Agende a sua consulta
entenda-a-relacao-do-ciclo-menstrual-com-a-fertilidade

Entenda a relação do ciclo menstrual com a fertilidade

Por Equipe Origen

Publicado em 30/10/2017

Compreender a relação entre ciclo menstrual e fertilidade é bastante útil para uma mulher que deseja ter filhos, pois permite que ela alcance uma gravidez com mais facilidade.

Em geral, o período menstrual possui duração de aproximadamente 28 dias (podendo variar para mais ou para menos dias), dividido em algumas fases. Durante esse período, ocorrem vários processos no sistema reprodutor feminino, que se iniciam com a própria menstruação, quando ocorre o desprendimento do endométrio, a camada interna do útero.

Fase folicular

Duração: do 1º dia do fluxo menstrual até o 12º dia, aproximadamente.

Também conhecida como fase pré-ovulatória, a fase folicular costuma durar em média 12 dias e se inicia no primeiro dia do fluxo menstrual, que dura de 3 a 7 dias dentro desse período.

Essa fase é chamada de folicular porque o primeiro passo do processo é a estimulação do crescimento de um dos folículos presentes no ovário. Para isso, uma glândula localizada na base do cérebro – a hipófise – produz um hormônio chamado foliculoestimulante (FSH), que vai até o ovário para que o folículo cresça.

À medida que o folículo ovariano se desenvolve, ele começa a produzir outro hormônio, o estrogênio, que envia sinais ao útero para começar a preparar o endométrio. Conforme esse processo progride, a hipófise envia outro hormônio ao ovário, o hormônio luteinizante (LH), que é responsável por induzir o processo de ovulação, fazendo com que o folículo libere o óvulo, além de amadurecer o óvulo e prepará-lo para a fecundação.

Chances de gravidez nessa fase do ciclo: quase inexistente, pois o folículo ainda está em desenvolvimento, o óvulo não foi liberado e o útero ainda está sendo preparado para a possível gravidez.

Fase ovulatória

Duração: corresponde ao meio do ciclo, geralmente entre o 13º e o 14º dia.

A fase ovulatória se inicia no momento em que o óvulo é liberado: ele migra até a trompa, onde será fecundado.

Nesse ponto, vale ressaltar que o período de maior fertilidade não é somente quando o óvulo está pronto, mas compreende um tempo de 3 dias antes da ovulação – na fase folicular tardia – até 2 dia depois. Ou seja, para maiores chances de gravidez, a mulher deve estar atenta a alguns sinais do corpo e aumentar a quantidade de relações sexuais nesse período.

Até aqui, já é possível notar a forte relação entre ciclo menstrual e fertilidade, pois, sabendo como seu ciclo menstrual funciona, a mulher terá mais chances de êxito em suas tentativas de engravidar.

Chances de gravidez: muito altas, pois o óvulo está na fase final, pronto para ser fecundado.

Fase lútea

Duração: Cerca de 14 dias após a ovulação.

O início da fase lútea ocorre quando, após a ovulação, o folículo se transforma em corpo-lúteo (ou corpo-amarelo). Nesse momento, o corpo-lúteo passa a produzir progesterona e estrogênio. Esses hormônios vão manter o espessamento do endométrio, para que, caso haja a fecundação, o embrião possa se fixar no útero.

Chances de gravidez: baixas, porque o corpo-lúteo vai se degenerando com o passar do tempo e, não havendo fecundação, ocorrerá a descamação do endométrio, dando origem a um novo ciclo.

Período fértil

Como foi dito anteriormente, é considerado fértil o período que compreende de 3 dias antes a 2 dias depois da ovulação. Levando em conta que uma mulher possui um ciclo menstrual de 28 dias, ela tem mais chances de engravidar entre o 10º e o 15º dia do seu ciclo.

Tendo o contexto acima como base, é possível perceber quanto o ciclo menstrual e a fertilidade estão intimamente ligados. Existem várias formas de acompanhar os processos do ciclo menstrual, como medição de temperatura corporal, análise do muco cervical, entre outras maneiras.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais, para que mais pessoas possam ser ajudadas com este conteúdo.

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.