Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 9979-01109 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850 Manhuaçu - MG - (33) 98855-0015

agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Menstruação em “borra de café”: existe relação com a fertilidade?

Menstruação em “borra de café”: existe relação com a fertilidade?

É muito normal que a menstruação sofra alterações em sua coloração e em seu volume durante a vida reprodutiva e no ciclo menstrual.

Pode iniciar com um fluxo que aparenta uma borra de café, depois um sangramento mais intenso e viscoso, e, por fim, uma quantidade bem pequena de sangue.

Muitas vezes essas variações no ciclo menstrual podem preocupar as mulheres mais atentas. Algumas ficam em dúvida, por exemplo, se a menstruação com a cor marrom pode indicar algum problema de fertilidade ou uma possível gravidez.

Por esse motivo, é necessário, inicialmente, ter consciência das variações que ocorrem em um ciclo normal.

Pensando nisso, neste post, falaremos sobre essas alterações, sobre a menstruação borra de café e a sua relação com a fertilidade. Acompanhe!

Como ocorrem as alterações do ciclo menstrual ao longo da vida?

A menstruação é um acontecimento natural que ocorre com todas as mulheres, iniciando na puberdade e terminando com a chegada da menopausa — por volta dos 50 anos.

Ainda que normal, ela apresenta algumas mudanças de acordo com cada organismo. Assim, algumas mulheres podem ter um fluxo intenso ou brando e regular ou irregular.

O ciclo menstrual pode indicar como estão alguns aspectos da saúde da mulher.

O comum é que ele dure entre 21 e 35 dias — de acordo com os padrões definidos por especialistas — e que a menstruação tenha uma duração de, no máximo, sete dias.

Existem casos em que a menstruação apresenta irregularidade (fora do padrão habitual), que pode ter uma causa associada a disfunções hormonais de origem ovariana, da tireoide, da hipófise ou da glândula suprarrenal, sendo importante procurar um especialista.

O que é a menstruação borra de café?

A menstruação em borra de café é um pequeno sangramento de cor amarronzada que, geralmente, ocorre nos dias primeiros ou últimos dias do ciclo menstrual.

Quando acontece fora do período menstrual, ela desce em pouca quantidade, bem diferente de quando a mulher está menstruada, e o fluxo de sangue é, normalmente, contínuo e longo.

Devido à permanência prolongada do sangue no canal vaginal e à mistura dele com as secreções fisiológicas da região, ocorre uma deterioração natural do sangue, mudando-o para uma cor amarronzada.

Existe relação entre a menstruação escura e a fertilidade?

Quando acontece após o fluxo menstrual, pode estar associado à anovulação e consequentemente à infertilidade.

Nos casos em que o sangramento antecede ao fluxo menstrual, pode ser um “escape” comum e não demanda preocupação, mas deve ser acompanhado pelo ginecologista.

É importante lembrar também que, mesmo em casos de suspeita de gravidez, o surgimento de sangramentos escuros é motivo para procurar um médico, pois pode se tratar de uma ameaça de aborto ou mesmo gravidez ectópica.

Busque sempre auxílio médico para fazer os exames necessários para que o sangramento seja tratado a tempo.

Gostou de saber qual a relação da menstruação borra de café com a fertilidade?

Então continue com a sua visita em nosso blog e leia, agora mesmo, o texto “A menstruação precoce diminui a vida fértil da mulher?” para saber mais sobre o assunto!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
12 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Patrícia
1 ano atrás

Vai fazer três meses que parei a injeção trimestral e faz algumas semanas que desce só borra de café, por quanto tempo ainda vai ficar descendo assim? A minha menstruação vai vim normal

Editor
Rafael
11 meses atrás
Reply to  Patrícia

Olá Patrícia, tudo bem?!
Uma avaliação hormonal pode ser indicada para uma melhor investigação.
O mais indicado é que agende uma consulta com seu ginecologista para que ele faça uma avaliação completa.

Muito obrigada,

Jaciane
4 meses atrás

Olá sou virgem e minha menstruação é amaronzada é normal?

Editor
Maisa Moschin
3 meses atrás
Reply to  Jaciane

Olá Jaciane,
A menstruação amarronzada pode acontecer pela permanência prolongada do sangue no canal vaginal e à mistura dele com as secreções fisiológicas ou ter uma causa associada a disfunções hormonais. Agende uma consulta com o ginecologista e através dos exames terá um diagnóstico preciso

Maria ap.b.da silva
3 meses atrás

Alguem sabe me informar…a minha m vem todo mes dia 20 mas dia 14 de fevereiro veio sem colica que sempre tive e sem sinais que ia vim ai ficou 6 dias o meu normal é 8 dias ai dia 20 acabou ai dia 25 veio uma borra de cafe pouca ai ficou assim dia 25 e 26 ai 27 ja nao saia mais nada dia 28 comecei a sentir nauseas com cheiro de perfume e vomitos constantes que ate entao ate hj nao durmo direito so sentindo nauseas e uma dorzinha parecida com colica… posso esta com alguma doenca… Ler mais »

Editor
Maisa Moschin
3 meses atrás

Olá Maria,
A menstruação amarronzada pode ser um processo natural, pela permanência prolongada do sangue no canal vaginal ou pode estar associado a disfunções hormonais. O mais indicado a se fazer é marcar um consulta com seu ginecologista para ter um diagnóstico preciso.

Alessandra
3 meses atrás

Bom dia!!!
Estou mh mestruacao atrasada a 8 dias, é no 6 dia de atraso desceu uma borra de café bem pouca q só pingou a calcinha é durou uns 3 dias oq séria?

Editor
Maisa Moschin
3 meses atrás
Reply to  Alessandra

Olá Alessandra,
Esse pode ser um processo natural pela permanência prolongada do sangue no canal vaginal ou indicar alterações hormonais.
Procure um ginecologista para avaliação mais detalhada.

Manoelle
2 meses atrás

Olá
Eu não tive menstruação normal esse mês, no lugar da menstruação veio essa borra de café durante uns 3/4 dias.
Tive relação sexual sem proteção a menos de um mês, não estava tomando a pilula anticonsepcional corretamente. Tem alguma chance de eu estar grávida?

Editor
Clínica Origen
1 mês atrás
Reply to  Manoelle

Olá, Manoelle. Pode ser normal, no entanto, existe sim uma possibilidade. A recomendação é para que você procure um médico, pois pode se tratar de uma ameaça de aborto ou mesmo gravidez ectópica.

itaan sousa
7 dias atrás

Menstruação borra de café todo mês e em pequena quantidade e normal

Editor
Clínica Origen
5 dias atrás
Reply to  itaan sousa

Olá, Itaan! Pode ser que sim, mas também pode indicar algum problema ou condição. Por isso, recomendamos que procure seu ginecologista e explique a situação. Assim, o profissional poderá fazer uma avaliação individual e personalizada.

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

Comunicado

SARS Cov-2 (COVID 19): vacinas, reprodução assistida e grávidas
• Posição atual conjunta •

03 de fevereiro de 2021

Grandes avanços dos estudos colaborativos incluem hoje pelo menos 85 vacinas pré-clínicas em investigação ativa em animais, 65 em ensaios clínicos em humanos, com 20 vacinas que chegaram aos estágios finais de testagem, sendo 12 já em uso em diferentes países/situações. As principais vacinas disponíveis estão constituidas por partículas de RNA mensageiro (Pfizer-Biontech e Moderna), vírus inativado (CoronaVac,Sinopharma e Covaxin, Bharat Biotech), com adenovirus (Oxford-AstraZeneca, Johnson&Johnson e Sputnik V, Gamaleya).

A pandemia segue, e neste momento a discussão se centraliza no uso das vacinas disponíveis e as pacientes submetidas às técnicas de reprodução assistida, grávidas e populações de risco entre as grávidas.

Nossas sociedades, avaliando também as diretrizes emitidas por sociedades mundiais como a ESHRE, a ASRM, a IFFS e a ACOG (SOGC), consideram que dentro da disponibilidade possível:

1) A vacinação tem efetividade e não induz a risco aumentado de contrair a infecção por Covid 19. Embora ainda não hajam estudos humanos de longo prazo sobre a vacinação contra Covid-19 e gravidez, nenhuma das vacinas contém vírus Sars Cov-2 vivo.

2) Para indivíduos vulneráveis,que apresentam alto risco de infecção e / ou morbidade por COVID-19, dentre os quais estão as grávidas, não receber a vacina supera o risco de ser vacinado, previamente ou durante a gravidez. Inclui-se ainda neste grupo os profissionais de saúde e aqueles outros, de linha de frente, com maior risco de exposição.

3) Não há razão para atrasar as tentativas de gravidez ou tratamentos de reprodução assistida quando de vacina não disponível ou se pacientes fora de grupos de risco.

4) Decisões da utilização (ou não) das vacinas devem ser compartilhadas entre pacientes e médicos, respeitando-se os princípios éticos de autonomia, beneficência e não maleficência.

5) Esta informação sobre vacinas deve ser incluidas como um termo específico em um consentimento informado já existente. Red Latinoamericana de Reproducción Asistida – REDLARA

6) Seguirão atualizações, a cada momento que novos conhecimentos solidifiquem os dados atuais.

  • REDLARA - Red Latinoamericana de Reproducción Asistida
  • SBRA - Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida
  • SAMeR - Sociedad Argentina de Medicina Reproductiva
  • AMMR - Asociación Mexicana de Medicina de la Reproducción
  • PRONÚCLEO - Associação Brasileira de Embriologistas em Medicina Reprodutiva
  • SAEC - Sociedad Argentina de Embriología Clínica
  • SOCMER - Sociedad Chilena de Medicina Reproductiva
  • ACCER - Asociación de Centros Colombianos de Reproducción Humana
  • SURH - Sociedad Uruguaya de Reproducción Humana
  • AVEMERE - Asociación Venezolana de Medicina Reproductiva y Embriología

Referências
12
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x