Agende a sua consulta
gravidez-com-ovulos-congelados

Gravidez com óvulos congelados

Por Equipe Origen

Publicado em 17/08/2017

O índice de gravidez alcançado com a fertilização de óvulos congelados pela técnica de vitrificação (criopreservação) é de 40%.

“Atingimos uma taxa quase equivalente aos procedimentos realizados com óvulos frescos, um número surpreendente”, afirma Selmo Geber, diretor da Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida e médico do Centro de Medicina Reprodutiva Origen.

Essa técnica é realizada com pioneirismo pela Origen em Minas Gerais.

O congelamento de óvulos, ou criopreservação, tem sido uma alternativa para um número cada vez maior de mulheres que querem evitar os riscos de uma possível infertilidade em função da idade.

“Existe uma perda gradativa e natural da quantidade e da qualidade dos óvulos. O maior impacto é sentido a partir dos 35 anos, dificultando o processo de gravidez”, esclarece Selmo.

A técnica é procurada também por pacientes que podem se tornar inférteis devido a tratamentos de câncer – quimioterapia ou radioterapia – ou a situações que levem à necessidade de retirar os ovários para o tratamento da doença, como infecções pélvicas, cistos ou a endometriose grave.

Outro fator observado para o aumento da procura pelo procedimento é a dedicação das mulheres na construção de uma carreira sólida. “A percepção de muitas é a de que uma gravidez poderia interromper o crescimento profissional dentro de empresas e, em nome da carreira, elas têm adiado o sonho da maternidade. O congelamento surge como uma boa alternativa para uma gravidez tardia, mas bem-sucedida”, avalia Selmo Geber.

Criopreservação – Procedimento

O objetivo da criopreservação dos óvulos pela técnica de vitrificação é conservar o material para que possa ser fertilizado no futuro, reduzindo o risco de perda da capacidade reprodutiva.

“O óvulo é submetido a uma variação de temperatura de 37 oC a -196 oC em menos de um segundo. O material congelado é armazenado em nitrogênio líquido por tempo indefinido”, explica o médico. O mesmo processo pode ser aplicado em óvulos, ovários, embriões e espermatozoides.

Você possui mais dúvidas? Participe do Fórum da Clínica Origen. Veja perguntas feitas por visitantes e interaja conosco!

Importante Este texto tem apenas caráter informativo e não substitui a avaliação médica individualizada. Atualizamos nosso conteúdo com frequência, mas o conhecimento médico e a ciência evoluem rapidamente, por isso alguns conteúdos podem não refletir as informações mais recentes. Dessa forma, a consulta médica é o melhor momento para se informar e tirar dúvidas. Além disso, podem existir diferenças plausíveis baseadas em evidências científicas nas opiniões e condutas de diferentes profissionais de saúde.

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.