Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Uretrite: como é feito o tratamento?

Uretrite: como é feito o tratamento?

Os problemas de fertilidade femininos e masculinos podem ser provocados por diferentes condições que alteram o funcionamento normal dos órgãos reprodutores. Entre elas estão os processos inflamatórios, incluindo a uretrite.

A uretrite é facilmente curada quando é diagnosticada precocemente. O tratamento tardio, por outro lado, resulta em disseminação da infecção e em diferentes complicações para a saúde, incluindo infertilidade.

Para saber como é realizado o tratamento para uretrite continue a ler este texto. Ele destaca ainda os principais sintomas que podem indicar a inflamação da uretra e as complicações que ela pode causar.

O que é uretrite?

Uretrite é a inflamação ou infecção da uretra, ducto que transporta a urina para fora do corpo e, nos homens, também o sêmen. Na maioria dos casos surge como consequência de infecções sexualmente transmissíveis (IST), principalmente gonorreia ou clamídia, afetando homens e mulheres. Porém, menos frequentemente, pode resultar de outros agentes bacterianos e virais, ou de lesões e traumas.

Por isso, é classificada como gonocócica, quando é transmitida pelo patógeno da gonorreia e, nos outros casos, como não gonocócica.

A não gonocócica também pode ocorrer, por exemplo, pela transmissão da bactéria Mycoplasma genitalium e do protozoário Trichomonas vaginalis, ou por causas não infecciosas, incluindo as virais, transmitida pelo papiloma vírus humano (HPV), pelos vírus do herpes simples e citomegalovírus.

Assim como podem surgir como consequência de traumas e do uso de produtos químicos nas mulheres, entre eles espermicidas e cremes anticoncepcionais e nos homens, mais raramente, de danos causados por atrito durante a masturbação ou contato sexual.

Sintomas, complicações e diagnóstico de uretrite

A vontade frequente e urgente de urinar acompanhada de dor é comum aos dois sexos. Os homens manifestam ainda sintomas como secreção peniana aquosa e leitosa, sensação de ardor ao urinar, sangue na urina ou no sêmen, dor durante a ejaculação, coceira, sensibilidade ou inchaço no pênis e nódulos na região da virilha.

É importante procurar auxílio médico se houver a manifestação de algum sintoma, quando a uretrite não é adequadamente tratada as bactérias podem espalhar e provocar diferentes processos inflamatórios nos órgãos reprodutores, resultando em infertilidade.

Nos homens, pode levar à epididimite (inflamação do epidídimo), orquite (dos testículos) e prostatite (da próstata). Elas também resultam em aderências, provocando obstruções e dificultando o transporte dos espermatozoides, além de interferirem no processo de produção.

Podem ainda causar cistite (inflamação da bexiga) e, quando se torna persistente, em estenose uretral: estreitamento de um segmento da uretra provocando a diminuição ou interrupção do fluxo urinário.

Para diagnosticar a uretrite, dois exames são particularmente solicitados: o exame de urina, que confirma o processo inflamatório com identificação da bactéria e a análise das secreções, para identificar a bactéria sexualmente transmissível que provou o problema.

Se houver suspeita de infertilidade são realizados outros exames, incluindo os de imagem como a ultrassonografia, que indicam a possibilidade de a inflamação ter espalhado e causado danos aos órgãos reprodutores.

O uso de preservativos em todas as relações sexuais é fundamental para prevenir a uretrite. As bactérias podem ser transmitidas pelo sexo vaginal, anal ou oral.

Como é feito o tratamento de uretrite?

O tratamento para uretrite é realizado de acordo com a causa que provocou o problema. Veja abaixo:

Uretrite gonocócica ou provocada por agentes sexualmente transmissíveis: a uretrite infecciosa é tratada por antibióticos orais ou injetáveis, em ciclos longos ou curtos de tratamento, de acordo com a bactéria que provocou a infecção. A parceira ou parceiro sexuais também devem tratados para evitar a reinfecção ou disseminação das bactérias.

Uretrite viral: se for transmitida pelo vírus do HPV, o tratamento é indicado apenas nos casos em que há a formação de verrugas genitais e prevê a remoção delas. Se a causa for o vírus do herpes simples, ele pode ser tratado por medicamentos antivirais, que proporcionam a redução do processo inflamatório, ao mesmo tempo que evitam a recorrência.

Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) também podem ser prescritos para aliviar a dor, assim como o cloridrato de fenazopiridina para reduzir desconfortos, urgência e frequência de micção.

Uretrite provocada por lesões: após a suspensão do que causou a inflamação a uretrite provocada por lesões ou traumas geralmente desaparece naturalmente.

Além de evitar relações sexuais desprotegidas, outras ações podem contribuir para prevenir a ocorrência de uretrite:

Toque no link e saiba mais sobre a uretrite.

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
4 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Kátia Regina da Silva
1 ano atrás

Fiz exames vários até de urocultura e não deu nada estou com uma inflamação na saída da uretra e o médico me passou prednisona pra eu tomar ele ajuda me de uma orientação porfavor já não sei mas o que fazer tive anemia fraqueza quase não consigo comer nada direito estou até com depressão e com muito medo

Editor
Clínica Origen
1 ano atrás

Kátia, não podemos dá-la um diagnóstico por aqui.
Mesmo que a investigação do seu problema esteja ainda em andamento, não se desespere. Siga o acompanhamento com seu médico, ou busque uma nova opinião caso sinta necessidade, mas continue. Além disso, é importante também que você realize acompanhamento com um psiquiatra.
Estamos na torcida pela sua recuperação 💙
Um abraço!

Diogo Silva
1 ano atrás

Estou com uma queimação na saída da uretra que já fiz de tudo e até hoje não consegui nenhum resultado….
Oq posso fazer

Editor
Clínica Origen
1 ano atrás
Reply to  Diogo Silva

Não podemos avaliar apenas com seu relato, Diogo.
Recomendamos que você procure atendimento urológico e siga na investigação do seu quadro.
Boa sorte!

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

4
0
Would love your thoughts, please comment.x