Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

O que é espermograma e por que fazer?

O que é espermograma e por que fazer?

Você sabe o que é espermograma? Sabe quando deve fazer o exame e qual a preparação?

O esperma é um líquido produzido pelas glândulas secretoras que compõem o aparelho reprodutor masculino (próstata e vesículas seminais). Esse líquido é responsável por carregar os espermatozoides produzidos no testículo. Ele transporta entre 60 e 300 milhões de espermatozoides.

Para que haja uma boa chance de fecundação, é necessário que o esperma contenha pelo menos 20 milhões de espermatozoides por mililitro, parâmetro de normalidade.

O que é o exame de espermograma?

espermograma, também conhecido como teste de contagem espermática, é usado para a análise da fertilidade do homem.

Trata-se de um exame simples, no qual são observados critérios específicos. Ao analisar um espermograma, o médico deve avaliar essencialmente três características: a quantidade, o formato e a motilidade dos espermatozoides.

Mas pelo espermograma podem ser observadas também as seguintes características do esperma:

Para que serve o espermograma?

O exame avalia as funções dos testículos quanto à produção de espermatozoides viáveis no sêmen e das demais glândulas do aparelho reprodutor masculino, quanto ao fluido que compõe o esperma.

É um exame que serve para relacionar dados clínicos com questões de fertilidade, mesmo após uma cirurgia de vasectomia prévia.

Como é a preparação para o exame?

Para o homem se preparar corretamente para o exame, algumas orientações devem ser seguidas, como a abstinência sexual de 2 a 5 dias antes da coleta e a higienização das mãos e dos órgãos genitais.

​A coleta deve ser feita na clínica para evitar qualquer contaminação ou resultado alterado por má preservação e transporte do material.

Como é feito o exame de espermograma?

O espermograma é feito em laboratório e a coleta do material é feita por masturbação. O laboratório oferece o recipiente em que deve ser mantido o material coletado para evitar contaminação. Normalmente, os laboratórios e as clínicas possuem uma sala reservada para que o homem possa se sentir menos desconfortável com o procedimento. Em alguns casos especiais, o material pode ser colhido em casa.

Se a coleta for realizada em casa, é importante manter o fluido em temperatura corporal para evitar alterações no resultado. Além disso, o esperma deve ser entregue para ser examinado em no máximo 1 hora após sua eliminação do corpo.

Quais são as indicações do exame?

O espermograma é indicado para os casais que não conseguiram gravidez após um ano de coito descoberto, isto é, sem uso de métodos contraceptivos.

Esperamos que você tenha compreendido o que é o espermograma e quando deve procurar um médico especialista para avaliar a necessidade de fazê-lo.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!

O que é espermograma e por que fazer?
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco