Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850 Manhuaçu - MG - (33) 98855-0015

agendamento de consulta

Já ouviu falar sobre a reversão de laqueadura?

Já ouviu falar sobre a reversão de laqueadura?

Muitas mulheres optam pela laqueadura (ou ligadura das tubas) como método contraceptivo definitivo. Mas, devido a algumas circunstâncias, como um novo casamento, a mulher pode querer recuperar a sua fertilidade fazendo a reversão de laqueadura.

Na cirurgia de laqueadura, as tubas uterinas são seccionadas ou fechadas com clipes, pontos ou por eletrocoagulação. O bloqueio desses canais impede que o espermatozoide chegue ao óvulo para fecundá-lo e modifica a função de transporte e nutrição do embrião.

A recuperação das tubas é possível, em alguns casos. Neste post, veremos quando a reversão de laqueadura é indicada, quais as chances de gravidez depois dessa cirurgia e as opções para quem não pode fazê-la.

Como a reversão de laqueadura recupera a fertilidade?

As tubas uterinas são canais com 3-5 mm de diâmetro. A reconstituição desses canais permite que os espermatozoides voltem a alcançar o óvulo para fecundá-lo e que a função de transporte e nutrição do embrião seja restabelecida.

As chances de gravidez natural após essa cirurgia variam entre 8% e 40%, dependendo das condições de fertilidade do casal antes da laqueadura. Em especial, a idade da mulher e a sua condição de saúde são consideradas para a indicação desse procedimento.

Para quem a reversão é indicada?

Se a laqueadura foi realizada há menos de cinco anos e a mulher tem até 35 anos, essa reversão pode ser indicada. Contudo, é preciso avaliar também as condições em que se encontram as tubas e a técnica utilizada na ligadura.

É fundamental que a região das fímbrias (porção final das tubas, próxima aos ovários) esteja íntegra. Além disso, o restante do canal não pode estar dilatado, doente ou mutilado.

O uso da técnica de Pomeroy na laqueadura é muito comum. Nessa técnica, é cortado um “anel” de cada tuba, criando duas novas extremidades nas bordas desse anel que precisam ser fechadas. Quanto maior for o comprimento desse “anel” retirado da tuba, piores serão as chances de reconstituir a tuba com sucesso na cirurgia.

Como é feita a reversão de laqueadura?

A preparação para a cirurgia inclui os exames que vão detectar outros possíveis problemas de fertilidade do homem ou da mulher e mais aqueles de rotina pré-operatórios (hemograma etc.).

Por meio de laparoscopia, é retirada a região de cicatriz nas tubas e as extremidades são religadas com pontos cirúrgicos. Então, a permeabilidade do canal é testada com o uso de um corante azul.

O procedimento requer anestesia geral, e a sua duração é de 2 a 4 horas. O período de internação pós-operatório é de cerca de 48 horas.

Em quanto tempo após a cirurgia é possível engravidar?

Ao se submeter à reversão, a mulher deve aguardar por 30 dias e só então iniciar as tentativas de engravidar naturalmente.

Quando a cirurgia é bem-sucedida, a mulher consegue engravidar após 6 a 12 meses. No entanto, as chances de gravidez ectópica (fora do útero) após a cirurgia são maiores do que as habituais.

Quais as alternativas para quem a reversão é contraindicada?

Após analisar o caso, o médico pode contraindicar a cirurgia de reversão. Entre os fatores já citados, a idade da mulher é muito importante, já que a fertilidade feminina diminui de forma mais acentuada após os 35 anos.

Contudo, se o útero estiver em condições de manter um embrião, o médico pode sugerir outras alternativas, como a FIV (fertilização in vitro). Essa também é a abordagem recomendada no caso de insucesso da reversão de laqueadura.

Se você fez a ligadura de tubas e agora deseja ter mais um filho, consulte um médico sobre a viabilidade de fazer a reversão de laqueadura. Como explicamos, as chances de sucesso dessa reversão são grandes, mas cada caso deve ser avaliado.

Gostou deste post? Assine a nossa newsletter e receba mais informações sobre tudo o que diz respeito à fertilidade.

Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco