Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 9979-01109 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850 Manhuaçu - MG - (33) 98855-0015

agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

É possível engravidar fora do período fértil?

É possível engravidar fora do período fértil?

Uma dúvida frequente entre as mulheres que começam as tentativas de engravidar — e também entre as que desejam evitar a gravidez — é se é possível engravidar fora do período fértil.

Para responder a essa pergunta, é importante esclarecer alguns pontos, entre eles que há a necessidade da ovulação para que a fecundação e a gravidez aconteçam.

Quando um óvulo é liberado e a mulher engravida, isso significa que ela estava em seu período fértil.

No entanto, esse período pode variar de uma mulher para outra e de um ciclo para outro.

Além disso, caso não esteja conseguindo engravidar, é importante procurar auxílio médico para uma avaliação completa da sua saúde reprodutiva.

Continue a leitura e confira agora mesmo se é possível engravidar fora do período fértil!

O que é o período fértil?

O período fértil compreende a fase do ciclo menstrual em que ocorre a liberação do óvulo – ovulação – e, por isso, em que pode ocorrer a gravidez.

Em mulheres com ciclos menstruais regulares, a ovulação acontece 14 dias antes da menstruação. Assim, mulheres com ciclos de 28 dias, a ovulação costuma acontecer no 14º dia. Mulheres com ciclos de 32 dias ovulam em torno do 18º dia.

Mulheres que têm ciclos irregulares podem não ovular todo mês ou, para aquelas que ovulam, fica difícil determinar o dia mais adequado da ovulação.

É possível engravidar fora do período fértil?

Para que a gravidez aconteça, o espermatozoide deve fecundar o óvulo.

Algumas situações de gravidez levam as pessoas a acreditar que é possível engravidar fora do período ovulatório, mas isso não é possível.

Alguns fatores, no entanto, podem levar o casal a pensar que a gravidez ocorreu fora desse período.

Tempo de vida dos espermatozoides

Os espermatozoides sobrevivem, em condições normais, de 3 a 5 dias no sistema reprodutor feminino.

Assim, se um casal tiver relações sexuais 5 dias antes da ovulação, uma gravidez pode acontecer normalmente, dando a impressão de que a mulher ficou grávida fora do período fértil.

Uso irregular do anticoncepcional

O anticoncepcional é um método que deve ser utilizado adequadamente para exercer seu efeito contraceptivo.

Assim, mulheres que fazem o uso da pílula de forma irregular, em horários alternados ou esquecem de uma ou mais dose do medicamento terão variações hormonais durante o ciclo, o que pode provocar a ovulação e uma gravidez.

Interferência de medicamentos

O uso de alguns medicamentos de forma simultânea ao anticoncepcional pode interferir na eficácia desse método preventivo, o que leva à ovulação.

Por esse motivo, sempre que iniciar um tratamento farmacológico, consulte seu médico sobre os efeitos desse medicamento na contracepção hormonal.

Duas ovulações no mesmo ciclo

Em uma condição extremamente rara, existem mulheres que podem ovular mais de uma vez durante o ciclo.

Nessas condições, a possibilidade de engravidar fora do período fértil calculado existe, mas ainda assim é importante destacar que a mulher tem um óvulo disponível para ser fecundado.

Tabelinha

Muitas mulheres fazem o controle do seu período fértil com a tabelinha.

Para as que não querem engravidar, esse método contraceptivo não é aconselhado, porque as alterações naturais que podem acontecer durante o ciclo podem ocasionar a gravidez.

Para as mulheres que desejam uma gravidez, no entanto, a tabelinha pode ser uma ferramenta muito útil para avaliar quando será a data da próxima ovulação.

Além disso, existem alguns sinais que podem ser observados quando a mulher está ovulando. Entre eles:

Gostou do post? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos selecionados e de qualidade como esse!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
55 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Daiane
2 anos atrás

Minha menstruação faz um ano que nao vem e meu marido já ejaculou 3 vezes dentro fora do período fértil tenho possibilidade de engravidar

Clínica Origen
1 ano atrás
Reply to  Daiane

Daiane, tudo bem? Se você não está menstruando, provavelmente também não está ovulando. O ideal é que você agende uma consulta para fazer os exames necessários e entender o que está acontecendo.

Kaliane
2 anos atrás

Eu recentemente descobrir que estou com mioma minha médica passou um tratamento durante seis meses seguir o mesmo certinho, agora terminei já tem dois meses.nesse período mestruei normalmente,tiver relação desprotegida tomei pílula do dia seguinte.e novamente tive desprotegida existe a possibilidade de uma gravidez.

Admin
Dr. Selmo Geber (@dr-selmo-geber)
1 ano atrás
Reply to  Kaliane

Olá Kaliane, tudo bem?!
Para que a gravidez aconteça, o espermatozoide deve fecundar o óvulo.
Algumas situações de gravidez levam as pessoas a acreditar que é possível engravidar fora do período ovulatório, mas isso não é possível.
Forte abraço!

Tais
2 anos atrás

Oi boa tarde. É normal ficar com o bico do peito dolorido dias antes da menstruação descer, isso quer dizer que estou no período fértil?

Clínica Origen
1 ano atrás
Reply to  Tais

Olá, Tais. É difícil afirmar se você está no período fértil apenas com esse relato, neste blog post explicamos como calcular o período fértil: https://origen.com.br/periodo-fertil-o-que-e-e-como-calcular/

Obrigado por acompanhar o blog. Atenciosamente.

Poliane
1 ano atrás

Olá tiver uma gravidez tubária 3 meses com mês de aborto .. que aconteceu natural tomei injeção de três meses sempre tenho minha tabela depois 1 depois que foi em bora..só que tiver relação 2 semana deceu ficou 17 dias depois nao tiver mais relação.. só no meu peito sair secreção.. oque poder ser ?? Poderia mim esclarece melhor

Editor
Rafael (@rafael)
1 ano atrás
Reply to  Poliane

Olá Poliane, tudo bem?!
Por favor, você poderia reformular a questão, pois não conseguimos entender muito bem os detalhes do que quis dizer.
Muito obrigado.

Angel
1 ano atrás

Tive relação e meu marido ejaculou.. a uma chance de ocorre uma gravidez?

Editor
Maisa Moschin (@maisa)
8 meses atrás
Reply to  Angel

Olá Angel,
Sim, é possível ocorrer uma gravidez, mesmo fora do periodo fértil.

José Lemes
5 meses atrás

Boa noite,
4 dias antes da possivel ovulação é possivel engravidar, sendo q utilizamos PDS 2 horas após o coito.

Editor
Clínica Origen (@ana)
5 meses atrás
Reply to  José Lemes

Olá, José! É importante reforçar que cada corpo tem suas particularidades, e que nenhum método contraceptivo é totalmente infalível. No entanto, é bastante improvável uma vez que a PDS foi tomada rapidamente.

Lima
4 meses atrás

Tive relação sexual numa quinta feira, estava fora do período fértil e foi sexo sem proteção,mas ele não gozou dentro.
Minha menstruação deveria descer no sábado da mesma semana, mas ela está atrasada a 8 dias (9 se for contar com hoje) Tem grande possibilidade de eu estar grávida ?

Editor
Clínica Origen (@ana)
4 meses atrás
Reply to  Lima

Olá, Lima! Pelas informações dadas, parece possível. Mesmo não tendo a ejaculação interna, ainda é possível engravidar. No entanto, não se pode afirmar. Por isso, nossa recomendação é sempre para que procure seu médico ginecologista e, claro, realize os testes para verificar. 😉

Rafinha
1 mês atrás
Reply to  Lima

Eai engravidou?

May
3 meses atrás

Boa noite tudo bem , minha menstruação desce todo dia 12 no dia 29 tive relação com o meu esposo, a camisinha estourou, tomei pílula do dia seguinte 1 hora depois a alguma possibilidade de ocorre uma gravidez ?

Editor
Clínica Origen (@ana)
3 meses atrás
Reply to  May

Olá, May!
Embora nenhum método contraceptivo seja totalmente infalível, é bastante improvável uma gravidez já que a PDS foi tomada rapidamente.

Beatriz Feminino Barbosa
3 meses atrás

Meu marido gozou dentro 4 dias depois da ovulação sendo que no meu aplicativo mestrual ainda estava no período fértil posso engravidar?

Editor
Clínica Origen (@ana)
3 meses atrás

Olá, Beatriz! Para engravidar é necessário que você esteja no seu período ovulatório. Aplicativos ajudam no monitoramento do ciclo, mas não são 100% certinhos, portanto não podemos afirmar, mas existe a possibilidade.

Nossa recomendação é para que, primeiramente, você fique calma e siga atenta ao seu corpo. Se a dúvida persistir nos próximos dias, realize testes de gravidez para verificar. E, claro, consulte seu médico ginecologista para ter um parecer especializado e individual. 😉

Isabela Rodrigues
2 meses atrás

Tive relações com meu marido e ele ejaculou dentro, mas não estava no meu período fértil, existe possibilidade de eu engravidar ?

Editor
Clínica Origen (@ana)
2 meses atrás

Olá, Isabela! A gravidez só ocorre quando a mulher está em seu período ovulatório. Então, se de fato você estava fora do período fértil, não há chances.

De qualquer forma, é sempre importante ficar atenta aos sinais do seu corpo 😉

Vale lembrar também que para evitar a gravidez, é indicada a utilização de preservativos durante toda a relação e o uso de métodos contraceptivos.

Larissa da silva
2 meses atrás

Ola eu tive relacao sem protecao no dia 17 e meu periodo fertil iria comecar no dia 19 é possivel ter engravidado?

Editor
Clínica Origen (@ana)
2 meses atrás

Olá, Larissa! Não podemos afirmar nada apenas com seu relato. Só é possível engravidar no período fértil, no entanto, o cálculo de tabelinha ou app usados para monitorar o ciclo nem sempre são certinhos, são estimativas aproximadas.

Mas, sem pânico! Nossa recomendação é para que você siga atenta aos sinais do seu corpo, e realize testes de gravidez para verificar caso a dúvida persista nos próximos dias. E, claro, mantenha acompanhamento com seu médico ginecologista.

Sandra
2 meses atrás

Olá bom dia tive relação um 1 dia após o término da menstruação no caso 5 dias antes do período fértil ele usou camisinha mesmo assim pode ocorrer uma gravidez??

Editor
Clínica Origen (@ana)
2 meses atrás
Reply to  Sandra

Olá, Sandra! Por conta do uso da camisinha, é improvável uma gravidez. Então, calma! No entanto, não podemos afirmar nada apenas com seu relato.

Nossa recomendação é para que você siga atenta aos sinais do seu corpo, e realize testes de gravidez para verificar caso fique em dúvida nos próximos dias.

Mariana
2 meses atrás

Olá bom dia tudo bem ? tive relação um 1 dia após o término da menstruação no caso 5 dias antes do período fértil e ele usou camisinha. Pode ocorrer uma gravidez? Tô com uma dor um pouco desconfortável no pé da barriga mais hoje é dia da minha ovulação é normal??

Editor
Clínica Origen (@ana)
2 meses atrás
Reply to  Mariana

Boa tarde, Mariana! Por conta do uso da camisinha, é improvável uma gravidez. Então, calma! No entanto, não podemos afirmar nada apenas com seu relato.

Nossa recomendação é para que você siga atenta aos sinais do seu corpo, e realize testes de gravidez para verificar caso a dúvida persista nos próximos dias. E, claro, mantenha acompanhamento com seu médico ginecologista 😉

Melissa
2 meses atrás

Olá boa noite! Tenho uma dúvida, minha última menstruação foi dia 10/09. No dia 20, 21 e 22 tive relações sexuais desprotegidas, posso ter engravidado? Sendo que a provável data da ovulação seria dia 23 ou 24. O Meu ciclo é 28 a 30 dias. Pelo menos o último ciclo foi de 28… Qual a probabilidade de ocorrer uma gravidez?

Editor
Clínica Origen (@ana)
2 meses atrás
Reply to  Melissa

Olá, Melissa! Não podemos afirmar nada apenas com seu relato. A gravidez só ocorre no período fértil, porém o cálculo de tabelinha ou app usados para monitorar o ciclo nem sempre são certinhos, são estimativas aproximadas.

Nos parece que há sim uma certa possibilidade de gravidez, uma vez que as relações foram desprotegidas, mas sem pânico!

Nossa recomendação é para que você siga atenta aos sinais do seu corpo, e realize testes de gravidez para verificar caso surja a dúvida nos próximos dias.

Fernanda
2 meses atrás

Meu marido gozou duas vezes
Dois dias 23 e dia 24
Não tomo anticoncepcional
Posso engravida?

