Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Zika vírus é causador de microcefalia

Zika vírus é causador de microcefalia

O Zika é um vírus pertencente à mesma família dos vírus da Dengue e da Febre Amarela, todos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

Identificado pela primeira vez no Brasil no final do ano de 2014, o Zika Vírus tem se tornado uma grande preocupação para a saúde pública nacional, por ser ele o responsável pela doença conhecida como “febre Zika”, que apresenta sintomas mais brandos, porém similares aos da Dengue: febre, dor nas articulações e músculos, conjuntivite e manchas vermelhas na pele.

Recentemente, em 28 de novembro de 2015, o Ministério da Saúde declarou a possibilidade de haver relação causal entre a febre Zika e uma malformação fetal conhecida como Microcefalia, que pode ser entendida como uma condição neurológica rara, em que a cabeça e o cérebro da criança se apresentam em tamanhos consideravelmente menores do que os de outras crianças do mesmo sexo e idade.

Para tratar desse assunto, o diretor técnico de medicina fetal da Clínica Origen em BH, Dr. Heverton Pettersen, concedeu uma entrevista à revista Encontro de fevereiro de 2016 (no 177) e também à Rede Super, quando abordou a fragilidade das evidências utilizadas para relacionar o surto da febre Zika com o aumento dos casos de Microcefalia registrados recentemente no Brasil.

 

Zika vírus é causador de microcefalia
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco