Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Conheça os principais sintomas da nidação

Conheça os principais sintomas da nidação

A nidação é o momento de implantação do embrião no útero da mulher. Após o óvulo ser fecundado pelo espermatozoide nas tubas uterinas, ele migra em sentido ao útero para se fixar no endométrio, que receberá o embrião e permitirá que ele se desenvolva por 9 meses. A mulher raramente apresenta sintomas da nidação e, por serem discretos, podem passar despercebidos!

Algumas mulheres percebem sinais ou sintomas do período da fecundação e da implantação embrionária no tecido endometrial, que são sinais de gravidez e, muitas vezes, motivam a mulher a realizar um teste ou procurar um médico.

Você conhece os principais sintomas da nidação? Sabe quando ela ocorre? Então acompanhe nosso artigo. Vamos falar mais sobre o assunto e esclarecer suas dúvidas!

Quando a nidação ocorre?

Para que haja a nidação, o espermatozoide deve ter fecundado o óvulo e formado o embrião algum tempo antes. A nidação acontece cerca de 7 a 15 dias depois do período fértil.

Afinal, quais os sintomas da nidação?

Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre e um pequeno sangramento amarronzado ou rosa. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

Algumas vezes pode haver um pequeno sangramento vaginal, que está associado ao momento da nidação. A isso chamamos de sinal de Hartman.

A mulher que notar tais sintomas deve ficar atenta, pois, se eles permanecerem por mais de 3 dias, algo pode não estar bem e recomenda-se que ela procure um médico, principalmente após quadro de sangramento prolongado e fortes dores abdominais.

Toda mulher apresenta sintomas durante a nidação?

Toda mulher que engravida passa pela nidação após a fecundação do óvulo. Esse é um processo natural para que ocorra a gestação. No entanto, nem todas as mulheres apresentam sintomas de nidação. No entanto, quando apresentam, eles podem variar, tanto do ponto de vista da intensidade como da duração.

Sintomas como pequenos sangramentos e cólicas menstruais, que podem indicar a proximidade da menstruação, nem sempre indicam gravidez. Por isso, é importante conhecer os sintomas e realizar um teste de gravidez, que indicará se o óvulo foi fecundado e se houve nidação.

O teste poderá estar positivo num prazo de até 24 horas após a mulher notar os sintomas de nidação, mas nem todo organismo responde da mesma forma. É necessário um período de tolerância, uma margem, para aguardar até que o nível de hCG aumente em uma quantidade razoável para acusar positivo no exame de farmácia ou mesmo no beta hCG coletado no sangue.

Portanto, é importante que a mulher conheça seu corpo e seu ciclo menstrual, para notar os sintomas da nidação ou que algo não está normal e que deverá procurar seu médico. Na presença de sintomas, analgésicos costumam aliviar a dor abdominal, assim como bolsas quentes sobre a região dolorosa.

Ainda tem alguma dúvida? Quer saber mais sobre o assunto? Então não perca mais nenhum conteúdo. Assine nossa Newsletter!

Conheça os principais sintomas da nidação
5 (100%) 2 votos

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco