Agende a sua consulta

Menstruação em “borra de café”: existe relação com a fertilidade?

Por Equipe Origen

Publicado em 22/03/2019

É muito normal que a menstruação sofra alterações em sua coloração e em seu volume durante a vida reprodutiva e no ciclo menstrual.

Pode iniciar com um fluxo que aparenta uma borra de café, depois um sangramento mais intenso e viscoso, e, por fim, uma quantidade bem pequena de sangue.

Muitas vezes essas variações no ciclo menstrual podem preocupar as mulheres mais atentas. Algumas ficam em dúvida, por exemplo, se a menstruação com a cor marrom pode indicar algum problema de fertilidade ou uma possível gravidez.

Por esse motivo, é necessário, inicialmente, ter consciência das variações que ocorrem em um ciclo normal.

Pensando nisso, neste post, falaremos sobre essas alterações, sobre a menstruação borra de café e a sua relação com a fertilidade. Acompanhe!

Como ocorrem as alterações do ciclo menstrual ao longo da vida?

A menstruação é um acontecimento natural que ocorre com todas as mulheres, iniciando na puberdade e terminando com a chegada da menopausa — por volta dos 50 anos.

Ainda que normal, ela apresenta algumas mudanças de acordo com cada organismo. Assim, algumas mulheres podem ter um fluxo intenso ou brando e regular ou irregular.

O ciclo menstrual pode indicar como estão alguns aspectos da saúde da mulher.

O comum é que ele dure entre 21 e 35 dias — de acordo com os padrões definidos por especialistas — e que a menstruação tenha uma duração de, no máximo, sete dias.

Existem casos em que a menstruação apresenta irregularidade (fora do padrão habitual), que pode ter uma causa associada a disfunções hormonais de origem ovariana, da tireoide, da hipófise ou da glândula suprarrenal, sendo importante procurar um especialista.

O que é a menstruação borra de café?

A menstruação em borra de café é um pequeno sangramento de cor amarronzada que, geralmente, ocorre nos dias primeiros ou últimos dias do ciclo menstrual.

Quando acontece fora do período menstrual, ela desce em pouca quantidade, bem diferente de quando a mulher está menstruada, e o fluxo de sangue é, normalmente, contínuo e longo.

Devido à permanência prolongada do sangue no canal vaginal e à mistura dele com as secreções fisiológicas da região, ocorre uma deterioração natural do sangue, mudando-o para uma cor amarronzada.

Existe relação entre a menstruação escura e a fertilidade?

Quando acontece após o fluxo menstrual, pode estar associado à anovulação e consequentemente à infertilidade.

Nos casos em que o sangramento antecede ao fluxo menstrual, pode ser um “escape” comum e não demanda preocupação, mas deve ser acompanhado pelo ginecologista.

É importante lembrar também que, mesmo em casos de suspeita de gravidez, o surgimento de sangramentos escuros é motivo para procurar um médico, pois pode se tratar de uma ameaça de aborto ou mesmo gravidez ectópica.

Busque sempre auxílio médico para fazer os exames necessários para que o sangramento seja tratado a tempo.

Gostou de saber qual a relação da menstruação borra de café com a fertilidade?

Então continue com a sua visita em nosso blog e leia, agora mesmo, o texto “A menstruação precoce diminui a vida fértil da mulher?” para saber mais sobre o assunto!

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.