Entre a fecundação e o desenvolvimento do feto, acontecem diversos processos fundamentais para a gravidez, como a nidação. Ela ocorre cerca de 5 a 9 dias após o encontro entre o espermatozoide e o óvulo, sendo caracterizada pela implantação — ou fixação — do embrião no útero.
Problemas na implantação do embrião podem ser causados por doenças que aumentam o risco de infertilidade feminina. Por isso, a dificuldade para engravidar deve ser avaliada e, se necessário, o casal pode recorrer à reprodução assistida.
A fim de mostrar com mais detalhes os processos da gravidez na reprodução assistida, neste texto vamos demonstrar como a nidação acontece. Boa leitura!
O que é nidação?
Nidação é o processo de implantação do embrião no endométrio, a camada interna do útero. Durante o ciclo menstrual, a ação dos hormônios sexuais femininos estimula o crescimento dos folículos ovarianos e o espessamento do endométrio.
Ele possui cerca de 4 mm a 5 mm de espessura normalmente e o ideal é que tenha, em média, 7 mm a 14 mm para que a nidação tenha maior possibilidade de ocorrer. Porém, algumas doenças e condições podem alterar a superfície endometrial e afetar a nidação, como:
- Endometriose (em alguns casos);
- Endometrite;
- Endométrio fino;
- Alterações anatômicas no útero congênitas ou adquiridas.
O processo de fixação embrionária pode apresentar alguns sintomas, como cólicas, sensação de pontadas na região abdominal e pequenos sangramentos. Algumas mulheres os confundem com a menstruação, porém eles não são uma regra e a ausência não impede que a nidação aconteça.
Como a nidação acontece?
Para que a nidação seja bem-sucedida, dois fatores são fundamentais: a qualidade dos gametas e a receptividade endometrial da paciente. O homem deve ter espermatozoides em boa quantidade e sem alterações morfológicas. A qualidade do óvulo da mulher também é importante, assim como o endométrio precisa estar preparado para receber o embrião.
A fecundação acontece a partir da união do espermatozoide e do óvulo, formando o embrião. Nessa fase, ele possui apenas uma célula, sendo chamado de zigoto. Enquanto o embrião segue em direção ao útero, sucessivas divisões celulares começam a acontecer.
Ao chegar na cavidade uterina, o embrião pode possuir mais de 100 células e está no estágio de blastocisto, que é a fase em que pode ocorrer a nidação. O tempo entre a fecundação e a implantação no endométrio depende de cada mulher, variando de 5 a 9 dias.
Qual a relação da nidação com a gravidez?
A nidação é um processo fundamental porque marca o início da gravidez. Após a implantação do embrião, o hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) começa a ser produzido em alta quantidade. Ele é conhecido como o hormônio da gravidez.
A implantação do embrião também pode acontecer em lugares inadequados (muito raramente), o que chamamos de gravidez ectópica. Ela ocorre quando o embrião se fixa fora do útero, sendo mais comum nas tubas uterinas. Nesse cenário, a gestação não pode evoluir porque o feto não tem espaço suficiente para se desenvolver fora do útero.
Como a nidação acontece na reprodução assistida?
O processo de implantação do embrião no útero acontece tanto na gestação natural, quanto na reprodução assistida. Casais com histórico de falhas ou outras dificuldades para engravidar, podem recorrer a uma das técnicas para ter filhos.
Na relação sexual programada (RSP) e na inseminação artificial (IA), ambas de baixa complexidade, a fecundação acontece nas tubas uterinas e o embrião segue em direção ao útero, como na gestação natural.
A fertilização in vitro (FIV), é uma técnica de alta complexidade, sendo indicada para a maior parte das causas de infertilidade conjugal. Para realizá-la, os gametas do casal são coletados e preparados em laboratório, local onde a fecundação acontece. Depois disso, os embriões ficam em observação por alguns dias antes de serem transferidos para o útero materno.
Apesar de não ser possível manipular o processo de nidação, podemos minimizar os riscos de falhas na implantação do embrião, pois na FIV é possível incluir técnicas complementares ao longo do processo para aumentar as chances de sucesso.
A nidação é um processo fundamental para a gravidez, pois consiste na implantação do embrião no endométrio, marcando o início da gestação. Ela acontece tanto na gestação natural quanto na reprodução assistida. Em geral, a nidação ocorre entre 5 e 9 dias após a fecundação e é assintomática, embora algumas mulheres possam ter um leve sangramento ou cólica.
O sangramento de nidação é um sangramento específico, diferente da menstruação. Geralmente, dura menos que o fluxo menstrual.
A reprodução assistida é uma alternativa cada vez mais procurada por casais que estão com dificuldade para engravidar. Entre as técnicas disponíveis, a FIV é a mais moderna e com a maior taxa de sucesso. Para saber mais sobre ela, toque aqui!