Agende a sua consulta
abortos-de-repeticao-e-as-trombofilias-entenda-essa-relacao

Abortos de repetição e as trombofilias: entenda essa relação

Por Equipe Origen

Publicado em 15/05/2018

O aborto de repetição é um dos quadros que mais geram tristeza e frustração na vida do casal que está tentando engravidar. É definido por três ou mais perdas gestacionais consecutivas.

Uma das causas que podem provocar os abortos de repetição é a trombofilia, uma condição variada de disfunções que desencadeia o aumento da coagulação sanguínea, podendo diminuir o fluxo nos vasos sanguíneos.

Entenda melhor a relação entre os abortos de repetição e as trombofilias neste post!

Saiba como as trombofilias influenciam nos abortos de repetição

Os abortos acontecem antes que a mulher complete 20 semanas de gestação ou peso fetal menor que 500 g. As causas desse problema podem ter origem em diversos fatores, que vão desde os hereditários até os relacionados a hábitos diários.

Uma das possíveis causas dos abortos de repetição é a trombofilia, que representa um risco sério tanto para a gravidez quanto para a própria mulher.

A diminuição do fluxo do sangue que chega à placenta leva a uma alteração no desenvolvimento, até à sua parada.

Fatores que podem piorar o quadro de abortos e trombofilias

Os riscos de trombofilia também aumentam em casos de uso de drogas e cigarros, assim como o excesso de peso, pois a gordura eleva o risco de trombose.

Se a trombose não for tratada adequadamente, há o risco de embolia pulmonar, que pode ser fatal.

Veja como prevenir o aborto em casos de trombofilia

Cada caso de trombofilia é tratado de uma forma. A partir do momento que a gravidez é confirmada, o tratamento pode ser feito por meio de medicamentos, a fim de evitar riscos para a mãe e para o bebê.

Ao longo de toda a gestação, a mulher precisa ser acompanhada por um médico especialista.

Vale frisar que o quadro de trombofilia nem sempre traz riscos para a gravidez, mas é sempre necessário um rigoroso acompanhamento médico para prevenir, entre outros perigos, os abortos de repetição.

Assim que a gravidez é confirmada, a mulher precisa esclarecer ao médico todos os sintomas que tem sentido e dizer também se existe histórico familiar de trombose.

Dessa forma, é possível iniciar um tratamento preventivo o quanto antes, evitando os abortos de repetição e garantindo a saúde da futura mamãe e do bebê!

Agora que você já conhece melhor a relação entre abortos de repetição e trombofilias, que tal entender mais sobre o momento certo de procurar um especialista em fertilidade feminina? Boa leitura!

Importante Este texto tem apenas caráter informativo e não substitui a avaliação médica individualizada. Atualizamos nosso conteúdo com frequência, mas o conhecimento médico e a ciência evoluem rapidamente, por isso alguns conteúdos podem não refletir as informações mais recentes. Dessa forma, a consulta médica é o melhor momento para se informar e tirar dúvidas. Além disso, podem existir diferenças plausíveis baseadas em evidências científicas nas opiniões e condutas de diferentes profissionais de saúde.

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.