Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Gravidez com óvulos congelados

Gravidez com óvulos congelados

O índice de gravidez alcançado com a fertilização de óvulos congelados pela técnica de vitrificação (criopreservação) é de 40%.

“Atingimos uma taxa quase equivalente aos procedimentos realizados com óvulos frescos, um número surpreendente”, afirma Selmo Geber, diretor da Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida e médico do Centro de Medicina Reprodutiva Origen.

Essa técnica é realizada com pioneirismo pela Origen em Minas Gerais.

O congelamento de óvulos, ou criopreservação, tem sido uma alternativa para um número cada vez maior de mulheres que querem evitar os riscos de uma possível infertilidade em função da idade.

“Existe uma perda gradativa e natural da quantidade e da qualidade dos óvulos. O maior impacto é sentido a partir dos 35 anos, dificultando o processo de gravidez”, esclarece Selmo.

A técnica é procurada também por pacientes que podem se tornar inférteis devido a tratamentos de câncer – quimioterapia ou radioterapia – ou a situações que levem à necessidade de retirar os ovários para o tratamento da doença, como infecções pélvicas, cistos ou a endometriose grave.

Outro fator observado para o aumento da procura pelo procedimento é a dedicação das mulheres na construção de uma carreira sólida. “A percepção de muitas é a de que uma gravidez poderia interromper o crescimento profissional dentro de empresas e, em nome da carreira, elas têm adiado o sonho da maternidade. O congelamento surge como uma boa alternativa para uma gravidez tardia, mas bem-sucedida”, avalia Selmo Geber.

Criopreservação – Procedimento

O objetivo da criopreservação dos óvulos pela técnica de vitrificação é conservar o material para que possa ser fertilizado no futuro, reduzindo o risco de perda da capacidade reprodutiva.

“O óvulo é submetido a uma variação de temperatura de 37 oC a -196 oC em menos de um segundo. O material congelado é armazenado em nitrogênio líquido por tempo indefinido”, explica o médico. O mesmo processo pode ser aplicado em óvulos, ovários, embriões e espermatozoides.

Você possui mais dúvidas? Participe do Fórum da Clínica Origen. Veja perguntas feitas por visitantes e interaja conosco!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

0
Would love your thoughts, please comment.x