Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

O que são epidídimos?

O que são epidídimos?

O sistema reprodutor masculino é composto por órgãos internos e externos, que atuam em conjunto para a reprodução. Os internos são os testículos, epidídimos, canais deferentes, próstata, vesícula seminal e uretra. Enquanto a bolsa escrotal e o pênis compõem a parte externa. Dessa forma, a presença de alguma doença ou condição que altere o funcionamento de um deles pode causar infertilidade masculina.

Os espermatozoides são produzidos nos testículos, mas o processo de amadurecimento dos gametas é finalizado nos epidídimos, dois tubos que são essenciais para a saúde reprodutiva do homem e, neste artigo, vamos mostrar os motivos.

Continue lendo para conhecer a sua função e como a epididimite pode afetar a fertilidade masculina. Confira!

Qual a função dos epidídimos?

Os epidídimos são dois tubos que conectam os testículos ao canal deferente e estão localizados na bolsa escrotal. Eles são responsáveis parte do processo de maturação, às vezes do armazenamento e também do transporte dos espermatozoides. A função pode parecer simples, mas é fundamental para a fertilidade masculina.

Os espermatozoides são produzidos nos testículos em um processo chamado espermatogênese e seguem para os epidídimos para finalizar o amadurecimento. No local, eles ganham mobilidade e se preparam para a fecundação.

Quando o homem é estimulado, os gametas se juntam aos líquidos lubrificantes produzidos pelas glândulas seminais, próstata e as glândulas bulbouretrais para formar o esperma, que é expelido pela uretra.

Esse é o processo que ocorre naturalmente no sistema reprodutor masculino. A presença de alguma doença pode afetar a qualidade ou a quantidade de espermatozoides, como ocorre com a epididimite.

O que é epididimite?

A epididimite é a inflamação dos epidídimos, sendo causada, sobretudo, por uma infecção bacteriana. Na maioria dos casos, é uma consequência de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a chlamydia e a gonorreia, sendo transmitida por relação sexual sem preservativo com uma pessoa contaminada. Poder ser causada também por inflamações não bacterianas ou mesmo bactérias não associadas a ISTs.

Ela também pode ser causada por infecção urinária ou da próstata e, ainda, por traumas na região testicular, como pancadas ou acidentes com bicicleta. Uma das complicações mais graves ocorre quando a doença não é diagnosticada rapidamente. Nesses casos, a infecção pode se espalhar e atingir outros órgãos, como os testículos, passando a ser chamada de epidídimo-orquite.

A epididimite pode ser assintomática, porém, os seus sintomas mais comuns são:

Como a sua principal causa são as ISTs, a melhor maneira de prevenir a epididimite é com a utilização de preservativos em todas as relações sexuais.

Como a epididimite causa infertilidade?

A infertilidade masculina está relacionada a fatores que, de alguma maneira, afetam a quantidade e/ou a qualidade dos gametas masculinos. No caso da epididimite, a falta de tratamento adequado é o principal fator que causa a infertilidade. Ela é tratada com antibióticos, porém a demora pode transformá-la em uma infecção crônica.

Os casos de epididimite crônica são recorrentes e estão associados à formação de cistos e abscessos no local. O processo inflamatório nos epidídimos atrapalha o de maturação dos espermatozoides e dificulta o armazenamento e o transporte dos gametas. Nos casos de epidídimo-orquite, a produção dos espermatozoides também pode ser afetada, aumentando o risco de infertilidade.

Em caso de infertilidade, como o casal pode engravidar?

O casal deve procurar ajuda médica para uma investigação de infertilidade após 12 meses tentando engravidar sem sucesso. Se a mulher tiver mais de 35 anos, o período diminui para 6 meses, devido à queda da fertilidade feminina com o avanço da idade.

Se a infertilidade conjugal for confirmada e o tratamento da causa não for suficiente para que o casal tenha filhos naturalmente, a reprodução assistida é indicada. Entre as técnicas disponíveis, a fertilização in vitro (FIV) na maioria dos casos é a mais adequada para os casos de infertilidade por fatores masculinos, como a infecção dos epidídimos.

A FIV utiliza métodos avançados e a maior parte dos seus processos ocorre em laboratório. Para realizá-la, os gametas do casal são coletados e preparados para que apenas os mais saudáveis participem do processo. Os homens com epididimite podem utilizar os procedimentos PESA e MESA para retirar os espermatozoides diretamente dos epidídimos.

Na fecundação, os espermatozoides são inseridos diretamente nos óvulos com a técnica ICSI, aumentando as chances de sucesso. Em seguida, os embriões formados são observados por alguns dias até serem transferidos para o útero da paciente.

Os epidídimos são fundamentais para a capacidade reprodutiva do homem, pois eles atuam na finalização do processo de amadurecimento, armazenamento e no transporte dos espermatozoides.

A inflamação dos epidídimos é chamada de epididimite e pode levar à infertilidade por provocar uma obstrução na passagem dos gametas. Nesses casos, o casal pode optar pela FIV para ter filhos.

Para saber mais sobre a epididimite e como ela é diagnosticada, toque aqui!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

0
Would love your thoughts, please comment.x