Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Síndrome dos ovários policísticos (SOP)

Síndrome dos ovários policísticos (SOP)

A anovulação é definida em situações em que não existe ovulação. Geralmente é difícil se reduzir a um único fator a etiologia exata da anovulação. O mais provável é um efeito multifatorial, com exceção dos casos graves com tumor hipofisário, anorexia nervosa e disgenesia gonadal ou mesmo quando da hiperprolactinemia e obesidade.

Muito importante ainda, é o fato de não haver necessidade de se determinar a etiologia exata, uma vez que o quadro clínico é suficiente para se instituir o tratamento. As principais causas estão ligadas a uma insuficiência central (hipogonadismo hipogonadotrófico), ovariana (hipogonadismo hipergonadotrófico) ou uma disfunção anovulatória (supra-descrita).

Síndrome Dos Ovários Policísticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) acomete mulheres em idade reprodutiva e acomete 10 a 25% da mulheres em geral e 50 a 80% daquelas com infertilidade de causa anovulatória. Caracteriza-se pela presença de 2 dentre os 3 critérios abaixo, para mulheres sem outras doenças de base, nas adrenais ou  hipófise:

O termo ovários policísticos vem sendo utilizado devido às características observadas nesses ovários, com aumento de volume ovariano em até cinco vezes, devido principalmente ao aumento no número de folículos em crescimento que pode variar de 20 a 100 folículos por ovário, variando de 1 a 15 mm de diâmetro.

Algumas teorias foram propostas para explicar a fisiopatologia da SOP sendo as mais comuns:

  1. Defeito neuroendócrino;
  2. Defeito na síntese de andrógenos;
  3. Alteração do metabolismo do cortisol;
  4. Alterações genéticas;
  5. Hiperinsulinemia e resistência  insulínica.

A apresentação clinica da SOP não é homogênea estando associada a uma serie de manifestações clinicas como anovulação, amenorreia, irregularidades menstruais, hiperandrogenismo/ hirsutismo e obesidade.

Tratamento

Síndrome dos ovários policísticos (SOP)
3.5 (70%) 2 votos

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco