Agende a sua consulta
cinco-formas-de-lidar-com-o-medo-de-nao-conseguir-engravidar

5 formas de lidar com o medo de não conseguir engravidar

Por Equipe Origen

Publicado em 26/01/2018

Muitas mulheres sonham desde pequenas em ser mães. Por isso, imaginam, com detalhes, como será o rostinho de seu filho, com quantos anos pretendem engravidar, quais nomes escolherão, quantos filhos terão etc.

No entanto, nem sempre os projetos acontecem como o planejado, e não conseguir engravidar se torna uma pressão muito grande para essas mulheres. As dificuldades podem ser de ordem física e, em alguns casos, a ansiedade pode se tornar um obstáculo a ser vencido.

Como a mulher pode reagir ao diagnóstico da infertilidade

A primeira coisa que temos que ter em mente é que cada mulher reage de uma maneira diferente e, por isso, não podemos generalizar. No entanto, para tentar ajudar, listamos algumas das reações mais conhecidas pelos especialistas.

Quando a mulher recebe o diagnóstico de infertilidade, muitas vezes ela passa por uma crise emocional, que mistura medo, angústia e decepção. O turbilhão de emoções faz com que muitos casais comecem a questionar suas atitudes e crenças, podendo, até mesmo, abalar o relacionamento.

Felizmente, com os avanços tecnológicos e a medicina cada dia mais preparada, as mulheres que não conseguem engravidar podem recorrer a tratamentos e a profissionais que as auxiliem a realizar o sonho de ser mãe.

Se você está passando por isso, veja algumas dicas que a ajudarão a lidar com o medo de não conseguir engravidar.

1. Não se culpe por não conseguir engravidar

O primeiro passo para superar esse problema e encontrar maneiras de enfrentá-lo é entendendo que não existe culpa. Os pensamentos negativos só farão mal para você e não deixarão que encare o problema em busca de soluções.

Por isso, saiba que, mesmo que você tenha algum problema clínico, ele pode ser resolvido ou contornado com a ajuda da ciência e de médicos especializados.

2. Converse com seu companheiro

Não esconda o que sente. Você tem o direito de se sentir triste, mas lembre-se de que, para superar o problema, precisa encontrar uma maneira de enfrentá-lo. Exponha isso a seu companheiro e tente estreitar a relação de vocês. Ao ter uma conversa aberta, ambos conseguem entender melhor como lidar com essa situação e se apoiar em busca de um tratamento.

3. Pesquise sobre o problema e converse com um especialista

É verdade que estar munida de informações a ajudará a entender melhor o que você está passando, mas, para isso, é preciso que você converse com quem entende do assunto e saberá como auxiliá-la.

Aliás, procurar um médico é o caminho mais adequado para descobrir tudo sobre a sua infertilidade. Por isso, encontre um especialista no assunto e tire todas as suas dúvidas, incluindo aquelas sobre os tratamentos disponíveis e quanto eles podem custar.

4. Encontre pessoas que possam te ajudar

Apoio é essencial! Muitas pessoas procuram grupos de apoio nos quais encontram histórias similares. Normalmente, esses grupos contam com profissionais da área e psicólogos que ajudam a vencer o medo de não conseguir engravidar. Além disso, é comum também conhecer mulheres que superaram esses obstáculos e, hoje, criam seus filhos como sempre imaginaram.

5. Pense em congelar seus óvulos

Nós sabemos que muitas mulheres buscam o sucesso profissional e uma carreira mais sólida para criar seus filhos, e muitas delas têm medo de não conseguir engravidar conforme o tempo passa. Uma maneira de se prevenir é congelando os óvulos, para que a gestação aconteça no momento perfeito para você!

Para saber ainda mais sobre o assunto, leia também quais sintomas podem estar associados à infertilidade feminina. Assim, você procura um médico com mais agilidade e começa seu tratamento com mais rapidez.

Importante Este texto tem apenas caráter informativo e não substitui a avaliação médica individualizada. Atualizamos nosso conteúdo com frequência, mas o conhecimento médico e a ciência evoluem rapidamente, por isso alguns conteúdos podem não refletir as informações mais recentes. Dessa forma, a consulta médica é o melhor momento para se informar e tirar dúvidas. Além disso, podem existir diferenças plausíveis baseadas em evidências científicas nas opiniões e condutas de diferentes profissionais de saúde.

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.