
Histeroscopia
A histeroscopia vem sendo utilizada no auxílio diagnóstico em ginecologia desde meados do século XIX. Este método permite a visão direta do canal cervical e da cavidade uterina, permitindo assim a identificação de anomalias anatômicas e funcionais.
É um exame de alta sensibilidade e especificidade, sendo considerado o padrão-ouro.
As alterações mais comuns identificadas são miomas sub mucosos, pólipos, má formações, aderências (sinéquias) e endometrite. A grande vantagem desse método, é permitir o tratamento de diversas alterações no mesmo tempo.
Não existe melhor época para realização do exame.
Na primeira fase do ciclo, devido à menor espessura do endométrio, os óstios tubários podem ser melhor avaliados.
Já na segunda fase – fase secretora – consegue-se uma melhor avaliação da fase funcional do endométrio. No estudo da infertilidade, quando é necessário confirmar imagens obtidas pela histerossalpingografia com concomitante biópsia de endométrio, deve-se realizá-la do 22° ao 24° dia do ciclo.
Na grande maioria das vezes, é realizada com uso de anestésicos locais, sem necessidade de anestesia geral e internação, sendo considerado um procedimento ambulatorial.
Contraindicações a Histeroscopia
As contraindicações absolutas são suspeita de gravidez, presença de doença inflamatória pélvica ativa ou cervicite, além do diagnóstico de carcinoma invasor do colo uterino.
Endometrite isolada e sangramento ativo são contraindicações relativas. No caso de sangramento, apenas troca-se o meio de distensão: utiliza-se um meio líquido.
Possíveis complicações da Histeroscopia
A complicação mais frequente é a dor e o sangramento da endocérvice geralmente se deve à passagem da ótica.
Compartilhe:
Qual o período de repouso da paciente
Renilda, geralmente é indicado um repouso de 24h. No entanto, cada caso é único, portanto essa recomendação pode ser diferente dependendo da mulher e das condições.
Qual é o valor do procedimento?
Alessandra, por gentileza, entre em contato conosco via telefone para informações sobre valores.
Abraços. Aguardamos seu contato.
Fiz uma histeroscopia com biópsia e a médica disse que na sua visualização ela acredita que seja câncer. É possível só na visualização através da histeroscopia já ter quase certeza que a mulher esteja com câncer?
Sim, Lenira, a histeroscopia pode ajudar no diagnóstico de câncer. Mas é importante que converse com a sua ginecologista e aguarde o resultado dos exames para saber exatamente o que está havendo.
Boa sorte!