agendamento de consulta

Vitamina B12: os benefícios para a saúde e fertilidade masculina

Vitamina B12: os benefícios para a saúde e fertilidade masculina

Vitamina B12: os benefícios para a saúde e fertilidade masculina
Avalie esse artigo:

A vitamina B12, também chamada de cobalamina ou cianocobalamina, está vinculada ao metabolismo de quase todas as células do corpo humano, pela sua relevante função na síntese de DNA.

Muitos estudos revelaram os efeitos da vitamina B12 para a saúde do homem, sobretudo na qualidade do sêmen e na fisiologia do espermatozoide. Portanto, no post de hoje, abordaremos os benefícios da ingestão adequada dessa vitamina, com enfoque na fertilidade masculina.

Funções da vitamina B12 no organismo

B12 é uma vitamina que influencia a saúde reprodutiva masculina. Ela está associada à produção de células vermelhas, funções cerebrais superiores, síntese do DNA espermático, metabolismo celular e maturação do DNA. Deficiências dessa vitamina resultam em uma queda da motilidade espermática.

Sua relação com a produção de DNA tem implicações importantes para a fertilidade masculina, especialmente em associação com a saúde e a produção do sêmen. Acredita-se que a deficiência da vitamina B12 possa levar à degeneração do espermatozoide e, consequentemente, à infertilidade.

Muitos estudos comprovam que homens com deficiências de vitamina B12 e baixa contagem de espermatozoides podem se beneficiar significativamente de uma suplementação com grande dose da vitamina. Descobriu-se que a contagem de espermatozoides aumentou ligeiramente em associação com suplementação de mecobalamina — uma forma de vitamina B12. Em 60% dos homens que receberam o suplemento a contagem de espermatozoides melhorou.

Muitos fatores podem contribuir para a disfunção erétil. Segundo estudos do Men Fertility, o provimento insatisfatório de B12 pode danificar os nervos do órgão genital masculino. Sem tratamento, o dano impedirá o desenvolvimento e a manutenção de uma ereção, reduzindo a capacidade de manter relações sexuais e consecutivas ejaculações, levando a problemas de fertilidade.

Portanto, é imprescindível buscar atendimento médico e testar os níveis de vitamina B12 caso os homens tenham sintomas de disfunção erétil.

Principais alimentos fontes de B12

Os principais alimentos que são fontes da vitamina são:

Embora uma dieta equilibrada seja importante, os suplementos podem fornecer os nutrientes necessários em quantidades mínimas de forma mais econômica e eficiente do que qualquer dieta normal.

Outro aspecto importante diz respeito à absorção da vitamina, que pode ser dificultada quando a pessoa tem um histórico de alcoolismo ou tabagismo. E, a longo prazo, o uso de antibióticos também reduz a capacidade de absorção da vitamina.

Efeitos negativos à saúde

Sabe-se que essa vitamina realiza processos importantes no organismo. O melhor método para diagnosticar sua deficiência é a dosagem de B12 no sangue. Ela é essencial na formação do sangue, e sua carência pode causar a anemia perniciosa, em que os glóbulos vermelhos alteram seu tamanho (ficam muito grandes).

Ademais, em virtude de sua relevância no organismo, a deficiência da vitamina pode causar disfunções diversas, como fadiga crônica, dores musculares e fraqueza, falta de concentração e memória, tontura, falta de apetite, depressão, estresse, entre outras — além dos fatores relacionados à fertilidade citados anteriormente.

Principais benefícios

A vitamina possui um papel essencial no tratamento da fadiga adrenal, mantém o sistema nervoso e cardiovascular saudáveis, além de apresentar múltiplas funções metabólicas — incluindo produção de enzimas, síntese de DNA e equilíbrio hormonal.

Dentre os principais benefícios, podemos destacar:

Finalmente, observa-se que a vitamina B12, em doses normais ou terapêuticas, é vital para a fertilidade masculina. Por isso, é necessário estar atento aos sintomas e manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Gostou do nosso post sobre os benefícios da vitamina B12? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a também dominarem o assunto!

Avalie essa postagem:

Vitamina B12: os benefícios para a saúde e fertilidade masculina
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:


ÚLTIMAS DO BLOG Ver todos os posts
O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?

O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?Avalie esse artigo: A histeroscopia diagnóstica tem um nome difícil e, por vezes, vem seguida de apreensão: como é feito o exame? Dói? Por que ele precisa ser feito? Essas são […]

Leia mais

Este post foi visto 32 vez(es).

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!Avalie esse artigo: Ainda cercada de muitas dúvidas e medos — é um procedimento arriscado? Compromete a saúde da mulher? Engorda? E a síndrome da hiperestimulação ovariana, quando acontece? —, a estimulação ovariana […]

Leia mais

Este post foi visto 31 vez(es).

Anticoncepcional de uso contínuo diminui a fertilidade?

Anticoncepcional de uso contínuo diminui a fertilidade?Avalie esse artigo: Muitas mulheres utilizam anticoncepcional de uso contínuo no Brasil. Contudo, muitas delas ainda têm receios sobre a relação desse método com a fertilidade. Em parte, isso ocorre porque os anticoncepcionais evoluíram com o […]

Leia mais

Este post foi visto 25 vez(es).

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco