Comunicado

Nota conjunta com atualização de posicionamento sobre a COVID-19 e os tratamentos de reprodução assistida

Informações complementares à nota emitida em 21 de março de 2020

A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida – SBRA e a Red Latinoamericana de Reproducción Asistida – REDLARA, acompanhando as demais sociedades mundiais e face à presença da pandemia de Covid-19, emitiram comunicado em 17 e 21 de março de 2020. Globalmente, e na América Latina não foi diferente, ciclos iniciados foram completados, decisões de congelamento tomadas, transferências discutidas e, na maioria das vezes, postergadas. Desde o início, entendemos que poderiam haver situações a serem individualizadas, como os casos oncológicos, em que pacientes necessitariam com urgência da preservação de seus gametas previamente a procedimentos cirúrgicos ou eventual quimioterapia que pudesse afetar sua fertilidade futura. Ao mesmo tempo, havia outros casos susceptíveis de individualização.

Passados 30 dias, com novos dados sobre a Covid-19, reconhecendo novos cenários para diferentes países, regiões ou cidades, além da realidade de um período claro de extensão da pandemia, que a infertilidade é definida pela OMS como doença, assim como a própria OMS define o direito de autonomia dos pacientes e:

CONSIDERANDO que, sob a luz de novas evidências científicas, este posicionamento deverá seguir sendo atualizado em momentos sucessivos;

CONSIDERANDO que, segundo a literatura médica, não se identificou até o momento a presença de vírus nos gametas e tratos genitais masculino ou feminino;

CONSIDERANDO que, até o momento, não há evidências a respeito das repercussões do Covid-19 sobre a gestação inicial;

CONSIDERANDO a preocupação com relação às evidências científicas emergentes quanto à possibilidade de transmissão vertical – isto é, da mãe para o bebê;

CONSIDERANDO que os serviços de reprodução assistida devam seguir as recomendações governamentais, respeitando as particularidades locais;

CONSIDERANDO a observação das medidas de distanciamento social, com cuidados na preservação dos pacientes e equipes, quando da assistência;

CONSIDERANDO as condutas para mitigar a sobrecarga do sistema de saúde local;

CONSIDERANDO que o adiamento dos tratamentos de reprodução assistida abrange determinados casos extremamente sensíveis ao tempo e, portanto, inadiáveis, com risco de condenar pessoas a uma infertilidade irreversível – ou seja, esterilidade; e

CONSIDERANDO o respeito à autonomia do paciente,

RECOMENDAM que ciclos de reprodução assistida possam ser realizados sob juízo do profissional assistente, em decisão compartilhada com os usuários do serviço, de forma personalizada, fundamentados e bem documentados, com precaução e bom-senso, evitando-se transferências embrionárias neste momento.

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida – SBRA
Red Latinoamericana de Reproducción Asistida – REDLARA


Referências
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99650-0786 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850 Manhuaçu - MG - (33) 98855-0015

agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Reversão de laqueadura

Reversão de laqueadura

A laqueadura é o procedimento cirúrgico que faz o bloqueio das tubas uterina (trompas) utilizando métodos variados, como eletrocoagulação, clipes e pontos cirúrgicos. O objetivo é impedir o encontro do óvulo com os espermatozoides para evitar a gravidez.

A reversão cirúrgica depende de como a laqueadura foi feita, do dano causado às trompas, do tempo decorrido desde a cirurgia e da idade da mulher.

Quando pode ser realizada a reversão de laqueadura?

Para que a reversão possa ser feita com sucesso, a porção final da tuba uterina (fímbrias) deve ter sido preservada durante a cirurgia de laqueadura e a tuba uterina não pode estar doente ou dilatada.

A cirurgia é realizada por laparoscopia ou laparotomia. Como a tuba uterina mede entre 3 mm e 5 mm de diâmetro, é feita uma microssutura para religar os canais.

No entanto, antes de serem feitos os pontos para ligar os dois lados, é necessário testar se a tuba uterina está aberta. Para isso, injeta-se pelo útero uma solução de soro com corante azul.

Durante a cirurgia de reversão, para que a irrigação sanguínea dos tecidos melhore, a região da cicatriz da laqueadura é extraída.

Para quem a reversão de laqueadura é indicada?

A reversão de laqueadura não garante que a mulher consiga engravidar, pois há outros fatores que interferem nisso. A mulher que busca a técnica precisa verificar se tem boas condições para alcançar a gravidez.

