agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

FIV e hCG: qual a relação?

FIV e hCG: qual a relação?

O sistema endócrino produz diversos hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo. Cada um deles possui uma função importante, como controlar o nível de glicose (insulina) ou preparar o seu corpo para a ação (adrenalina). Quando falamos sobre função reprodutiva, não podemos deixar de citar o hCG, especialmente, na fertilização in vitro (FIV).

O hCG começa a ser produzido quando a mulher engravida, por isso, é conhecido como o hormônio da gravidez. Ele também pode ser utilizado nas técnicas de reprodução assistida na etapa de indução da ovulação e maturação dos óvulos.

Nessa etapa, a paciente recebe medicamentos hormonais para desenvolver um número maior de folículos ovarianos. Na fertilização in vitro, a estimulação ovariana é uma das etapas mais importantes do processo, que é finalizado com a administração do hCG.

Neste artigo, vamos nos aprofundar sobre o uso do hCG na FIV. Continue a leitura e confira!

Qual é a função do hormônio hCG?

O hCG é o hormônio da gonadotrofina coriônica humana e, no contexto da reprodução assistida, ele é utilizado na forma de medicamentos e de forma natural, sendo produzido pelo corpo feminino. A sua produção está diretamente relacionada com o ciclo menstrual. Ele é produzido pelas células da placenta quando a mulher engravida, para manter a gestação.

Em ciclos de FIV, sua função é estimular o amadurecimento dos óvulos pela retomada da meiose.

Na reprodução assistida, o hCG é utilizado em todas as técnicas, principalmente, na fertilização in vitro.

Qual é a relação entre o hCG e a FIV?

O hCG desempenha um papel de destaque durante o tratamento da FIV em dois momentos: na estimulação ovariana e na confirmação da gravidez. A seguir, vamos mostrar como o hCG atua na FIV.

hCG na estimulação ovariana

O hCG é utilizado como indutor da ovulação, ou seja, o seu papel é induzir o amadurecimento dos óvulos antes da sua coleta.

Durante a estimulação ovariana a paciente faz ultrassonografias seriadas para verificar o crescimento dos folículos ovarianos. Quando eles atingirem o tamanho ideal, uma dose de hCG é administrada para induzir o amadurecimento dos óvulos.

Ele também é utilizado nas demais técnicas de reprodução assistida — a relação sexual programada e a inseminação artificial — para induzir a ovulação, isto é, a ruptura folicular para que haja liberação dos óvulos, além do amadurecimento deles.

Na FIV, quanto mais folículos ovarianos, melhor. Cerca de 36 horas após a administração do hCG, os folículos ovarianos da paciente são coletados e os óvulos são preparados para a fecundação.

Ela ocorre em laboratório e, após alguns dias de observação, os embriões viáveis são transferidos para o útero da paciente para serem implantados no endométrio, encerrando o ciclo da FIV.

hCG no teste de gravidez

O hCG — mais precisamente uma parte dele chamado beta hCG — é muito conhecido como o hormônio que indica a gravidez. Como já abordamos, ele é produzido naturalmente por células que dão origem à placenta durante a gestação.

Ele começa a ser produzido após a implantação. O hCG aumenta ao longo do primeiro trimestre da gestação (os níveis aumentam a cada semana), estabilizando a partir do segundo. Por isso, os sintomas são mais intensos no começo da gestação.

Cerca de 14 dias após a punção folicular, a paciente pode fazer o teste de gravidez para confirmar o sucesso da FIV. O teste verifica a presença do hCG, que pode ser detectada por exames de sangue ou de urina.

Dois momentos definem a relação que ocorre entre o hCG e a FIV: a estimulação ovariana e o teste de gravidez. Durante o tratamento da fertilização in vitro, a paciente recebe uma dose do hormônio hCG para induzir o amadurecimento dos óvulos.

Cerca de 9 a 12 dias após a transferência dos embriões, o casal pode realizar o teste de gravidez. O resultado depende da concentração de hCG presente no sangue ou na urina da mulher (de acordo com o tipo de exame realizado).

Neste artigo, mostramos como o hCG está presente no processo da FIV. Para saber mais sobre a técnica de reprodução assistida com maior taxa de sucesso, confira o nosso material sobre a fertilização in vitro!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x