Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850 Manhuaçu - MG - (33) 98855-0015

agendamento de consulta

Laparoscopia ginecológica: entenda o que é e para que serve!

Laparoscopia ginecológica: entenda o que é e para que serve!

A terminologia “laparos” vem da língua grega e quer dizer “abdômen”. Já o termo “scopia” significar olhar, observar. A laparoscopia se refere, portanto, a uma maneira de ver dentro do abdômen. No caso da laparoscopia ginecológica, esse olhar é direcionado ao aparelho reprodutor feminino e às doenças associadas a ele.

O procedimento está muito relacionado com o diagnóstico e o tratamento de condições que levam à infertilidade. Por meio da laparoscopia ginecológica, podemos ver, por exemplo, alterações anatômicas que podem dificultar a fecundação.

Você sabe como é feita a laparoscopia ginecológica? Sabe quando esse procedimento pode ser indicado pelo médico e quais cuidados devem ser tomados após a laparoscopia? Então continue acompanhando nosso post. Vamos falar sobre tudo isso!

O que é a laparoscopia ginecológica?

A laparoscopia é um tipo de procedimento cirúrgico em que o médico observa os órgãos internos por meio de pequenos cortes e da inserção de uma ótica conectada a uma câmera, que processa as imagens de todo o abdômen.

No caso do procedimento ginecológico, as incisões são feitas na região do umbigo e na virilha, possibilitando ao cirurgião realizar intervenções em problemas no sistema reprodutor feminino. O laparoscópio é utilizado para ver o trato genital durante a operação.

É uma cirurgia segura, sendo raros os casos de complicações. Como as incisões são muito pequenas, a cicatrização é mais rápida que em cirurgias abertas e, além disso, o risco de infecções e o desconforto no pós-operatório são muito reduzidos.

Quando a laparoscopia ginecológica é recomendada?

Esse procedimento cirúrgico pode ser recomendado para vários tipos de problemas ginecológicos. Vamos citar os principais:

Quais os cuidados necessários após a cirurgia?

Ainda no mesmo dia da realização da laparoscopia ou no dia seguinte, conforme a avaliação do médico ginecologista, a paciente já pode receber alta hospitalar. Os pequenos cortes pelos quais são passados os equipamentos cirúrgicos cicatrizam em poucos dias e devem ser cuidadosamente limpos e cobertos para evitar qualquer infecção das feridas.

O pós-operatório apresenta poucos sintomas. Geralmente, são mais relacionados ao gás usado durante a realização da laparoscopia para inflar o abdômen. Ele pode causar certo desconforto nos ombros, peito e abdômen, dando uma sensação de náuseas. Os sintomas normalmente desaparecem em poucos dias e, a partir disso, é possível retornar às atividades normais, mediante liberação do médico.

Portanto, é fundamental conhecer do que se trata a laparoscopia ginecológica e reconhecer a sua importância para tratar as doenças que envolvem o aparelho reprodutor feminino, sendo um procedimento menos invasivo e de recuperação mais rápida, com boas taxas de resolutividade.

Agora que você já entendeu para que serve a laparoscopia ginecológica, que tal saber mais sobre os cistos no ovário para conhecer seus sintomas e como tratá-los?

Laparoscopia ginecológica: entenda o que é e para que serve!
5 (100%) 1 voto[s]

Compartilhe:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco