
Útero septado impossibilita a gravidez?
Muitas mulheres sonham em engravidar um dia e sabem que um passo importante nessa jornada é a realização de exames médicos. É nesse momento que muitas delas descobrem o útero septado.
Essa é uma revelação que pode trazer muitas dúvidas e insegurança. Alguns dos questionamentos são sobre as possíveis causas e tratamentos. No entanto, o mais importante é: isso pode me impedir de engravidar?
Vamos esclarecer aqui algumas das questões que surgem com a descoberta do útero septado e procurar tranquilizar as futuras mães.
As causas do útero septado
O útero septado é uma malformação congênita, isto é, a menina nasce com um septo (uma parede) que divide internamente o útero. Essa divisão pode ser total ou parcial.
É por volta da 9ª semana de gestação que se forma o útero da futura menina. Nesse momento, os ductos de Müller se fundem para dar origem às tubas uterinas e ao útero. Para a formação correta do útero, é preciso que haja uma fusão entre os ductos.
Quando essa fusão não ocorre adequadamente ou ocorre parcialmente, resta uma membrana (o septo) dentro do órgão. O útero septado é o tipo mais comum de anomalia mülleriana, atingindo cerca de 3% a 7% da população feminina.
Sintomas e diagnóstico
O útero septado não tem sintomas, não provoca alterações no ciclo menstrual nem aumenta a intensidade de cólicas. Porém, o seu diagnóstico é simples.
Alguns exames de imagem, como a histerossalpingografia e a vídeo-histeroscopia diagnóstica, permitem identificar se o útero é total ou parcialmente septado.
Riscos do útero septado
A presença do septo no útero pode dificultar a nidação, aumentando as chances de perda do embrião. A implantação do embrião no septo é inviável, pois essa membrana é pouco vascularizada.
Já a implantação na parede do útero pode ocorrer normalmente. Contudo, o espaço destinado ao bebê será menor. Com seu crescimento, aumenta o risco de aborto ou mesmo de parto prematuro.
Tratamento
A cirurgia para retirada do septo é o único tratamento indicado. Essa retirada é feita por meio de uma histeroscopia cirúrgica.
A cirurgia é feita em bloco cirúrgico com anestesia, por via vaginal, por profissional experiente, e requer acompanhamento pós-operatório para prevenir a formação de aderências durante a cicatrização da parede uterina. As taxas de sucesso dessa intervenção são altas.
A infertilidade é uma realidade na vida de vários casais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, apenas entre as mulheres, mais de 10% tem problemas de fertilidade. Portanto, se você está com dificuldade para engravidar há mais de 1 ano, deve buscar o auxílio de um médico.
Você já fez seus exames de imagem? Teve o diagnóstico de útero septado? Compartilhe sua experiência ou suas dúvidas. Deixe aqui seu comentário.
Compartilhe:
Eu tenho ultero bicorno é gostaria de fazer a cirurgia mas não sei aonde faz
Estou gestante de 25 semanas com útero separado, até que semana meu filho vai virar? Meu útero vai se contrair normalmente para expeli-lo?
Olá, Karla. Não é possível afirmar, você tem que continuar acompanhando com seu ginecologista para que ele possa te orientar melhor. 🙂
Descobri que tenho útero septado , só não sei se e possível fazer a cirurgia pra corrigir ,
Para isso é necessário que você seja avaliada por um especialista, ok? Procure atendimento.
Um abraço! 🌼
Sim é possível corrigir sim procuri o especialista.
Boa tarde eu tenho o ultero septado e vou retirar o septo tenho 41 anos e vou engravidar em nome de Jesus,o septo é parcial .
Que bom que você buscou tratamento, Mariceia! Estamos torcendo por você 💕
Bom dia, tenho utero septado e pretendo fazer a cirurgia depois disso consigo engravidar normalmente ?
Marcia, é difícil afirmarmos, mas existem boas chances. No entanto, tudo depende do seu quadro e de como a cirurgia for realizada.
Boa sorte! Estamos à disposição!
Obrigada
Olá eu sou leciene , tenho o útero septado e tive meu primeiro filho ele está com 8 anos e só agora descobri que tenho útero septado ,e estou grávida novamente ! Estou preocupada! Essa gravidez corre risco?
Leciene, de fato, o útero septado é um quadro delicado e oferece riscos. No entanto, é possível que a gravidez seja de sucesso.
É importante que você seja acompanhada por um ginecologista que poderá dá-la suporte e monitorar a evolução da sua gestação.
Eu fiz a cirurgia pra retirada de pólipo e correção do útero septado, tem 35 dias, será que consigo engravidar.
Geiza, não podemos afirmar nada antes de avaliá-la em consultório. Mas parecem haver chances!
Agende sua consulta para entendermos as possibilidades 🙂