Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Teste de gravidez Beta hCG: aprenda a interpretar os resultados

Teste de gravidez Beta hCG: aprenda a interpretar os resultados

Você sabe a partir de quando um teste de gravidez pode dar positivo? A gravidez é iniciada, de fato, a partir do contato do embrião, o produto da fecundação do óvulo e espermatozoide, com o tecido do útero chamado de endométrio. A esta fase dá-se o nome de nidação ou implantação embrionária.

A nidação começa em torno do sexto dia após a fecundação. Assim que o embrião adere ao útero materno, ele começa a produzir substâncias para se manter ali até o final da gestação: o hCG, sigla para gonadotrofina coriônica humana. É assim que começa a gravidez!

Você sabe como é possível detectar o hCG no organismo materno? Se o resultado for positivo, sabe o que pode indicar? Então, continue acompanhando nosso post. Vamos falar sobre tudo isso a seguir!

Quais são as formas de medir o hCG?

Atualmente, o diagnóstico de gravidez é cada vez mais preciso, já que novos métodos de confirmação estão sendo lançados e têm resultados com índices altos de eficácia, como o ultrassom e a dosagem de hormônios.

A dosagem do hCG é atualmente o método inicial solicitado pelos médicos quando há suspeita de uma gravidez. Ou seja, quando a mulher nota um atraso menstrual e outras alterações em seu corpo, como a sensação dolorosa nas mamas, geralmente ela procura um médico ou recorre à farmácia em busca de um teste de gravidez.

Esse teste consiste em detectar a presença ou não do hCG na urina e informa apenas se o resultado é positivo ou negativo. Muitas vezes, o teste acusa resultados incorretos quando feitos precocemente, pois, no início da gestação, a quantidade de hCG pode ser insuficiente para positivar o exame.

Dessa forma, existe uma maneira mais eficiente de se dosar o hCG, que é detectar o Beta hCG no sangue materno. O Beta hCG é uma porção específica da gonadotrofina coriônica humana que está presente apenas nesse hormônio e, quando positivo (forma qualitativa) e acima dos valores de referência (forma quantitativa, expressa em números) no exame de sangue, confirma que houve a nidação.

Como interpretar o exame de Beta hCG?

O Beta hCG pode ser detectado no sangue de uma mulher grávida entre o 8º e o 11º dia após a concepção. Seus níveis aumentam rapidamente ao passar dos dias, atingindo um pico entre 9 a 12 semanas (em torno de 90 dias).

Os valores variam da seguinte forma:

O que o resultado positivo pode indicar?

Em uma gestação de boa evolução, e com o saco gestacional dentro do útero, o esperado é que os valores do Beta hCG dobrem a cada dois dias. Assim, podemos acompanhar a evolução da gravidez com ótima sensibilidade, quando necessário.

Além da gestação, um resultado positivo do exame de Beta hCG pode ser o primeiro sinal de gravidez ectópica, aquela que acontece fora da cavidade uterina, mais comumente nas tubas uterinas, onde ocorre a fecundação.

Nessa condição, o teste de gravidez também será positivo, mas ao ultrassom não haverá saco embrionário aderido ao endométrio. Outra condição que a dosagem de Beta hCG pode ser utilizada é após um abortamento. Nesse caso, espera-se que seus níveis reduzam após a perda do feto.

Gostou deste texto? Então não deixe de ler nosso artigo sobre indutores da ovulação e como eles podem ajudar a engravidar!

Teste de gravidez Beta hCG: aprenda a interpretar os resultados
5 (100%) 1 voto

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os sintomas de miomas uterinos?

Conheça os principais sintomas de miomas uterinos

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco