Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99650-0786 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850 Manhuaçu - MG - (33) 98855-0015
App StoreGoogle Play

agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Uretrite: quais são os sintomas?

Uretrite: quais são os sintomas?

Uretrite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da uretra, canal que liga a bexiga ao meato urinário, orifício de saída da urina e do sêmen, no caso dos homens. A doença pode acometer tanto homens quanto mulheres e costuma provocar sintomas, como dor durante a micção.

É importante procurar um médico assim que surgirem os sintomas, pois a uretrite pode provocar outros problemas, inclusive infertilidade em casos mais graves.

Pensando em esclarecer dúvidas sobre o tema, desenvolvemos esse conteúdo. Continue a leitura e saiba tudo sobre uretrite.

O que é uretrite?

A uretrite é o termo utilizado para definir a ocorrência de uma inflamação na uretra, canal que vai da bexiga até o meato urinário. Ela pode ser causada por diferentes agentes, o que requer diferentes tipos de tratamentos.

A uretrite pode ser considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), caso o agente tenha sido transmitido por contato sexual. Nem sempre a uretrite é uma IST. Depende da causa da doença.

Tipos de uretrites

A uretrite é dividia em dois grupos: gonocócica e não gonocócica. A uretrite do tipo gonocócica é causada por uma bactéria chamada Nesseria gonorrheae.

Já o tipo não gonocócico é causado por outras bactérias, como a Chlamydia trachomatis, vírus, fungos, germes, neoplasias ou traumas, como torções na região, uso de sondas e cirurgias.

Cada tipo de uretrite requer um tratamento específico. A pesquisa da uretrite deve necessariamente indicar a causa da doença para que o melhor tipo de tratamento seja prescrito.

Principais sintomas

Os sinais da uretrite são diferentes em homens e mulheres, mas em algumas ocasiões apresentam semelhanças.

Sintomas nos homens

Os principais sintomas de uretrite nos homens são:

Presença de sangue na urina e no sêmen

Essa inflamação pode causar microlesões no canal uretral, portanto existe a possibilidade da presença de sangue na urina ou no canal da uretra.

Ardência e dor para urinar e ejacular

A urina é conhecida por possuir um pH ácido e, quando entra em contato com pequenas lesões, provoca a sensação de ardor durante o processo de micção.

Diferentemente da urina, o pH do sêmen é alcalino. No entanto, sua passagem ocorre pelo canal uretral. Por isso, durante um processo ejaculatório, o homem pode sentir os mesmos sintomas de dor e ardência que sente para urinar.

Secreção

Sempre que há quadro inflamatório, o organismo tenta se defender do agente patológico. A secreção é uma resposta fisiológica natural à infecção.

Micção frequente e urgente

A micção frequente ou urgente é um sinal típico de inflamação ou infecção no trato geniturinário e se dá por causa de as terminações nervosas dessa região serem frequentemente estimuladas.

Coceira e sensibilidade na região

A inflamação provoca estímulos na região, principalmente na glande, estrutura anatômica que reveste a porção final da uretra, e na virilha, por onde passam dutos do sistema urinário, resultando em coceira e sensibilidade.

Sintomas nas mulheres

Já nas mulheres os principais sintomas de uretrite são:

Dores abdominais e pélvicas

A anatomia feminina é diferente da masculina. A uretra da mulher é mais desprotegida do que a do homem, por isso a uretrite em mulheres pode atingir regiões superiores do trato geniturinário, causando dores abdominais e pélvicas.

Ardência e queimação ao urinar

Assim como ocorre com os homens, a uretra das mulheres apresenta microlesões, que, quando em contato com a urina, tendem a provocar a sensação de ardência e queimação.

Febre

A febre é uma resposta natural e fisiológica do organismo a inflamações. No caso da uretrite, é mais comum surgir nas mulheres que nos homens em virtude das diferenças anatômicas dos sistemas urinários.

Micção frequente e urgente

Como ocorre nos homens, a inflamação na uretra causa estímulos frequentes em terminações nervosas, provocando a necessidade urgente de urinar com maior frequência.

Secreção vaginal

A secreção vaginal ocorre devido a um processo de defesa natural do organismo, na tentativa de erradicar a inflamação.

Diagnóstico e tratamento

Para o diagnóstico da uretrite é importante a anamnese do paciente, durante a qual o médico pergunta ao paciente sobre os sintomas identificados.

No entanto, para que o diagnóstico seja feito, é comum a realização de exames laboratoriais de urina e de secreção uretral, com a finalidade de se identificar o agente causador do problema.

O tratamento da uretrite depende basicamente da causa.

Se a inflamação for causada por bactéria, é recomendado o uso de antibióticos, mas se a causa tiver outra origem, como infecções fúngicas ou virais, é recomendado o uso de medicamentos que combatem esse tipo de agente. Cada caso deve ser avaliado pelo médico.

É importante que o parceiro ou parceira sejam tratados também para evitar a recontaminação.

Prevenção

A única prevenção efetiva contra a uretrite transmitida por contato sexual é o uso de preservativo.

Para saber um pouco mais sobre uretrite, recomendamos a leitura desse artigo!

Compartilhe:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco