Agende a sua consulta

Varicocele e reprodução assistida

Por Equipe Origen

Publicado em 13/10/2020

A varicocele é considerada a principal causa da infertilidade masculina, e como geralmente não apresenta sintomas, muitas vezes só é diagnosticada quando o casal não consegue engravidar e busca uma investigação para descobrir a causa.

Esta é uma doença que se caracteriza pela dilatação das veias do cordão espermático, bem semelhante às varizes. Entre outras consequências, a varicocele provoca o aumento da temperatura dos testículos, o que pode prejudicar a espermatogênese — a produção de espermatozoides.

É por este motivo que a varicocele está relacionada à infertilidade masculina, e dependendo do grau da doença, mesmo após o tratamento, o paciente só consegue engravidar sua companheira por meio das técnicas de reprodução assistida.

Entenda mais sobre a doença e como a reprodução assistida pode auxiliar estes pacientes:

Varicocele

A varicocele é uma doença que pode atingir homens de todas as idades, mas é mais comum na puberdade. Se acontece na vida adulta, principalmente após os 30 anos de idade, suas consequências podem ser mais graves.

Não se sabe com precisão quais são as causas da doença, mas a principal teoria está relacionada a falhas nas válvulas internas do cordão espermático. Essas falhas causam refluxo sanguíneo que, por sua vez, provoca a dilatação das veias.

O fato de as veias estarem dilatadas provoca uma alteração no fluxo do sangue na região dos testículos, e isso faz com que a temperatura aumente. Este aumento de temperatura causa prejuízos à espermatogênese, fazendo com que o homem possua menos gametas em seu sêmen, ou gametas de menor qualidade.

A doença se apresenta em três graus diferentes, de acordo com determinadas características. Para identificar o grau, pode ser necessária a realização de alguns exames, sendo o mais simples e mais comum chamado de manobra de Valsalva.

Este procedimento é realizado no próprio consultório médico, e consiste em obstruir as passagens de ar da boca e do nariz e em seguida realizar uma expirada forçada. Isso provoca uma pressão no abdômen e faz com que as veias dilatadas fiquem evidenciadas.

Outra forma de diagnosticar a doença é por meio de palpação, também em consultório. Se estes dois procedimentos não forem suficientes para o diagnóstico, um ultrassom com doppler ou um espermograma podem ser solicitados.

Sintomas

Um dos grandes fatores preocupantes em relação à varicocele é a falta de sintomas em grande parte dos casos. Isso faz com que a doença seja diagnosticada em estágios mais avançados e dificulte o tratamento.

Quando há sintomas, os principais são:

  • Dor ou desconforto nos testículos;
  • Infertilidade.

A infertilidade é considerada um sintoma, já que é por causa deste problema que grande parte dos pacientes descobre a varicocele. A espermatogênese é fundamental para a fertilidade masculina, que é prejudicada pela alteração na temperatura dos testículos.

Tratamento e reprodução assistida

O tratamento da varicocele só é indicado quando existe a dor. Em outros casos, recomenda-se um acompanhamento constante.

Quando necessário, o tratamento é feito de forma cirúrgica, podendo ser por meio de embolização ou a microcirurgia subinguinal.

É comum que a fertilidade seja recuperada após o tratamento, mas isso não acontece em todos os casos. Se o paciente permanece infértil, é possível recorrer à reprodução assistida.

Atualmente existem três técnicas de reprodução, mas uma delas é mais indicada para homens diagnosticados com varicocele — a fertilização in vitro (FIV).

As outras técnicas existentes são a relação sexual programada, que não é indicada para casos de infertilidade masculina; e a inseminação intrauterina, que pode ser realizada se o médico considerar uma boa opção após a investigação da infertilidade do casal.

Porém, a FIV é o método mais eficaz e mais indicado para casos de infertilidade grave. Ela consiste na fecundação em laboratório, após a coleta dos gametas masculinos e femininos. Por meio da FIV é possível preparar o sêmen e selecionar apenas os gametas mais saudáveis e com maior capacidade de fecundação.

Além disso, realiza-se a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), fazendo com que menos gametas sejam necessários para melhor resultado. Nesse procedimento, um único espermatozoide é injetado dentro de cada óvulo para a formação dos embriões.

Os embriões formados são cultivados por até sete dias, e em seguida alguns deles são transferidos para o útero da mulher. Se houver embriões excedentes, eles são criopreservados e podem ser utilizados em outra tentativa.

Uma grande vantagem da FIV para pacientes diagnosticados com varicocele é que é possível realizar procedimentos complementares para aumentar as chances de se alcançar uma gestação bem sucedida e um bebê saudável, como o teste genético pré-implantacional (PGT).

Para mais detalhes sobre a doença e suas causas, sintomas, tratamentos e outras informações, leia nosso conteúdo sobre varicocele aqui no site.

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.