Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Entenda como exames de rotina podem diagnosticar a infertilidade masculina

Entenda como exames de rotina podem diagnosticar a infertilidade masculina

Muitos casais possuem o sonho de ter filhos. Porém, nem sempre ele é realizado de rapidamente, por maior que seja o número de tentativas. Nesses casos, é comum que, em um primeiro momento, o pensamento seja de que há algo errado com a saúde da mulher. No entanto, a infertilidade masculina é mais comum do que muitas pessoas imaginam e também deve ser considerada.

A procura por um especialista para se obter um diagnóstico é fundamental, mas é possível que seu parceiro comece a se cuidar muito antes disso. Assim, ele pode amenizar possíveis resultados negativos e, até mesmo, impedir que a infertilidade se instale.

Para você se informar mais sobre esse tema, elaboramos este artigo. Continue a leitura e entenda como exames de rotina podem evitar a infertilidade masculina.

O que fazer para evitar a infertilidade masculina

É fato que a infertilidade masculina pode ser motivada por inúmeros fatores, como hábitos diários e cuidados com a própria saúde, os quais podem agir a favor — ou contra — da fertilidade.

As dicas já bastante citadas de fazer exercícios regularmente, ter uma alimentação saudável e evitar o consumo de álcool e qualquer tipo de droga são extremamente importantes para homens que desejam ser pais. Bons hábitos como esses são essenciais para se manter o corpo saudável e evitar inúmeros problemas de saúde.

Mas, como em qualquer circunstância, a saúde do seu parceiro só estará de fato em dia se for acompanhada de exames de rotina. O problema é que isso ainda é um obstáculo para muito homens.

Exames que podem diagnosticar a infertilidade masculina

Esses exames são mais simples do que seus nomes possam sugerir e visam identificar anomalias ligadas aos testículos, aos espermatozoides e hormônios, elementos relacionados diretamente à infertilidade.

Alguns exemplos de exames que devem ser feitos rotineiramente pelos homens são os seguintes:

Espermograma

É composto por dois tipos de análise: a microscópica e a macroscópica. Elas possuem a finalidade de analisar todos os aspectos do sêmen coletado, como cor, viscosidade, volume, concentração e pH do sêmen, assim como motilidade e morfologia dos espermatozoides.

Autoexame

Assim como as mulheres devem realizar o autoexame das mamas, os homens devem realizar o autoexame testicular, incorporando-o à rotina. Trata-se de um exame que pode ser feito durante o banho, diariamente, a partir dos 15 anos de idade. O autoexame ajuda a identificar se há algo diferente na região, como sinais que indiquem presença do câncer de testículo.

Exames de sangue

Entre outras funções, esse exame identifica o nível de testosterona, FSH, LH, Estradiol e Prolactina.

Em alguns casos, pode-se avaliar o cariótipo, microdeleções do cromossomo Y ou mesmo testes genéticos para doenças específicas, como a fibrose cística.

Com a saúde em dia, acompanhada de um especialista e de cuidados diários em casa, como manter bons hábitos e realizar o autoexame testicular, as chances de ter problemas relacionados à fertilidade diminuem consideravelmente. Sendo assim, converse com seu parceiro o quanto antes sobre esses exames para que ele comece a se cuidar imediatamente.

Agora que você já está informada sobre o assunto, compartilhe este post nas suas redes sociais, assim mais pessoas que tenham dúvidas sobre a infertilidade masculina poderão se informar sobre isso.

Entenda como exames de rotina podem diagnosticar a infertilidade masculina
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco