agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

O que é receptividade endometrial?

O que é receptividade endometrial?

Durante o ciclo menstrual, a mulher experimenta diversas mudanças em seu aparelho reprodutor, devido a ações de hormônios, e a receptividade endometrial muda de acordo com a fase.

Este texto explica melhor esse processo tão fundamental para a reprodução humana. Se você pretende ter um bebê, seja por meio natural ou via reprodução assistida, acompanhe o artigo e entenda o que é receptividade endometrial, quais elementos podem alterá-la, por que é essencial para a fertilidade e como a medicina ajuda a solucionar falhas de implantação.

O que é receptividade endometrial?

A receptividade endometrial está relacionada à condição do endométrio de receber um embrião, etapa essencial para o início da gestação.

Durante o ciclo menstrual, essa parede se torna mais espessa e vascularizada, sob ação hormonal, o que possibilita que a camada aceite essa fixação. Esse estado permanece por apenas alguns dias, período conhecido como “janela de implantação”.

Em um intervalo de tempo de cerca de 3 dias, o endométrio está mais receptivo para receber o embrião.

No entanto, essa regra não se aplica a todas às mulheres. Uma “janela de implantação deslocada”, isto é, quando a receptividade endometrial acontece dias antes ou depois do previsto, pode influenciar negativamente as chances de uma nidação (implantação embrionária) bem-sucedida — inclusive em tratamentos com reprodução assistida.

Por que a receptividade endometrial é importante para a gestação?

A nidação marca o início da gravidez. Após a implantação das células embrionárias no endométrio, forma-se a placenta, desenvolve-se o feto e, posteriormente, cresce o bebê. Essas são, portanto, etapas essenciais para o sucesso da gestação.

Se o embrião chega à camada interna uterina em um momento de não receptividade, a chance de a gravidez acontecer é menor. Isto significa que, mesmo após fecundação bem-sucedida, a gestação não começa e o embrião é absorvido.

Por isso, na FIV (fertilização in vitro), realiza-se a sincronização para o melhor momento da transferência dos embriões.

O que pode afetar a receptividade endometrial?

Algumas condições podem aumentar a probabilidade de uma “janela de implantação deslocada” e geralmente a causa está em um desequilíbrio hormonal. Afinal, se o ciclo menstrual é controlado por hormônios, se não há secreção de estrogênio e progesterona, por exemplo, não acontece o aumento na espessura do endométrio.

A receptividade endometrial representa, como esclarecido ao longo do texto, o momento ideal em que a camada interna do útero está mais espessa e, portanto, preparada para receber o embrião e dar início a uma gestação.

Se você quiser entender melhor como funciona a técnica em que a criopreservação de embriões é possível, leia a página sobre a FIV (fertilização in vitro).

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x