Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Histerossalpingografia

Histerossalpingografia

A histerossalpingografia é exame realizado utilizando-se a radiologia (Raio X) após a introdução de contraste no útero. Embora seja utilizado há muito anos, ainda é o método de escolha para avaliação da cavidade uterina e tubas uterinas. Permite a identificação de alterações na cavidade endometrial como má formações, pólipos, miomas e aderências (sinéquias). Com relação às tubas, permite ver a permeabilidade ou não, e se existe a possibilidade de aderências. A grande vantagem desse exame sobre os demais é por não ser invasivo.

Como é realizado o exame?

A Histerossalpingografia utiliza o raio x realizado com contraste, o que permite a visão da cavidade uterina e das trompas. É feita uma sequência de radiografias para avaliar a região depois de ser administrado contraste iodado pelo orifício do colo do útero.

O exame é feito em um momento específico do ciclo: antes da ovulação e após o término da menstruação, normalmente entre os dias 6 e 12 do ciclo menstrual.

Indicações

O procedimento é indicado para pacientes que estejam com dificuldades de engravidar. O principal objetivo do exame é verificar a permeabilidade das trompas. Isso é fundamental para a indicação do melhor tratamento de reprodução assistida para o casal. Pode também identificar possíveis alterações em cavidade uterina.

Análise do útero

E exame e análise do útero através da histerossalpingografia pode dar alterado ou normal.

Resultados com alterações

O exame pode detectar algumas doenças como: miomas submucosos, pólipos endometriais e aderências, que, ao se injetar o contraste, provocam falha de enchimento da cavidade do útero.

Nos casos que apresentam malformação do útero, o exame pode revelar uma cavidade uterina dupla – alteração denominada útero bicorno –, problemas de preenchimento da cavidade uterina ou, ainda, pode mostrar somente metade da cavidade do útero.

Resultados dentro da normalidade

Quando o resultado não apresenta alterações, a cavidade uterina se mostra normal. Além disso, o útero apresenta paredes lisas, comumente em formato triangular com a base virada para cima.

Análise das trompas

E exame e análise das trompas através da histerossalpingografia pode dar alterado ou normal.

Resultados com alterações

Se o contraste tiver dificuldades de circular, se houver obstrução da passagem, dilatação das trompas, ou estas estiverem fixas, considera-se que existe alteração tubária. Essas lesões podem ser resultado de  procedimentos cirúrgicos com posterior aderência, endometriose ou de um processo infeccioso que deixou sequelas.

Resultados dentro da normalidade

Quando não há alterações, a trompa se revela normal, portanto o exame mostra uma imagem linear desde a saída do útero até cerca de dois terços da trompa. Depois disso, há uma discreta dilatação, na qual se vê um plissado longitudinal, seguido de uma dilatação ligeiramente maior precedendo a saída do contraste em direção da cavidade abdominal.

Histerossalpingografia
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco