Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Corrimento marrom: é normal?

Corrimento marrom: é normal?

A mulher pode apresentar muitos tipos de secreção vaginal, desde a lubrificação mais intensa do período fértil até fluídos purulentos que sejam indício de alguma doença ginecológica infecciosa. Sendo assim, ao notar um corrimento marrom pode surgir a seguinte dúvida: “será que isso é normal ou devo procurar um médico?”.

As causas do corrimento vaginal são várias, assim como os aspectos. Como desconhecem as características clínicas dessa manifestação, as mulheres podem confundir os tipos de secreção, ficando preocupadas quando não é nada grave ou, pelo contrário, deixando passar sem avaliação diagnóstica quando se trata de um sintoma patológico.

Neste post, vamos esclarecer suas dúvidas a respeito do corrimento marrom, mostrando o que pode indicar, quando é sinal de doença e o que fazer nesses casos.

Leia e entenda!

O que é corrimento e como diferenciar do muco cervical?

Corrimento é um líquido mais espesso, que não é sangue nem urina, eliminado em pouca quantidade pela vagina. É uma causa comum de consultas ao ginecologista, principalmente entre as mulheres em idade fértil.

Há dois tipos de corrimento: fisiológico e patológico. A secreção de origem fisiológica resulta da eliminação do muco cervical e da descamação de tecidos internos que revestem os órgãos do trato reprodutivo.

O muco cervical normal é diferente do corrimento, é um fluído esbranquiçado que muda de espessura ao longo do ciclo menstrual, adquirindo um aspecto mais maleável, semelhante à clara de ovo, durante o período fértil para facilitar a entrada dos espermatozoides.

O corrimento patológico apresenta-se principalmente amarelado, mas também pode ser marrom-claro ou escuro. As causas são diversas, com frequência associadas às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e podem provocar outros sintomas, como secreção com mau-odor, coceira, dor na relação sexual, dor e ardência para urinar.

Por que a mulher pode ter um corrimento marrom?

O corrimento marrom é a secreção vaginal que traz, misturada aos fluídos fisiológicos, uma pequena quantidade de sangue coagulado, o que justifica essa coloração. Pode aparecer antes da menstruação ou no fim do período menstrual, no início da gravidez ou quando há processos patológicos no aparelho genital.

Portanto, respondendo à pergunta central deste texto, o corrimento marrom é normal em algumas situações, mas também pode ser indício de doenças ginecológicas. Então, para deixar mais claro, vamos falar sobre cada situação separadamente.

Corrimento marrom antes ou depois da menstruação

Marcando o início do período menstrual, é comum a presença de uma secreção escura antes do sangramento mais forte. Isso ocorre porque o sangue eliminado na menstruação resulta da descamação do tecido endometrial, que reveste o útero por dentro. Esse material pode não ser 100% expelido, deixando resquícios que saem como um corrimento marrom no início do próximo fluxo menstrual.

No final do período, também é comum aquela menstruação semelhante à borra de café. O líquido adquire essa coloração amarronzada devido ao processo de oxidação do sangue, por ter ficado retido no útero. Também é comum, nas fases pré ou pós-menstrual, que o corrimento marrom apareça após o contato íntimo.

Corrimento marrom no início da gravidez

Muitas mulheres questionam se o corrimento marrom pode ser sinal de gravidez. Em alguns casos, sim, mas é preciso observar bem os aspectos, bem como a presença de outros sintomas antes de acreditar que está grávida.

Quando isso acontece, é sinal de que houve a nidação, isto é, a implantação do embrião no endométrio. Esse fenômeno provoca uma leve descamação do tecido endometrial para que o embrião consiga aderir firmemente e penetrar na camada intrauterina. Normalmente, é sinalizado por um corrimento rosado ou marrom-claro e pode aparecer por até 3 dias, mas em quantidade muito inferior ao fluxo menstrual.

Corrimento marrom como sintoma de doenças

O corrimento marrom ou amarelado não é normal quando persiste por muitos dias ou surge acompanhado de outras sintomas, como mau cheiro, dor no baixo ventre, dor pélvica e outros que já mencionamos. Essas manifestações podem significar que existe algum processo inflamatório ou infeccioso em curso, como:

Quando o corrimento marrom é mais escuro, provavelmente tem sangue coagulado em sua composição, o que pode ser indício de feridas que sangram — estando localizadas nas paredes vaginais, no colo do útero, na parede uterina ou até nas tubas. Gravidez ectópica, doenças ovarianas, câncer, presença de corpo estranho e outras lesões e traumas nos órgãos pélvicos também podem ocasionar secreção patológica.

O que fazer ao notar a presença de corrimento marrom?

Seja por constrangimento, seja por medo de confirmar alguma doença, muitas mulheres postergam a ida ao médico e preferem, primeiramente, recorrer à automedicação. No entanto, a conduta mais apropriada diante da presença de um corrimento marrom persistente é observar os outros sintomas presentes e procurar avaliação diagnóstica, visto que as causas são várias.

Inclusive, muitas doenças que causam secreção genital, se não tratadas, podem comprometer os órgãos reprodutores e provocar infertilidade feminina. Nesses casos, além do tratamento médico convencional — medicamentoso ou cirúrgico —, a reprodução assistida pode ser necessária para quem deseja engravidar.

Por exemplo, um dos principais problemas relacionados a infecções genitais e corrimento marrom é a doença inflamatória pélvica (DIP), que pode deixar a mulher infértil por fator uterino e tubário. A técnica indicada para pacientes com essas condições de infertilidade é a fertilização in vitro (FIV).

Aproveite e leia agora o texto sobre fertilização in vitro para entender como essa técnica é realizada!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
63 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Emily
11 meses atrás

E que o meu corrimento marrom já vem quase 7 dias, mesmo eu tomando pílulas o remédio ciclo 21, não sinto dor nem nada. Ai queria saber porque vem

Editor
Clínica Origen
11 meses atrás
Reply to  Emily

Emily, não é possível dar um parecer apenas com seu relato.
Converse com seu ginecologista para uma melhor avaliação, ok?
Boa sorte.

Nycolas
8 meses atrás
Reply to  Emily

Opa Emily minha namorada tá na mesma situação, oq aconteceu com vc ?

Sara
10 meses atrás

A dois dias atrás comecei a ter coceira na vagina e com isso apareceu um corrimento marrom. Eu tomei fluconazol e n passou,oq devo fazer?

Editor
Clínica Origen
10 meses atrás
Reply to  Sara

Sara, não é possível darmos um parecer apenas com seu relato.
Sugerimos que procure seu ginecologista para uma avaliação mais precisa e individualizada.
Boa sorte!

Luiza
9 meses atrás
Reply to  Sara

Sara como ficou a sua situação?? Esta acontecendono mesmo cmg.

Daphine
3 meses atrás
Reply to  Sara

Sara como ficou sua situação?além de tá acontecendo com Luiza,tá acontecendo comigo. Mas eu tive relacao c uma pessoa sem camisinha que foi meu primeiro contato e maior arrependimento também.

Ana
10 meses atrás

veio um corrimento marrom claro no lugar da menstruação, é normal?

Editor
Clínica Origen
10 meses atrás
Reply to  Ana

Ana, o sangue mais escuro, como uma borra de café a princípio não é preocupante. Você pode ler mais sobre isso aqui.
No entanto, não podemos dar um parecer apenas com seu relato. Procure seu ginecologista para uma avaliação mais precisa!

Yuiji
10 meses atrás

A nidacao é obrigatória vir depois de quantos dias? No 2 dia pode ocorrer?

Editor
Clínica Origen
10 meses atrás
Reply to  Yuiji

Yuiji, temos um post explicando direitinho a nidação. Confira aqui para tirar suas dúvidas! 😉

Michelly
10 meses atrás

A minha menstruação já desceu esse mês ela acabou a 1 semana atrás mais o menos aí eu estou com um corrimento marrom agr isso pode ser oq?

Editor
Clínica Origen
10 meses atrás
Reply to  Michelly

Michelly, o sangue mais escuro, como uma borra de café a princípio não é preocupante. Você pode ler mais sobre isso aqui.
No entanto, não podemos dar um parecer apenas com seu relato. Procure seu ginecologista para uma avaliação mais precisa!

Vinícius
10 meses atrás
Reply to  Michelly

Michely, como ficou a sua situação? Aconteceu o mesmo com minha mulher

Geisse
10 meses atrás

Passei quase 1 semana com corrimento marrom hoje não tive desde que minha filha de 1 . 4 meses nasceu que não consigo menstruar

Editor
Clínica Origen
10 meses atrás
Reply to  Geisse

Geisse, sugerimos que procure seu ginecologista para uma avaliação mais precisa e individualizada da situação.

Mikael
10 meses atrás

Minha namorada está tendo corrimento marrom no lugar da menstruação e hoje veio mais escuro e pastoso e com pouco de sangue

Editor
Clínica Origen
10 meses atrás
Reply to  Mikael

Mikael, só o corrimento marrom a princípio não é preocupante, no entanto, não podemos avaliar apenas com seu relato.
Sugerimos que ela procure um ginecologista para uma avaliação mais precisa e individualizada.

Nayara da Silva Reis
10 meses atrás

Amei o conteúdo

Editor
Clínica Origen
10 meses atrás

Agradecemos seu comentário, Nayara. É uma alegria ajudá-la com nosso conteúdo 💙

Pamela
10 meses atrás

No dia 30/05 fiz um exame de lâmina com a enfermeira, dessa tada até a de hoje dia 5/06 fiquei com dores como se fossem cólicas e com corrimento marron bem claro porém meu ciclo menstrual é somente para dia 10/06, antes mesmo desse dia já sentia dores na relação e cólicas fora do período menstrual.

Editor
Clínica Origen
10 meses atrás
Reply to  Pamela

Pamela, sugerimos que procure seu ginecologista para uma avaliação mais precisa e individualizada.

Patricia
10 meses atrás

Olá. Já vou no terceiro mês que a meio do ciclo menstrual tenho um corrimento castanho, tipo quando a menstruação está acabar, por dois ou três dias, e fico com dor no fundo da barriga. Troquei de anticoncepcional há 4 meses também, porém o que tomava antes era o Microgest e agora é Minesse, são as duas pilulas muito parecidas, podem me ajudar?

Editor
Clínica Origen
10 meses atrás
Reply to  Patricia

Patricia, apesar do seu relato detalhado, não podemos avaliar com precisão.
Sugerimos que procure seu ginecologista para um parecer individualizado e preciso.

Kelly
10 meses atrás

Estou tendo a alguns dias um corrimento marrom e as vezes quando vou ao banheiro e me limpo é como se estivesse menstruada, mas porém não desçe nada, apenas quando me limpo e o corrimento na cor marrom continua. Oque poderia ser?

Editor
Clínica Origen
9 meses atrás
Reply to  Kelly

Kelly, apesar do seu relato detalhado, não podemos avaliar com precisão.
Sugerimos que procure seu ginecologista para um parecer individualizado e preciso.

Michelli
9 meses atrás
Reply to  Kelly

Conseguiu identificar o que é?

Adriana
5 meses atrás
Reply to  Kelly

Estou assim, oq vc fez?

Alessandra
3 meses atrás
Reply to  Kelly

Olá. Vc foi ao médico saber o que é?? Também estou assim. O dia que fui no médico tinha parado, ele examinou e falou que não tenho nada, e como meu preventivo está em dia ele acabou não pedindo nenhum exame.

Paulo Jorge
9 meses atrás

Minha namorada está com corrimento marrom pastoso, com um mal cheiro. E tem um caroço que apareceu na parede vaginal. E ela sente dores quando se abaixa e quando faz esteira na academia.

Editor
Clínica Origen
9 meses atrás
Reply to  Paulo Jorge

É muito importante que ela procure um ginecologista. A coloração em si nem sempre é preocupante, mas o odor é sempre um sinal de alerta.
Ela deve procurar atendimento.

Jéssica.
9 meses atrás

Faz 5 dias que minha menstruação terminou, e com isso o aparecimento de um líquido estranho, tenho acordado sempre molhada, durante o dia tbm passa e o cheiro é de ovo podre, e sinto dores algumas vezes na bexiga.

Editor
Clínica Origen
9 meses atrás
Reply to  Jéssica.

Jéssica, o odor vaginal forte é sempre um sinal de alerta.
Sugerimos que procure seu ginecologista para um parecer individualizado e preciso. É muito importante buscar atendimento, está bem?

Andriely
9 meses atrás

Há 10 dias que estou com corrimento marrom escuro e pastoso, hoje começou uma ardência, apenas. Não sei o que pode ser.

Editor
Clínica Origen
9 meses atrás
Reply to  Andriely

Andriely, a ardência é sempre um sinal de alerta.
Sugerimos que procure seu ginecologista para um parecer individualizado e preciso. É muito importante buscar atendimento, está bem?

Andressa
9 meses atrás

Olá boa noite

Editor
Clínica Origen
9 meses atrás
Reply to  Andressa

Olá, Andressa. Em que podemos ajudá-la?

Gisele
9 meses atrás

Eu estou a 12 dias tendo um corrimento marrom sendo que eu não uso nenhum remédio anticoncepcional.

Editor
Clínica Origen
9 meses atrás
Reply to  Gisele

Gisele, sugerimos que procure seu ginecologista para uma avaliação mais precisa e individualizada do seu quadro. É importante investigar se está tudo ok.
Confira também nosso post sobre sangramento tipo borra de café para mais informações.

Nani
7 meses atrás

Preciso de ajuda! No dia do meu periodo fertil entre dia 20 e 21/08 veio um leve corrimento marron e no dia seguinte parou. Minha menstruação era pra vim dia 5/09 e veio 9 a 10 dias depois na verdade desceu um sangramento marron escuro em pouco fluxo. Qnd me limpava no papel percebia pouca coisa de sangue misturado mas nada no absorvente. Senti muitos enjouo e colicas. Depois que desceu parou. Agora to na duvida. Pq não tomo nada pois quero engravidar, porém todo mês minhas menstru adia um ou dois dias pra frente mas dessa vez adiou 9… Ler mais »

Editor
Clínica Origen
6 meses atrás
Reply to  Nani

Nani, apesar do seu relato detalhado, não podemos avaliá-la por aqui. Procure seu ginecologista para uma avaliação mais precisa e individualizada.
Boa sorte!

Maria
7 meses atrás

Eu tenho esse corrimento marrom não sinto dor eu queria saber porque vem já tem vários dias

Editor
Clínica Origen
6 meses atrás
Reply to  Maria

Maria, não podemos avaliá-la por aqui. Procure seu ginecologista para uma avaliação mais precisa e individualizada. Abraços!

Alana Gomes
6 meses atrás

Meu nome é alana sou uma adolescente tenho 14 anos minha menstruação tá prevista para vim na quarta feira, já tem uns dois dias que eu estou um corrimento marrom em pouca quantidade só pinguinhos mesmo não acompanha nem de odor nem de coceira porém estou preocupada seria necessário ir no ginecologista?

Editor
Clínica Origen
5 meses atrás
Reply to  Alana Gomes

Alana, em muitos casos, é normal que haja esse sangramento borra de café, por isso não se preocupe. Mas, na sua próxima consulta de rotina, é importante comunicar seu ginecologista para garantir, está bem?
Indico a leitura de outro texto para que você entenda melhor 😉 Clique aqui!

Nicoli
4 meses atrás

hoje é sábado,minha menstruação parou de descer terça e estou tendo corrimento marrom até hoje,é normal ou pode ser sinal de gravidez ?

Editor
Clínica Origen
3 meses atrás
Reply to  Nicoli

Nicoli, não podemos avaliar apenas com seu relato. É muito importante que você procure um ginecologista para ser avaliada direitinho, está bem?

Ana
4 meses atrás

Oi, já tem uns 4 a 5 dias que tem vindo um corrimento marrom claro, claro msm não é escuro, eu estou muito preocupada, mas tbm vi que isso pode ser estresse e ansiedade e foi oq passei por esses dias, porém queria saber se é normal e se devo me preocupar.

Editor
Clínica Origen
3 meses atrás
Reply to  Ana

Ana, não podemos avaliar apenas com seu relato. É muito importante que você procure um ginecologista para ser avaliada direitinho, está bem?

Emanuele Maria Pinto dos Santos
4 meses atrás

Tenho cisto no ovário direito, e na hora da relação cinto dor mas muita dor, e no outro dia após urinar, saiu uma pequena quantia de sangue bem fraquinho no papel higiênico, e agora minha casinha está com corrimento meio marron! O q pode ser?

Editor
Clínica Origen
3 meses atrás

Emanuele, não podemos avaliar apenas com seu relato, no entanto, não é normal sentir dor na relação. É muito importante que você procure um ginecologista para ser avaliada direitinho, está bem?

Anne
3 meses atrás

Estou tendo uma secreção marrom que vem com um pouco de sangue, não sinto nenhum desconforto nem mal cheiro, minha menstruação está prevista para começar amanhã, porém o que me preocupa é que já faz quase um semana que estou com essa secreção marrom, as vezes ela aparece do nada, depois tenho secreção normal, não tomo anticoncepcional nem tenho relações

Editor
Clínica Origen
3 meses atrás
Reply to  Anne

Anne, não podemos avaliar por aqui. É importante que converse sobre isso com seu ginecologista para uma avaliação mais precisa 😉

Talita
2 meses atrás

Tive menstruação de 1 dia após 7 dias q terminou a menstruação comecei a perceber um corrimento marrom sem cheiro ao se limpar e agora está indo para 3 dias e está manchando a calcinha o que pode ser

Editor
Clínica Origen
2 meses atrás
Reply to  Talita

Talita, não podemos avaliar apenas com seu relato. É importante que você procure um ginecologista para ser avaliada direitinho, está bem?

Tamires
1 mês atrás

Eu estou sentindo dor quando eu vou urina e saindo corrimento marron com mal cheiro o que pode ser?

Editor
Clínica Origen
1 mês atrás
Reply to  Tamires

Tamires, é importante que você seja avaliada e busque a opinião profissional em consulta. Não podemos avaliar apenas com seu relato.
Abraços!

Beatriz
1 mês atrás

Minha menstruação tá atrasada com 52 dias ontem desceu uma burrinha marrom e hj nada o que pode ser

Editor
Clínica Origen
1 mês atrás
Reply to  Beatriz

Beatriz, não podemos dar um parecer apenas com seu relato. Procure seu ginecologista para uma avaliação mais precisa!
Abraços e cuide-se! 🙂

Larissa
1 mês atrás

Fez uma laquidora, remoção das trompas. Mais tive corrimento marrom e um dia depois corrimento rosa.

É gravidez?

Editor
Clínica Origen
1 mês atrás
Reply to  Larissa

Uma vez que houve a remoção das trompas, não é gravidez. Recomendamos que procure um ginecologista para ter esse sangramento avaliado, ok?

Morgana
1 mês atrás

Estou com corrimento marrom e náuseas as vezes, sempre veio antes do meu ciclo começar mas dessa vez estou com medo que seja algo

Editor
Clínica Origen
30 dias atrás
Reply to  Morgana

Morgana, não podemos dar um parecer apenas com seu relato. Procure seu ginecologista para uma avaliação mais precisa!
Abraços e cuide-se!

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

63
0
Would love your thoughts, please comment.x