Editor
Clínica Origen (@ana)
2 meses atrás
Reply to  Fernanda

Olá, Fernanda! Se a relação foi desprotegida e você estiver em seu período fértil há sim a possibilidade de gravidez.

Nadja nara Dos santos leitão
1 mês atrás

Bom dia eu usei diu e depois passei a usar injeçao de 3 meses parei tem oito meses mestruei dia29 de agosto e 29 de setembro e tive relaçao desprotegida mas ele nao ejaculou dentro posso estar gravida e a mestruaçao ainda nao desceu posso estar gravida? Me ajude por favor anciosa

Editor
Clínica Origen (@ana)
1 mês atrás

Olá, Nadja! É difícil estimar alguma coisa apenas com seu relato. Cada corpo funciona de uma maneira, e não é incomum que o ciclo menstrual acabe se desregulando por conta de algum outro fator, gerando atrasos.

É importante que você mantenha a calma e fique atenta ao seu corpo e aos sinais que ele dá. Realize testes de gravidez para verificar. E visite seu médico ginecologista para que você seja avaliada de forma precisa e individual 😉

Jasminy de alcena leal
1 mês atrás

Então quero muito engravida a minha mestruaçao tava Atrasada e ela não vem sempre no dia certinho Aí no dia 16 Eu e meu marido tivermos relações Para Engravidar aí no Dia 18 Eu menstruei Será que Posso ter engravidado?

Editor
Clínica Origen (@ana)
1 mês atrás

Jasminy, não é possível estimar nada apenas com seu relato.
Nossa recomendação é que você procure seu ginecologista para uma avaliação e realização de exames.
Além disso, é importante ficar atenta aos sinais do seu corpo 😉

Larissa
1 mês atrás

Então,meu namoro gozou dentro sabe só que ele já fazia Issu antes e ele sempre me falava que não tinha como ser pai porq sempre ele gozava dentro e nunca deu em nada..mais como Issu aconteceu cmg eu tou com medo …e possível mesmo assim eu engravidar mesmo não estando no meu período fértil

Editor
Clínica Origen (@ana)
1 mês atrás
Reply to  Larissa

Olá, Larissa! A gravidez só ocorre no período fértil, porém o cálculo de tabelinha ou app usados para monitorar o ciclo nem sempre são certinhos, são estimativas aproximadas. Portanto, não é impossível uma gravidez, porém não podemos estimar nada apenas com seu relato. Por isso, é indicada a utilização de preservativos durante toda a relação e o uso de métodos contraceptivos (mesmo que seu namorado possua algum quadro de infertilidade). Nossa recomendação é para que, primeiramente, você fique calma e atenta ao seu corpo. Se houver atraso na menstruação, realize testes de gravidez para verificar. E, claro, consulte seu médico… Ler mais »

GEYSE
30 dias atrás

Olá, eu tenho DIU há 3 anos e não tenho a menstruação regular e por conta do DIU ser hormonal (mirena) dificilmente desce menstruação. Apesar de usar um método contraceptivo eu não me sinto segura de ter ejaculação dentro da minha vagina, mas eu tenho fetiche com essa situação. Eu gostaria de saber a possibilidade de engravidar caso isso aconteça. É seguro ejaculação com o uso do DIU?

Editor
Clínica Origen (@ana)
29 dias atrás
Reply to  GEYSE

Olá, Geyse! O DIU Mirena é considerado um método bastante seguro e de boa qualidade, no entanto, nenhum método contraceptivo é 100% garantido.
Vale lembrar também que existe o risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), por esse motivo é recomendado o uso de preservativo durante a relação.

Para você ficar mais calma e ter uma avaliação individualizada, recomendamos que você procure seu ginecologista.
Assim, o profissional poderá te explicar melhor quais as possibilidades mais seguras na sua situação 😉

Mikaelle
25 dias atrás

Tive relação com meu namorado 31/10 9 dias antes da data prevista para a menstruacao vir, a camisinha estourou mas não houve ejaculação (acopanho meu ciclo por um aplicativo e eu não estou no período fertil) a probabilidade de engravidar?

Editor
Clínica Origen (@ana)
22 dias atrás
Reply to  Mikaelle

Olá, Mikaelle. O cálculo de tabelinha ou app usados para monitorar o ciclo nem sempre são certinhos, são estimativas aproximadas. Portanto, não é impossível uma gravidez, mas não podemos afirmar nada apenas com seu relato.
Por isso, é indicada a utilização de preservativos durante toda a relação e o uso de métodos contraceptivos.

Nossa recomendação é para que, primeiramente, você fique calma e atenta ao seu corpo. Se houver atraso na menstruação, realize testes de gravidez para verificar. E, claro, consulte seu médico ginecologista para ter um parecer especializado e individual. 😉

Mikaelle
24 dias atrás

Tive relação com meu namorado no dia 31/10 9 dias antes da menstruação vir, a camisinha estourou mas não houve ejaculação, tem risco de engravidar?

Editor
Clínica Origen (@ana)
23 dias atrás
Reply to  Mikaelle

Uma vez que a camisinha estourou, existe sim uma chance mesmo sem a ejaculação dentro.
No entanto, não podemos afirmar nada apenas com seu relato.
Nossa recomendação é para que, primeiramente, você fique calma e atenta ao seu corpo. Se houver atraso na menstruação, realize testes de gravidez para verificar. E, claro, consulte seu médico ginecologista para ter um parecer especializado e individual. 😉

Ana477
19 dias atrás

Eu tava no momento fertil meu marido gozou so q Nao la dentro mais dentro da vagina ai passou um minuto ele limpou corre risco de gravidez?????

Editor
Clínica Origen (@ana)
17 dias atrás
Reply to  Ana477

Mesmo não tendo a ejaculação dentro, ainda assim existe uma chance de gravidez.
Por isso, é indicada a utilização de preservativos durante toda a relação e o uso de métodos contraceptivos 😉

Nossa recomendação é para que, primeiramente, você fique calma e atenta ao seu corpo. Se houver atraso na menstruação, realize testes de gravidez para verificar.
E, claro, consulte seu médico ginecologista para ter um parecer especializado e individual. 😉

Helena Pereira
14 dias atrás

A minha menstruação acabou no dia 4 de Novembro tive relações sem protecção nos
dias 11. 12 .13 e 14 será q posdo tar gravida

Editor
Clínica Origen (@ana)
11 dias atrás
Reply to  Helena Pereira

Olá, Helena. Não é possível darmos uma avaliação apenas com seu relato.
Nossa maior recomendação é que você procure seu ginecologista para uma avaliação profunda e individualizada. Para lhe deixar mais tranquila, ela(e) pode pedir um exame de sangue para avaliar o seu BetahCG. Só após uma consulta será possível entender melhor as probabilidades 😉

Além disso, siga atenta aos sinais do seu corpo!

Duda
12 dias atrás

Parei de tomar injeção anticoncepcional,a última tomei em agosto e todas as relações q eu e meu namorado tem ele ejacula dentro,corro o risco de engravidar ou a injeção ainda faz efeito?

Editor
Clínica Origen (@ana)
11 dias atrás
Reply to  Duda

Não é possível darmos uma avaliação apenas com seu relato. No entanto, nos parece possível sim.
Nossa maior recomendação é que você procure seu ginecologista para uma avaliação individualizada, Duda 😉

Rosi
7 dias atrás

Eu tive relaçao desprotegida desdebo mes de outubro ai mestruei no mes de outubro ai tive relaçao esse mes no meu perioldo fertil ai depois do ato que tomei o ac posso engravidar esquecendo de tomar um dia sim dois nao

Editor
Clínica Origen (@ana)
4 dias atrás
Reply to  Rosi

Olá, Rosi.
Sempre que se esquece de tomar o AC, existe o risco de gravidez. Por isso, continue tomando certinho, e utilize a camisinha nas próximas relações por volta de uma semana, para garantir ok?

Carol
6 dias atrás

Tenho meu ciclo irregular,mas meu aplicativo indicou que estava em 5 dias do período fértil,e ele gozou dentro duas vezes,tenho chance de engravidar?

Editor
Clínica Origen (@ana)
4 dias atrás
Reply to  Carol

Olá, Carol.
O cálculo de tabelinha ou app usados para monitorar o ciclo nem sempre são certinhos, são estimativas aproximadas. Portanto, não é impossível uma gravidez, mas não podemos afirmar nada apenas com seu relato.
Por isso, é indicada a utilização de preservativos durante toda a relação e o uso de métodos contraceptivos
Nossa recomendação é para que, primeiramente, você fique calma e atenta ao seu corpo. Se houver atraso na menstruação, realize testes de gravidez para verificar. E, claro, consulte seu médico ginecologista para ter um parecer especializado e individual. 😉

ANA JAIRA DOS SANTOS VIANA
6 dias atrás

Tive relação com meu noivo e ele ejaculou dentro, o aplicativo me diz que está a cinco dias para ovulação, tem possibilidade de haver uma gravidez?

Editor
Clínica Origen (@ana)
4 dias atrás

Olá, Ana Jaira.
O cálculo de tabelinha ou app usados para monitorar o ciclo nem sempre são certinhos, são estimativas aproximadas. Portanto, não é impossível uma gravidez, mas não podemos afirmar nada apenas com seu relato.
Nossa recomendação é para que, primeiramente, você fique calma e atenta ao seu corpo. Se houver atraso na menstruação, realize testes de gravidez para verificar. E, claro, consulte seu médico ginecologista para ter um parecer especializado e individual. 😉

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

Comunicado

SARS Cov-2 (COVID 19): vacinas, reprodução assistida e grávidas
• Posição atual conjunta •

03 de fevereiro de 2021

Grandes avanços dos estudos colaborativos incluem hoje pelo menos 85 vacinas pré-clínicas em investigação ativa em animais, 65 em ensaios clínicos em humanos, com 20 vacinas que chegaram aos estágios finais de testagem, sendo 12 já em uso em diferentes países/situações. As principais vacinas disponíveis estão constituidas por partículas de RNA mensageiro (Pfizer-Biontech e Moderna), vírus inativado (CoronaVac,Sinopharma e Covaxin, Bharat Biotech), com adenovirus (Oxford-AstraZeneca, Johnson&Johnson e Sputnik V, Gamaleya).

A pandemia segue, e neste momento a discussão se centraliza no uso das vacinas disponíveis e as pacientes submetidas às técnicas de reprodução assistida, grávidas e populações de risco entre as grávidas.

Nossas sociedades, avaliando também as diretrizes emitidas por sociedades mundiais como a ESHRE, a ASRM, a IFFS e a ACOG (SOGC), consideram que dentro da disponibilidade possível:

1) A vacinação tem efetividade e não induz a risco aumentado de contrair a infecção por Covid 19. Embora ainda não hajam estudos humanos de longo prazo sobre a vacinação contra Covid-19 e gravidez, nenhuma das vacinas contém vírus Sars Cov-2 vivo.

2) Para indivíduos vulneráveis,que apresentam alto risco de infecção e / ou morbidade por COVID-19, dentre os quais estão as grávidas, não receber a vacina supera o risco de ser vacinado, previamente ou durante a gravidez. Inclui-se ainda neste grupo os profissionais de saúde e aqueles outros, de linha de frente, com maior risco de exposição.

3) Não há razão para atrasar as tentativas de gravidez ou tratamentos de reprodução assistida quando de vacina não disponível ou se pacientes fora de grupos de risco.

4) Decisões da utilização (ou não) das vacinas devem ser compartilhadas entre pacientes e médicos, respeitando-se os princípios éticos de autonomia, beneficência e não maleficência.

5) Esta informação sobre vacinas deve ser incluidas como um termo específico em um consentimento informado já existente. Red Latinoamericana de Reproducción Asistida – REDLARA

6) Seguirão atualizações, a cada momento que novos conhecimentos solidifiquem os dados atuais.

  • REDLARA - Red Latinoamericana de Reproducción Asistida
  • SBRA - Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida
  • SAMeR - Sociedad Argentina de Medicina Reproductiva
  • AMMR - Asociación Mexicana de Medicina de la Reproducción
  • PRONÚCLEO - Associação Brasileira de Embriologistas em Medicina Reprodutiva
  • SAEC - Sociedad Argentina de Embriología Clínica
  • SOCMER - Sociedad Chilena de Medicina Reproductiva
  • ACCER - Asociación de Centros Colombianos de Reproducción Humana
  • SURH - Sociedad Uruguaya de Reproducción Humana
  • AVEMERE - Asociación Venezolana de Medicina Reproductiva y Embriología

Referências
55
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x