Uretrite é o nome dado a inflamação que ocorre na uretra, por consequência essa inflamação apresenta sintomas e secreção local. A Uretrite pode ser causa por:
- causa bacteriana (gonococo, clamídia, Coli);
- causa química (por exemplo, espermicida usado durante as relações);
- causa traumática (cirurgias, corpo estranho).
Tipos de uretrite
Os tipos mais comuns de uretrites infecciosas são sexualmente transmitidas, e são classificadas em uretrites gonocócicas e não gonocócicas.
As gonocócicas são causadas pela Neisseria gonorrhea, e são transmitidas por relação sexual vaginal, oral ou anal sem o uso de preservativo.
As não gonocócicas são causadas por diferentes tipos de germes, entre os quais a Chlamydia trachomatis que também é transmitida por relação sexual sem o uso de preservativo.
Outros germes podem causar uretrites embora não frequentemente como a Trichomonas vaginalis, Ureaplasma urealyticum, Mycoplasma hominis, Staphylococcus sp e Candida albicans. Existem casos mais raros como as uretrites traumáticas causadas por sondas ou algum corpo estranho, as uretrites por vírus, uretrites associadas à neoplasia ou ao condiloma intra-uretral e uretrite psicogênica.
Uretrite em homens
Geralmente, os sintomas de uretrite em homens são locais, e podem ser identificados como:
- corrimento;
- prurido – coceira;
- formigamento;
- disúria – dificuldade para urinar que pode ser acompanhada de dor.
A suspeita da doença é levantada pelo urologista quando o paciente relata alguns dos sintomas acima e concluído quando obtidos resultados em exames clínicos. O diagnóstico é fechado quando um resultado positivo ou num teste de leucócito esterase na urina, ou pelo menos 10 glóbulos brancos por campo de alta potência em sedimento urinário.
Os agentes patogênicos primários associados com a condição são Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae. As disparidades raciais na prevalência de infecções sexualmente transmissíveis persistem em muitos países, com taxas de gonorreia 40 vezes maior em adolescentes negros do sexo masculino, do que em adolescentes do sexo masculino brancos.
Estudos recentes têm-se centrado na identificação das causas de condição não gonocócica e no desenvolvimento de testes para organismos atípicos como espécies Mycoplasma genitalium e Ureaplasma.
Patógenos menos comuns identificados em pacientes com uretrite incluem espécies Trichomonas, adenovírus e vírus herpes simplex. Achados, história clínica e exame podem ajudar a distinguir uretrite de outras síndromes urogenitais, como orquite, e prostatite.
Os objetivos do tratamento incluem alívio dos sintomas; prevenção de complicações no paciente e nos seus parceiros sexuais; redução da transmissão de co-infecções (vírus da imunodeficiência humana em particular); identificar e tratar os contatos do paciente; e incentivar mudanças de comportamento que irão reduzir o risco de recorrência.
A combinação de azitromicina ou doxiciclina com ceftriaxona ou cefixima é considerada uma terapêutica empírica de primeira linha em pacientes com esta condição. Existe uma associação entre uretrite e um aumento da concentração de vírus da imunodeficiência humana no sêmen.
Causas da Uretrite
A uretrite pode ter causa tanto bacteriana quanto viral, química e traumática.
Entre as bactérias que mais costumam causar uretrite estão: Neisseria gonorrhoeae, que pode desenvolver-se também na faringe e no canal do ânus, e Chlamydia trachomatis, que desenvolve-se dentro das células.
Outras bactérias que comumente provocam infecções no trato urinário também causam uretrite, como a Escherichia coli.
Uretrite também pode ser provocado por alguns vírus, especialmente em decorrência de alguma doença sexualmente transmissível (DST).
Gonorreia e clamídia estão entre as principais doenças venéreas capazes de provocar a inflamação. Além deles, os vírus causadores de HPV e herpes simples também parecem estar envolvidos nas possíveis causas da uretrite.
Mas este problema também pode ser causado por causas químicas, como por exemplo com o uso de espermicidas, e por motivos traumáticos, como uma cirurgia ou presença de um corpo estranho na uretra.
Fatores de risco relacionados a Uretrite
A grande maioria das uretrites são causadas por infecções decorrente da exposição sexual desprotegida.
Além disso, pessoas do sexo feminino e do sexo masculino estão sob risco parecido de contrair a doença. A mulher especialmente se estiver em fase reprodutiva e o homem, se tiver entre 20 e 35 anos.
Uma pessoa que for exposta a muitos parceiros sexuais está sob maior risco de contrair uretrite. Além disso, ter um histórico de doenças sexualmente transmissíveis aumenta o risco de se desenvolver o problema.
Sintomas de Uretrite
Os principais sinais e sintomas de uretrite são:
Nos homens
- Sangue na urina;
- Sangue no sêmen;
- Ardência e dor ao urinar (disúria);
- Secreção no pênis;
- Micção frequente e urgente;
- Coceira, sensibilidade ou inchaço do pênis ou área da virilha;
- Dor na relação sexual ou durante a ejaculação;
- Raramente ocorrem episódios de febre.
Nas mulheres
- Dor abdominal
- Queimação ao urinar
- Febre e calafrios
- Micção frequente e urgente
- Dor pélvica
- Secreção vaginal
Diagnóstico
Na consulta com um médico, para realizar um diagnóstico exato, ele poderá fazer um exame físico e, em seguida, lhe fazer uma série de questionamentos a respeito de seu histórico clínico.
Quando há dor ao urinar, isso costuma ser sinal de infecção. No entanto, alguns testes podem ser feitos para confirmar o diagnóstico por uretrite. Por exemplo:
- Exames de urina para detectar gonorreia, clamídia ou outras DSTs;
- Análise de uma amostra de secreção retirada da uretra;
Exames de sangue geralmente não são necessários para o diagnóstico de uretrite, mas sim caso o médico considere necessário realizá-los para eliminar possíveis outras causas envolvidas ou não com os sintomas.
Prevenção e tratamento
As doenças sexualmente transmitidas que causam uretrite podem ser evitadas com a utilização de um preservativo.
O tratamento depende da causa da infecção. Entretanto, a identificação do organismo que causa uretrite pode levar dias. Dessa forma, os médicos normalmente começam o tratamento com antibióticos que curam as causas mais comuns.
Para homens sexualmente ativos, o tratamento é normalmente realizado com uma injeção de ceftriaxona para a gonorreia mais azitromicina oral ou doxiciclina oral para a clamídia. Se os exames excluírem a possibilidade de gonorreia e clamídia, trimetoprim/ sulfametoxazol ou um antibiótico à base de fluoroquinolona (como ciprofloxacina) pode ser usado. As mulheres são tratadas como se tivessem cistite.
Para o tratamento de uma infecção por herpes simples, pode ser necessário um medicamento antiviral, como o aciclovir.
O que acontece se uretrite não for tratada?
Dependendo da causa da infecção, pode ocorrer dor e inchaço nas articulações ou infecção nos olhos. Em homens, a infecção pode se espalhar para os testículos e ocasionar infertilidade. Nas mulheres a infecção da uretra geralmente é acompanhada por infecção no cérvix, a qual pode se espalhar e causar dor severa e dano permanente ao sistema reprodutivo causando infertilidade feminina.
Como outras doenças sexualmente transmissíveis, se não tratada, uretrite pode aumentar a probabilidade de contrair e espalhar o vírus HIV. Se você tiver sintomas de uretrite procure um médico imediatamente para evitar complicações.
Os parceiros sexuais devem ser tratados?
Se você for diagnosticado com uretrite é importante informar a todos com quem teve relação sexual nos últimos 2 meses, de modo que possam ser examinados e tratados. Não tenha relações sexuais até que você e seus parceiros tenham terminado completamente o tratamento, ou poderá ser infectado novamente.
Uretrite e Gravidez
Todas as mulheres grávidas devem ser testadas para doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV, o mais cedo possível durante a gravidez.
Se não tratadas, doenças sexualmente transmissíveis podem ser devastadoras para o bebê. Para proteger a si mesma e seu bebê, sempre use preservativos ao ter relações sexuais
Complicações possíveis
Homens com uretrite podem desenvolver cistite, epididimite, orquite e prostatite. Após uma infecção grave, a uretra pode ficar com cicatriz e, portanto, sofrer um estreitamento da uretra.
Já as mulheres que tiverem a doença podem acabar desenvolvendo as seguintes complicações: cistite, cervicite, além de doença inflamatória pélvica.
Expectativas
Com o diagnóstico e tratamento corretos, a uretrite geralmente desaparece sem nenhuma complicação.
Contudo, a infecção pode levar a um dano permanente na uretra, como no caso de surgimento de cicatriz nessa região, e outros órgãos do trato geniturinários tanto nos homens como nas mulheres.