A maioria das mulheres sonha em ter um filho, mas a gravidez tem sido adiada cada vez mais. Estudo, vida profissional e a falta de um parceiro fixo são alguns dos motivos que levam as mulheres a deixar para depois o desejo de ser mãe. E, quanto mais o tempo passa, menores são as chances de engravidar!
Nesse momento, surge a seguinte pergunta: como preservar a fertilidade feminina? Neste post, reunimos 6 dicas simples que são boas para a saúde e podem ajudar a conservar os óvulos das mulheres e garantir uma gestação segura. Confira!
1. Visite um ginecologista periodicamente
As consultas periódicas são muito importantes, pois a mulher passa por uma avaliação geral e, assim, é possível verificar se está tudo certo com o seu aparelho reprodutor. Além disso, essas consultas viabilizam a detecção de desequilíbrios hormonais e outros eventos que, de alguma forma, podem afetar a fertilidade feminina.
Portanto, não espere apresentar sintomas para procurar um ginecologista. Passe por consultas de rotina pelo menos a cada 12 meses.
2. Reduza a ingestão de álcool
Mais uma dica para preservar a fertilidade feminina é reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool em excesso prejudica o bom funcionamento dos ovários, interferindo no ciclo menstrual e podendo, até mesmo, interromper o processo de ovulação.
3. Abandone o tabagismo
O cigarro contém substâncias que prejudicam o funcionamento do organismo, alterando a sua capacidade de produzir os hormônios necessários para regular a ovulação. Não só o cigarro, mas também outros tipos de drogas retardam o desenvolvimento dos óvulos e favorecem a ocorrência de anomalias genéticas.
O tabagismo ainda provoca o envelhecimento precoce das células do corpo, incluindo as células reprodutoras femininas.
4. Combata o estresse
O estresse pode prejudicar todo o funcionamento do organismo, inclusive a produção de hormônios essenciais para o processo de ovulação, como a prolactina e a gonadotrofina. Quando a mulher está com níveis elevados de estresse, há alterações no seu ciclo menstrual e, em casos mais graves, a menstruação pode até cessar.
Para combater o estresse, é necessário adotar uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos e realizar atividades relaxantes e que proporcionam prazer, como viagens, meditação e acupuntura.
5. Mantenha uma alimentação balanceada
Opte por uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e grãos, evitando açúcares e gorduras saturadas. Inclua em suas refeições alimentos com ômega 3, como peixes de água fria e nozes.
Uma dieta balanceada, aliada à prática regular de atividades físicas, pode ajudar na fertilidade feminina, pois retarda o envelhecimento celular e diminui a formação de radicais livres — responsáveis por prejudicar a qualidade dos óvulos.
Além disso, os exercícios físicos e uma boa alimentação contribuem para a manutenção da boa forma e evitam a obesidade, que é um dos fatores que prejudica o ciclo ovulatório.
6. Estude a possibilidade de congelar seus óvulos
Uma dica para quem ainda acha que não está no momento ideal para a gestação, mas não quer abandonar o sonho de ser mãe é fazer o congelamento de óvulos, também conhecido como criopreservação.
Atualmente, a técnica de congelamento mais utilizada é a vitrificação, que consiste em colocar os óvulos em substâncias crioprotetoras para evitar a formação de cristais de gelo — que podem danificar os óvulos não fecundados — e preservar suas estruturas internas.
Em seguida, é feito o armazenamento, por tempo indeterminado, em nitrogênio líquido a uma temperatura de 196 ºC negativos. Para fazer a coleta do material, a mulher deve se submeter a uma indução da ovulação e, no momento em que os folículos alcançam o tamanho apropriado, é feita a punção transvaginal, que dura cerca de 10 minutos.
Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como preservar a fertilidade feminina, compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude suas amigas a conservar seus óvulos.