal objetivo do exame é verificar a permeabilidade das trompas. Isso é fundamental para a indicação do melhor tratamento de reprodução assistida para o casal. Pode também identificar possíveis alterações em cavidade uterina.
Análise do útero
E exame e análise do útero através da histerossalpingografia pode dar alterado ou normal.
Resultados com alterações
O exame pode detectar algumas doenças como: miomas submucosos, pólipos endometriais e aderências, que, ao se injetar o contraste, provocam falha de enchimento da cavidade do útero.
Nos casos que apresentam malformação do útero, o exame pode revelar uma cavidade uterina dupla – alteração denominada útero bicorno –, problemas de preenchimento da cavidade uterina ou, ainda, pode mostrar somente metade da cavidade do útero.
Resultados dentro da normalidade
Quando o resultado não apresenta alterações, a cavidade uterina se mostra normal. Além disso, o útero apresenta paredes lisas, comumente em formato triangular com a base virada para cima.
Análise das trompas
E exame e análise das trompas através da histerossalpingografia pode dar alterado ou normal.
Resultados com alterações
Se o contraste tiver dificuldades de circular, se houver obstrução da passagem, dilatação das trompas, ou estas estiverem fixas, considera-se que existe alteração tubária. Essas lesões podem ser resultado de procedimentos cirúrgicos com posterior aderência, endometriose ou de um processo infeccioso que deixou sequelas.
Resultados dentro da normalidade
Quando não há alterações, a trompa se revela normal, portanto o exame mostra uma imagem linear desde a saída do útero até cerca de dois terços da trompa. Depois disso, há uma discreta dilatação, na qual se vê um plissado longitudinal, seguido de uma dilatação ligeiramente maior precedendo a saída do contraste em direção da cavidade abdominal.
Compartilhe:
Qual valor do exame
Olá Gleice, tudo bem?!
Nós não fazemos o Exame de Histerossalpingografia aqui na clínica.
Nós colocamos a informação em nosso site, pois nossa ideia é levar a todas as nossas visitantes o maior detalhe possível a tudo que envolve o mundo da reprodução assistida.
Para a realização desse exame você deve procurar laboratórios especializados.
Forte abraço!
Valor
Olá Marlene, tudo bem?!
para informações a respeito de valores do procedimentos, por favor entre em contato conosco através de nosso telefones:
(31) 2102-6363
(31) 99650-0786
Muito obrigada,
Qual o valor do enxame
Olá, Edinalva, como vai? Para informação sobre valor peço que entre em contato pelos números: (31) 2102-6363 ou (31) 99650-0786!