Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Torção testicular: tratamento

Torção testicular: tratamento

A torção testicular é uma condição séria e que requer atendimento médico imediato. O retardo no tratamento pode implicar sérias consequências para a integridade dos testículos, deixando o homem com risco aumentado de ficar infértil.

Os testículos são órgãos reprodutores masculinos, ficam localizados na bolsa escrotal, atrás do pênis. Suas funções são produzir espermatozoides e testosterona, principal hormônio masculino.

Os espermatozoides são os gametas ou células reprodutivas, responsáveis por fertilizar o óvulo, gameta feminino, para gerar um embrião. Já a testosterona é o hormônio responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características sexuais secundárias masculinas, como o crescimento de pelos na face e no corpo, timbre grave da voz, musculatura e massa óssea. Além disso, a testosterona estimula a libido e a potência sexual do homem.

Alterações como orquite (inflamação nos testículos), varicocele (dilatação das veias testiculares), torção testicular, câncer de testículo, entre outras, podem prejudicar a capacidade reprodutiva do homem.

Confira, neste post, o que é torção testicular e a importância do tratamento rápido!

O que é torção testicular?

A torção testicular é um problema masculino que requer atendimento médico de emergência. Ocorre quando o testículo gira sobre o seu próprio eixo, interrompendo o fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio para o órgão. Isso pode levar ao infarto testicular em questão de horas, se não for tratado imediatamente.

Entre as causas de torção testicular estão as anomalias na anatomia do órgão. A má fixação dos testículos durante a formação do feto masculino pode facilitar sua rotação. Outros fatores associados ao problema são traumas na bolsa testicular e exercícios físicos intensos, principalmente atividades como patinação e ciclismo, que exigem mais tração superior do testículo (reflexo cremastérico).

Essa ocorrência é mais frequente na adolescência. Crianças e adultos também podem apresentar a torção, mas são casos raros.

Diante dos primeiros sintomas, é de extrema necessidade que se procure atendimento médico, em tempo de evitar o infarto testicular e a perda do órgão.

Sintomas, diagnóstico e tratamento: por que a torção testicular é considerada uma emergência médica?

Os sintomas da torção testicular são dor súbita e intensa, vermelhidão e intumescimento do órgão afetado. O testículo também pode alterar de posição, ficando elevado ou horizontalizado. Diante dessas manifestações, o paciente deve buscar o pronto atendimento com urgência, pois o intervalo para intervenção é estreito.

O diagnóstico é clínico, com base na avaliação dos sintomas e no exame físico, no qual o médico pode testar se houve a perda do reflexo cremastérico do paciente. Para confirmar o estrangulamento do cordão espermático e a interrupção do fluxo sanguíneo, também pode ser solicitado o ultrassom da bolsa escrotal com Doppler colorido.

Logo após a confirmação do caso, o paciente deve seguir par o tratamento. Embora exista a possibilidade da destorção manual para alguns casos, normalmente isso precisa ser feito com cirurgia.

O procedimento cirúrgico requer uma incisão inguinal e uma escrotal. O cirurgião acessa o testículo acometido, executa a destorção, avalia a viabilidade do órgão e realiza sua fixação no escroto. Também é preciso abordar o testículo contralateral e fixá-lo, visto que, em muitos casos, há um defeito congênito bilateral, o que significa que pode ocorrer uma nova torção.

Quando já houve o infarto testicular, a cirurgia de destorção migra para uma orquiectomia, resultando na remoção do testículo. Ainda assim, é feita a fixação do outro órgão.

É possível salvar o testículo quando a cirurgia é feita em uma janela terapêutica de poucas horas. Após 12 horas de torção, as chances de recuperação do órgão são quase nulas.

Em resumo, a torção testicular é uma condição médica grave que pode levar à perda de um testículo se não for tratada imediatamente. Uma vez que a situação é urgente, o rápido atendimento para identificação dos sintomas, diagnóstico e tratamento é necessário para evitar danos irreversíveis.

Como a reprodução assistida pode ajudar os homens com histórico de torção testicular?

A reprodução assistida também entra como possibilidade de tratamento para homens que tiveram torção testicular e ficaram inférteis. Vale esclarecer, contudo, que quando o problema é rapidamente revertido, as chances de preservar a fertilidade são altas.

Pacientes que precisaram fazer uma orquiectomia, ainda podem produzir espermatozoides no testículo remanescente. No entanto, se esse órgão restante também for afetado por alguma condição, o risco de infertilidade é maior.

Sendo assim, diante da dificuldade de engravidar naturalmente, o casal que procura ajuda médica especializada é encaminhado para vários exames. O homem realiza o espermograma, exame que avalia a quantidade e a qualidade dos espermatozoides. Diante de resultados alterados, o casal pode contar com as técnicas de reprodução assistida para tentar uma gravidez.

Quando há somente alterações discretas na qualidade dos espermatozoides — e dependendo da idade e da saúde reprodutiva da parceira —, é possível iniciar o tratamento com preparo seminal para inseminação artificial.

Os casos mais complexos de infertilidade masculina, como a azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen), são indicados à fertilização in vitro (FIV), que pode ser auxiliada por técnicas de recuperação espermática e injeção intracitoplasmática de espermatozoides (FIV ICSI).

Ainda em casos severos, quando o homem não produz mais espermatozoides devido à remoção da gônada após torção testicular somada a outras causas, existe a possibilidade de o casal engravidar com doação de sêmen.

Aprofunde suas informações: faça a leitura do texto sobre infertilidade masculina e conheça outras causas e fatores de risco!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

0
Would love your thoughts, please comment.x