A mulher deve ter no máximo 35 anos de idade, a cirurgia deve ter sido feita há, no máximo, 5 anos e a técnica usada deve permitir a reversão. É importante avaliar se não existem outras alterações que possam levar à infertilidade para que não se realize uma cirurgia que não funcionará por outros motivos.

Casais que não desejam mais de um filho devem avaliar a necessidade do uso de métodos contraceptivos depois da reversão e do parto.

Como ocorre a gravidez após a reversão da laqueadura?

A cirurgia de reversão da laqueadura é realizada para retirar o bloqueio das duas trompas que impede a efetivação da gravidez.

No entanto, a cirurgia não garante que uma gravidez ocorra. Inclusive, há casos de cirurgias que afetam, mutilam ou mesmo inviabilizam a trompa para uma nova fecundação. A maioria dessas cirurgias é feita também por via laparoscópica, como a própria laqueadura.

Assim, é possível que uma mulher engravide depois da reversão, mas isso também depende das condições de saúde da mulher e do procedimento realizado.

O índice de sucesso varia entre 8% e 40% em casais que não apresentavam distúrbios de fertilidade antes da realização da laqueadura. Portanto, as chances de uma gravidez natural depois da reversão estão relacionadas às condições de saúde e à idade da mulher.

Riscos da reversão de laqueadura

As mulheres que se submetem à reversão de laqueadura têm um risco aumentado de ter uma gravidez ectópica.

Alternativa da reversão de laqueadura

Quando os casais que apresentem outros problemas de infertilidade, como uma baixa quantidade de espermatozóides; a mulher tem mais de 35 anos de idade; a cirurgia foi feita ha mais de 5 anos; e o casal não deseja mais de um filho, a melhor opção para o casal é a fertilização in vitro.

Compartilhe:

41
Deixe um comentário

21 Comentar tópicos
20 Respostas do Tópico
1 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
24 Autores de comentários
  Se inscrever  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Daiane Soares

Qual valor da reversão de laqueadura ?

Adriana batista da Silva

A 15 anos

Gerencia Administrativa

Olá Dinese, tudo bem?!
Antes de mais nada, indicamos que passe em consulta com um de nossos especialistas, para que eles possam avaliar o seu caso, e lhe indicar qual a melhor conduta para após avaliação médica.
Grande abraço!

Adriana Assunção

Tenho 39 anos há 10 anos fiz uma laqueadura agora casei novamente e o sonho d meu marido nós ter um filho ja q ele ñ tem nenhum como faço pra reverter a situação tem algum possibilidade de eu engravidar novamente me ajudem por favor

Clínica Origen

Olá, Adriana. Cada caso é um caso, então é necessária uma avaliação. Agende uma consulta. Atenciosamente.

Raquel Santos

Tenho 36 anos e sou ligada a 6 anos mas gostaria de rerverte minha cirurgia como eu faço

Clínica Origen

Olá, Raquel. Agende uma consulta para que um especialista possa fazer a avaliação do seu caso.

Sou laqueada a 18,anos,já tenho 39,gostaria de reverter porque me casei a dês anos meu esposo e onze anos mas novo que eu não tem filho pretendemos ter filho será que através da reversão conseguimos

Clínica Origen

Olá, Adriana! Para saber se é possível a reversão é necessário que você procure um especialista para avaliar o seu caso. Obrigado por acessar o nosso blog. 🙂

Ruberice de jesus silva

Eu tenho 37 quero fazer arevecao a possibilidade ainda de imgavida tem 10 anos

Clínica Origen

Olá, Ruberice, cada caso é um caso, então é necessária uma avaliação e os devidos exames para poder indicar o melhor tratamento, seja a reversão ou a fertilização in vitro. Atenciosamente.

Juliana Donato

Quero fazer a reversão da laqueadura tenho um novo relacionamento e ele não tem filho, eu já tenho duas ,estou amarrada a 7 anos. Por favor me ajudem.

Clínica Origen

Olá, Juliana. Cada caso é diferente, então é necessário passar em consulta para que o especialista indique o melhor tratamento. atenciosamente

Paula Roberta do Vale Pantoja

Tive dois filhos mas só um e do meu relacionamento gostaria de engravidar de novo como posso fazer queria fazer uma reverte a sirugia

Clínica Origen

Paula, tudo bem?

Agente uma consulta para que possamos te ajudar. 🙂

https://origen.com.br/contato

Lucielenerossi

Fais 7 anos que laquiei e tenho 31 anos quero fazer a reversao

Clínica Origen

Olá, Luciele, tudo bem? Muitas mulheres que fizeram a laqueadura tem o desejo da reversão, para avaliarmos se é possível reverter é necessária uma avaliação. Agende uma consulta, ficaremos felizes em ajuda-la. Atenciosamente.

angelica

estou querendo fazer a revesao tem 7 anos que sou revestida gostaria de saber onde fica este hospital

Clínica Origen

Olá, Angelica. Somos uma clínica, para saber nossos endereços acesse: https://origen.com.br/contato/

Esperamos por você! 🙂

Kele

Fiz tem 12 anos tenho chances ?qual valor da consulta?

Clínica Origen

Olá, Kele. Temos que avaliar, não é possível afirmar as chances sem antes fazer os devidos exames. Marque uma consulta, ficaremos felizes em ajudar. Entre em contato conosco pelos telefones: (31) 2102-6363 (31) 99650-0786

Atenciosamente.

deyse flavia dos Santos

Eu queria muito o meu novo marido não tem mim ajuda

Clínica Origen

Olá, Deyse. O indicado é que busque um especialista em reprodução assistida para uma avaliação do seu caso. Atenciosamente.

Izaura Maria Lemos dos santos

Gostaria de desliga tenho 38 anos sou liga há quase 20 anos quanto custa

Clínica Origen

Olá, Izaura.Para saber se a reversão é possível é necessária passar em consulta, para que com os exames certos seja feito o diagnóstico e indicado o melhor tratamento. Atenciosamente.

Bianca Nunes Meirelles

Boa tarde queria sabe como faço pra desfazer da laqueadura

Clínica Origen

Olá, Bianca, tudo bem? O primeiro passo é agendar uma consulta com o especialista, pois é necessária uma avaliação para sabermos se é possível a reversão. Atenciosamente.

Glayce nelma

Tenho 41 ano sou ligada dez dos 25 ano estou casada a 5 anos e quero engravida qual o melhor procedimento

Clínica Origen

Olá, Grayce. É necessária uma avaliação, pois existem alternativas para a gravidez após a laqueadura, como por exemplo a fertilização in vitro. Atenciosamente equipe Origen

Claudia de nazare barbosa dos santos

Olá tudo bem meu nome e claudia tenho 27 anos sou laqueada a 5 anos ,mas eu e meu esposo queremos ter outro filho .. qual valor da reversão de laqueadura em belem?

Clínica Origen

Olá, Claudia! Tudo bem? Para informações sobre valor, peço que por gentileza entre em contato conosco pelos telefones: (31) 2102-6363
(31) 99650-0786

Atenciosamente.

mayara

Boa tarde, gostaria muito de fazer a reversão da laqueadura, como faço??

Clínica Origen

Olá Mayara, tudo bem? Esperamos que sim. Você precisa passar em consulta para que possamos avaliar o seu caso. Entre em contato com a Origen mais próxima. Ficaremos felizes em atendê-la. Atenciosamente equipe Origen.

Carla Braga teixeira

Eu sou ligada 17 anos tenho 44anos e tenho muita vontade de engravidar denovo será que não e possível

Clínica Origen

Olá, Carla. O primeiro passo é buscar um especialista, pois é necessária uma avaliação para que assim possa indicar o melhor tratamento. 🙂

Socorro Domingos

Eu gostaria de fazér á revisão eu teu 36 anos e fais 3anos e 6mês que fis á laqueadura

Clínica Origen

Olá, Socorro. Você pode agendar uma consulta na clinica Origen mais próxima, veja os endereços no nosso site. Atenciosamente equipe Origen.

Deuzimar

Boa noite meu nome é deuzimar e quero saber si a clínica e aqui em São Paulo..tem 14 anos q fez e a laqueadura

Olá Deizimar, tudo bem,
Não infelizmente não temos uma unidade em São Paulo.
Por favor, olhe em nossa página quais unidades ficam mais perto para você.
https://origen.com.br/unidades/

Obrigado!

Jessica alves

Tenho 28 anos to com 4 filhos quero fazer a reversão e caro ?

Olá Jessica, tudo bem?!
Essa é uma questão a ser discutida com seu médico ginecologista, pois alguns fatores devem ser considerados.
Como você ainda é jovem deve pensar em quantos filhos ainda pretende ter ou quais são os reais motivos para que passe pela cirurgia. Também é importante ponderar as chances de sucesso ou não dessa cirurgia de acordo com seus objetivos.
Converse com seu ginecologista ou marque uma consulta com um de nossos especialistas para uma avaliação individual de seu caso.

Muito obrigado pela mensagem, forte abraço!

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco