Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

5 formas de lidar com o medo de não conseguir engravidar

5 formas de lidar com o medo de não conseguir engravidar

Muitas mulheres sonham desde pequenas em ser mães. Por isso, imaginam, com detalhes, como será o rostinho de seu filho, com quantos anos pretendem engravidar, quais nomes escolherão, quantos filhos terão etc.

No entanto, nem sempre os projetos acontecem como o planejado, e não conseguir engravidar se torna uma pressão muito grande para essas mulheres. As dificuldades podem ser de ordem física e, em alguns casos, a ansiedade pode se tornar um obstáculo a ser vencido.

Como a mulher pode reagir ao diagnóstico da infertilidade

A primeira coisa que temos que ter em mente é que cada mulher reage de uma maneira diferente e, por isso, não podemos generalizar. No entanto, para tentar ajudar, listamos algumas das reações mais conhecidas pelos especialistas.

Quando a mulher recebe o diagnóstico de infertilidade, muitas vezes ela passa por uma crise emocional, que mistura medo, angústia e decepção. O turbilhão de emoções faz com que muitos casais comecem a questionar suas atitudes e crenças, podendo, até mesmo, abalar o relacionamento.

Felizmente, com os avanços tecnológicos e a medicina cada dia mais preparada, as mulheres que não conseguem engravidar podem recorrer a tratamentos e a profissionais que as auxiliem a realizar o sonho de ser mãe.

Se você está passando por isso, veja algumas dicas que a ajudarão a lidar com o medo de não conseguir engravidar.

1. Não se culpe por não conseguir engravidar

O primeiro passo para superar esse problema e encontrar maneiras de enfrentá-lo é entendendo que não existe culpa. Os pensamentos negativos só farão mal para você e não deixarão que encare o problema em busca de soluções.

Por isso, saiba que, mesmo que você tenha algum problema clínico, ele pode ser resolvido ou contornado com a ajuda da ciência e de médicos especializados.

2. Converse com seu companheiro

Não esconda o que sente. Você tem o direito de se sentir triste, mas lembre-se de que, para superar o problema, precisa encontrar uma maneira de enfrentá-lo. Exponha isso a seu companheiro e tente estreitar a relação de vocês. Ao ter uma conversa aberta, ambos conseguem entender melhor como lidar com essa situação e se apoiar em busca de um tratamento.

3. Pesquise sobre o problema e converse com um especialista

É verdade que estar munida de informações a ajudará a entender melhor o que você está passando, mas, para isso, é preciso que você converse com quem entende do assunto e saberá como auxiliá-la.

Aliás, procurar um médico é o caminho mais adequado para descobrir tudo sobre a sua infertilidade. Por isso, encontre um especialista no assunto e tire todas as suas dúvidas, incluindo aquelas sobre os tratamentos disponíveis e quanto eles podem custar.

4. Encontre pessoas que possam te ajudar

Apoio é essencial! Muitas pessoas procuram grupos de apoio nos quais encontram histórias similares. Normalmente, esses grupos contam com profissionais da área e psicólogos que ajudam a vencer o medo de não conseguir engravidar. Além disso, é comum também conhecer mulheres que superaram esses obstáculos e, hoje, criam seus filhos como sempre imaginaram.

5. Pense em congelar seus óvulos

Nós sabemos que muitas mulheres buscam o sucesso profissional e uma carreira mais sólida para criar seus filhos, e muitas delas têm medo de não conseguir engravidar conforme o tempo passa. Uma maneira de se prevenir é congelando os óvulos, para que a gestação aconteça no momento perfeito para você!

Para saber ainda mais sobre o assunto, leia também quais sintomas podem estar associados à infertilidade feminina. Assim, você procura um médico com mais agilidade e começa seu tratamento com mais rapidez.

5 formas de lidar com o medo de não conseguir engravidar
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco